Afinal, como é trabalhar com audiovisual?

Trabalhar com audiovisual é o sonho de muita gente. A boa notícia é que o mercado está em alta no Brasil e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Trata-se de uma carreira com inúmeras possibilidades de atuação, porém, estar preparado é fundamental para quem pretende atuar com som, imagem, roteiro ou edição, por exemplo.

Quer saber como funciona esse mercado e como se profissionalizar para trabalhar com audiovisual? Então siga a leitura do post que preparamos sobre o assunto e esclareça todas as suas dúvidas a respeito dessa carreira. Vamos lá?

Como é o mercado de audiovisual no Brasil?

O audiovisual, de forma técnica, é uma maneira de comunicação produzida por meio de componentes visuais, que podem ser desenhos, imagens, gráficos etc. Esses elementos geralmente vêm acompanhados por itens sonoros, como música, voz, ruído, efeitos, entre outros. Essa combinação garante um produto final de qualidade que cumpre com os objetivos propostos por quem idealizou o material.

Mas para que som, imagem e objetivos encontrem a perfeita harmonia, há uma série de etapas que precisam ser cumpridas, como:

  • captação de recursos;
  • produção;
  • cenografia;
  • animação;
  • redação de roteiros;
  • direção de vídeo e de equipes de produção;
  • edição;
  • figurino;
  • iluminação;
  • fotografia
  • finalização;
  • sonorização, entre outros, não necessariamente nessa ordem.

A produção audiovisual brasileira ganhou força nos últimos anos. O mercado de mídia e entretenimento deve crescer, segundo levantamento da consultoria PricewaterhouseCoopers, a uma taxa média anual de 4,6%, atingindo o faturamento de US$ 43,7 bilhões em 2021. A pesquisa destaca que o audiovisual é o principal vetor de crescimento.

Muito dessa escalada se deve às produções televisivas. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Emprego no setor audiovisual”, realizada pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema), a TV é responsável por 54% das contratações do setor. São mais de 26 mil postos de trabalho no país, sendo que 61% deles estão na região Sudeste.

Outra área de atuação que tem crescido muito é a produção de vídeos para a internet, estimulada, principalmente, pelos canais no YouTube e pelos cursos online.

Até mesmo os e-commerces têm buscado nos vídeos uma maneira de gerar conteúdo relevante para seu público e, assim, conquistar mais clientes. E isso não é para menos. Uma pesquisa realizada pela americana Cisco revelou que, até 2020, 82% do tráfego da internet será gerado por vídeo.

Em que área é possível trabalhar com audiovisual?

Como vimos, um produto audiovisual passa por diferentes etapas. Sendo assim, são diversas as áreas de atuação nesse setor. De uma maneira geral, elas podem ser divididas entre artística, executiva e técnica. Claro que na maioria das vezes elas se misturam, afinal, não tem como ser artista sem ter técnica. Confira.

Artística

Os profissionais dessa área atuam na parte criativa.

Animação

Trata-se de uma área tão importante que tem uma categoria só para ela no Oscar. As técnicas de animação vão desde a massinha de modelar até efeitos conseguidos a partir de tecnologias de ponta.

Direção

O diretor é o responsável pela execução do filme. É ele quem tem na cabeça a ideia do filme e trabalha para que o resultado final cumpra essa expectativa. Por isso, o diretor aprova o roteiro, acompanha o trabalho de fotografia, define elenco e figurino e supervisiona a edição.

Direção de arte

O diretor de arte é responsável pelo visual do filme. Ele está ao lado do diretor na escolha de cenários, figurinos e cores. E isso é de extrema importância para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e para que todos entrem no clima do filme.

Direção de fotografia

O profissional dessa área cuida do enquadramento e movimentos de câmera. E, como não há imagem sem luz, o diretor de fotografia também planeja a iluminação necessária para cada cena, pensando na qualidade técnica e no clima da ação que está sendo gravada.

Roteiro

O roteirista escreve ou adapta histórias. Dessa forma, ele vai criando cenas, personagens, diálogos e todo o desenrolar da trama.

Técnica

Os profissionais da técnica são responsáveis por colocar em prática tudo o que a área artística planejou.

Captação de som

Quem trabalha nessa área escolhe os equipamentos mais adequados para cada cena, prepara a acústica do estúdio de gravação ou da externa e ainda capta o som durante as filmagens.

Produção e edição de som

Depois da captação do som, chega a fase de edição, quando o profissional que atua nessa área conserta qualquer interferência sonora sofrida durante as gravações, por exemplo. O produtor de som também cria e edita trilhas e efeitos sonoros em produções audiovisuais.

Montagem

Esse profissional junta todas as cenas gravadas, dando ritmo ao filme. Apesar de a ordem das cenas ser estabelecida pelo roteirista e pelo diretor, é o montador que vai garantir que essa sequência realmente aconteça, e de forma lógica.

Executiva

Essa área oferece suporte às demais. O trabalho começa muito antes do início das gravações e se estende até a prestação de contas.

Produção executiva

O produtor executivo participa da captação de recursos para o filme. Por isso, ele acompanha a publicação de editais de órgãos públicos e entra em contato com empresas potencialmente patrocinadoras.

Esse profissional ainda contrata as equipes, compra ou loca equipamentos ou itens para as cenas, presta contas, enfim, cuida de toda a burocracia.

Como se preparar para trabalhar com audiovisual?

Como vimos, são muitas as áreas de atuação. Apesar disso, a concorrência é grande. Mas você não precisa desistir do seu sonho por esse motivo! O importante é sempre fazer o que se gosta e, para se destacar no mercado e conseguir uma boa colocação, preparar-se ainda é a melhor alternativa.

Sendo assim, comece investindo nos estudos. Existem diversos cursos, tanto livres quanto profissionalizantes. O ideal é escolher um dentro da área em que pretende atuar e que alie teoria e prática. Só assim você conseguirá a formação necessária.

Enfim, seja no cinema, TV aberta ou internet, trabalhar com audiovisual é uma excelente opção. Escolha a área que mais tenha a ver com você e se especialize nela. Assim, você estará preparado para ingressar nesse mercado tão promissor!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas