Programa de Bolsas de Estudo

Programa de Bolsas de Estudo

Durante todo ano a AIC oferece diversas modalidades e oportunidades de bolsas de estudo. Integrais ou parciais, as bolsas cobrem uma variedade de cursos e normalmente são aplicadas nos períodos que antecedem as matrículas.

Os tipos de bolsa, datas e regulamentos para se candidatar são postados com antecedência em nosso site, em nossas redes sociais e em nossos informativos.

Para ficar por dentro das oportunidades de bolsas oferecidas pela AIC, cadastre-se para receber nossas comunicações e nos siga através das nossas redes sociais!

*Por conta da pandemia (covid-19), o processo seletivo de bolsas presenciais será adiado e provavelmente não acontecerá em 2020/2021. Visando seguir os protocolos de segurança estabelecidos, o número de alunos em sala encontra-se reduzido, dessa forma, o processo seletivo atual é apenas para os cursos online, através do programa Cinema 360.

Bolsas para Cursos Técnicos

Através de um processo seletivo, o programa de bolsas de estudo da Academia Internacional de Cinema (AIC) concede um número limitado de vagas para os seus cursos técnicos. Algumas bolsas são integrais outras parciais e variam entre 50% e 35% de desconto nas mensalidades para os cursos Técnico em Atuação para Cinema e TV Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks.

O processo seletivo inclui a análise dos seguintes pontos: histórico formativo e profissional do candidato, expectativa com a formação na área pretendida, além da renda individual e familiar (que deverá justificar a necessidade de uma bolsa).

O candidato interessado em participar do programa de bolsas da AIC deverá ficar atento às datas do regulamento, ao prazo para entrega dos documentos entre outras informações de cada processo seletivo.

Ao se candidatar você precisa escrever e nos contar quais são os principais motivos para concorrer a bolsa e o que lhe motiva a fazer cinema. Nos conte sobre suas experiências, maiores sonhos e o que é cinema para você.

Bolsas de apoio ao mercado audiovisual

A AIC oferece todos os anos um grande número de bolsas de estudo – tanto para seus cursos presenciais, como seus cursos online – na forma de parcerias institucionais, estabelecendo um diálogo com o mercado e contribuindo para formação de novos profissionais.

Entre essas iniciativas estão o apoio a festivais e feiras de cinema em diversas partes do país, com bolsa-prêmio aos vencedores, bem como aulas e palestras especiais. Entre os muitos festivais parceiros, estão: Festival de Brasília, Mostra Internacional de Cinema, Rio 2C, Festival do Minuto, Mostra Tiradentes, Festival de Goiânia, Festival Guarnicê, Los Angeles Brazilian Film Festival, Cinefantasy, FRAPA, Digo Festival, Curta UERJ, Lab Curta, Cindie Festival, Curta Mazzaropi, Goiânia Mostra Curtas, Tudo Sobre Mulheres, Rota, Festival Câmera na Mão etc.

Também há descontos especiais para membros de entidades de classe e empresas do audiovisual, como Bravi – Brasil Audiovisual Independente, ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, Rede Bandeirantes , Rede Globo, CNN Brasil, Catraca Livre, STIC – Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, UOL  etc.

Bolsas em parceria social 

A AIC elabora programas educacionais em colaboração com organizações não-governamentais e participa de editais nas esferas municipais, estaduais e federal com o intuito de gerar cada vez um maior número de oportunidades de bolsas de estudo para minorias e para alunos de baixa renda. Essas bolsas cobrem tanto cursos presenciais técnicos e livres, como cursos online.

Um exemplo desse tipo de iniciativa é a campanha nacional Cinema 360, resultado do Projeto AIC ONLINE – Formação Audiovisual para Todo o Brasil, selecionado no edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018 e apoiado pela ANCINE – Agência Nacional do Cinema, FSA – Fundo Setorial Audiovisual, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Ministério do Turismo e CTAV/SAV– Centro Técnico Audiovisual. Através desse projeto, ao longo de 360 dias (2019/20), distribuiremos 360 bolsas de estudo integrais em 7 cursos online da AIC, para residentes de 24 estados Brasileiros, mais Distrito Federal.

No âmbito social, a AIC também oferece bolsas de estudo integrais a alunos selecionados através de órgãos como o Instituto Criar, Observatório de Favelas, Viração, Educafro, Gerando Falcões, Kabum! Lab etc.


Convocatórias especiais e sorteios  

Há ainda possibilidade de participar de convocatórias especiais que a AIC lança algumas vezes durante o ano. São concursos culturais através das nossas redes sociais, sorteios e campanhas especiais. Alguns exemplos recentes incluem: campanha mulheres na direção (sorteio de bolsas integrais exclusivas para mulheres), Convocatória APAN (bolsa integral conferida a uma mulher negra), Sorteio de bolsa integral para curso de Roteiro Infantojuvenil, entre muitas outras oportunidades.

 

Para acompanhar as convocatórias e sorteios, siga nossas redes sociais! InstagramFacebookTwitter, LinkedIn, YouTube.