A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema reconhecida pela excelência demonstrada em mais de 3800 filmes produzidos por seus alunos e alunas ao longo de quase duas décadas de atividades.
A escola, com unidade em São Paulo, oferece cursos online e presenciais livres: no período das férias e durante o semestre, além de cursos técnicos e de formação profissional.
Os programas dos cursos, exclusivos e inovadores, combinam teoria aplicada e prática intensiva, instigando os estudantes a se reunirem em torno de projetos que reproduzem situações reais vividas em sets de diferentes tipos de produções, adquirindo as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do audiovisual.
O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas reconhecidos no mercado nacional e internacional. São mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, com destaque para os tradicionais cursos de formação profissional: o Filmworks - técnico em Direção Cinematográfica e o Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV.
Para além de uma escola, a AIC é um espaço de arte e cultura que oferece formação de qualidade, além de uma variedade de atividades abertas e gratuitas como palestras, oficinas, mostras, exibições de filmes, eventos e conteúdos digitais que promovem o diálogo entre estudantes, comunidade, entusiastas do cinema e profissionais do mercado.
Nossa Filosofia
A melhor forma de aprender a fazer cinema é se aplicar ao contínuo processo de realização.
Nossa metodologia é estruturada em princípios práticos e em teoria aplicada, criando o ambiente ideal para que o aluno tenha todas as oportunidades possíveis para desenvolver suas habilidades, fazendo filmes de verdade. Uma troca contínua de idéias e de experiência entre alunos e a comunidade profissional de cinema, proporcionando assim as condições ideais para a formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado audiovisual, com técnica e arte, com domínio da expressão criativa.
A AIC
ORIGINALIDADE
Nossos cursos foram criados com exclusividade pela AIC, seguindo a filosofia prática da escola.
PIONEIRISMO
A AIC foi a primeira escola a introduzir cursos completos na área de cinema no Brasil com ênfase na prática e abordando diversas especializações.
MULTIDISCIPLINARIDADE
Nosso método apresenta um aprendizado de ponta a ponta, passando por todas as etapas de produção e é ensinado de forma colaborativa por diversos professores, cada um especializado numa área do cinema.
PRODUTO FINAL
Nossos cursos são direcionados para que os alunos realizem um projeto em sua área de atuação, seja um curta-metragem, documentário, roteiro, projeto de direção de arte etc.
PENSAMENTO CRÍTICO
Na AIC os alunos entendem que é importante se cultivar intelectualmente e culturalmente como contadores de histórias, como visionários, e que construir o pensamento crítico é tão importante quanto aprender as técnicas do cinema — pois cinema é arte.
2004
A AIC ABRE SUAS PORTAS
A Academia Internacional de Cinema abre suas portas em Curitiba, PR, (sob o nome Academia Internacional de Cinema de Curitiba), no dia 5 de agosto de 2004, com uma aula inaugural do diretor e fotógrafo Carlos Ebert, e o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski, professor da renomada escola de cinema de Lódz, integra o corpo docente. 65 alunos ávidos por aprender cinema na prática vêm de diversas partes do país para formar as primeiras turmas do curso Filmworks, com duração de 2 anos. Em sua primeira leva de filmes, os alunos produzem autorretratos e curtas-metragens que até hoje habitam a memória coletiva de todos que viveram aquele momento pioneiro da AIC.
2005
FESTIVAIS, PALESTRAS ESPECIAIS E NOVOS CURSOS
Mais alunos desembarcam na escola e novos filmes – em diversos gêneros – são realizados ao longo do ano. A AIC realiza uma mostra competitiva na Cinemateca de Curitiba que dará origem futuramente ao festival que hoje conhecemos como Filmworks Film Festival, premiando os melhores trabalhos produzidos pelos alunos. Entre os palestrantes, estão o scholar e documentarista americano Henry Breitose, o diretor sueco Mikael Wistrom e o diretor e editor brasileiro Felipe Lacerda. Alunos visitam o Festival de Gramado, onde realizam, com o videomaker alemão Tobias Kohl, uma intervenção visual usando adesivos e gravando a experiência. Outros cursos que trazem a assinatura da AIC também são inaugurados, como o Intensivo de Férias (o atual Cinema Férias) que hoje continua a atrair alunos de vários estados do país nas férias de verão e de inverno.
2006
AIC DESEMBARCA EM SÃO PAULO
Um ano de crescimento. A AIC transfere sua sede para o atual casarão histórico em que hoje se localiza em São Paulo, que conta também com um estúdio. Passa a ser denominada Academia Internacional de Cinema e realiza uma Open House que abre o ano letivo do curso Filmworks com palestras abertas ao público, que dará origem à Semana de Orientação. Realiza workshops especiais com a diretora americana Allison Anders, o ator e diretor americano Joshua Leonard e o diretor argentino Rodrigo Moreno. Abre-se também a primeira turma do curso de Documentário, um dos principais cursos da AIC. Com a formatura da primeira turma do Filmworks em Curitiba, encerra-se o ciclo na cidade, e os profissionais formados pelo curso começam a movimentar produções locais e em seus estados de origem.
2007
PRIMEIRA SEMANA DE ORIENTAÇÃO
O ano começa com uma Semana de Orientação histórica, que reuniu alguns dos melhores diretores e profissionais de cinema da America Latina, com filas de dar volta na quadra para a palestra a diretora argentina Lucrecia Martel, que acabou dando uma palestra extra no mesmo dia, e com palestras de grandes cineastas brasileiros: Philippe Barcinski, Karim Aïnouz, Lili Caffe, Paulo Morelli, Jefferson D, Lina Chamie, Rogério Guidette, Felipe Lacerda, Katia Coelho, Andrea Tonacci, Jorge Bodanzky. A AIC passa cada vez mais a fazer parte da comunidade de cinema nacional, através de seus professores – profissionais atuantes no mercado—, e de seus alunos, que começam a integrar esse mercado e a ver seus filmes selecionados em festivais – um importante componente na trajetória dos que passam pela AIC. Foto: Renata D'Elia
2008
FILMWORKS TORNA-SE CURSO TÉCNICO
O curso Filmworks, com dois anos de duração, passa a oferecer o Diploma de Técnico em Direção Cinematográfica, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É o primeiro curso nesses moldes no Brasil. Tata Amaral, Philippe Barcinszki, Ugo Giorgetti, Fernando Bonassi e George Stoney estão entre os palestrantes nacionais e internacionais que trazem sua experiência à AIC. A artista e videomaker alemã Caecilia Tripp produz com alunos a vídeo instalação em 3 telas “Motoboy/Cacau The Mad Boy”, que no mesmo ano entrou em exibição na Galeria Vermelho, em São Paulo. Artistas visuais realizam a intervenção freestyle que hoje ainda pode ser vista nos corredores, paredes e muros da escola.
2009
AIC JÁ OFERECE 28 CURSOS EM SEU CATÁLOGO
Com 28 cursos em sua programação, a AIC abrange a esta altura as diversas áreas especializadas do cinema: roteiro para cinema e para TV, direção, fotografia, arte, produção, atuação, documentário, com diversos cursos oferecidos também em módulos avançados. A escola continua a exibir anualmente os curtas dos alunos em mostras competitivas e não competitivas, sendo esta edição de 2009 realizada no MIS – Museu da Imagem e do Som. Entre os palestrantes convidados do ano, estão o diretor João Moreira Salles, o roteirista Bráulio Montovani, o ator Paulo Betti, o direitor Kiko Goifman, a crítica Ana Maria Bahiana, o professor e roteirista americano James Ragan, e o documentarista e jornalista americano Jon Alpert. Entre os filmes produzidos por alunos, destaque para Professor Godoy, que venceu 4 prêmios no festival MixBrasil e rodou festivais pelo mundo.
2010
PRIMEIRA EDIÇÃO DO FILMWORKS FILM FESTIVAL
A Semana de Orientação, eventos e aulas especiais trazem o grande teórico americano da escrita criativa Robert McKee, os diretores Luiz Villaça, João Jardim, José Eduardo Belmonte, Roberto Moreira, o argentino Adrián Biniez, os canadenses Lysanne Thibodeau e Luc Renaud, o mexicano Aarón Fernandes, a preparadora de elenco Fátima Toledo e os produtores Alberto Flaksman e Andrea Barata Ribeiro. O videomaker francês Vincent Moon ministra na AIC o workshop que resulta no vídeo “Temporary São Paulo”. Realiza-se a primeira edição do Filmworks Film Festival no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com 26 filmes de alunos concorrendo em 10 categorias, e um júri composto por profissionais do mercado: Paulo Morelli (O2), Carolina Dantas (Movi&Art), Beto Salatini (Lux Filmes), Fernando Fraiha (Cinepro), Ricardo Herling (Luts Color), Regiane Cruz (Mega) e Léo Mendes (Pandora).
2011
CADA VEZ MAIS PRESENTE NO MERCADO AUDIOVISUAL
A AIC estreita o diálogo com produtoras de cinema, criando eventuais oportunidades de trainee para alunos do Filmworks – O2 Filmes e Conspiração Filmes selecionam alunos a partir dessa iniciativa. Parcerias dessa natureza continuam a fazer parte da AIC hoje. Entre os palestrantes convidados do ano estão os diretores Juan Carlos Valdivia (Bolívia), Matt McCormick (EUA), Liviu Carmely (Romênia/Israel), Evgeny Afineevsky (Rússia), e os brasileiros Claudio Assis, Paulo Morelli, Diler Trindade e Vicente Amorim. Entre as mostras da AIC, há uma dedicada aos filmes de alunos do curso de Documentário, realizada no MIS (as mostras dos cursos livres e de documentário passam a integrar a programação do Filmworks Film Festival em 2017.) Nos cinemas, “O Filme dos Espíritos”, sucesso de bilheteria do ano, é produzido pela Mundo Maior, produtora criada por um ex-aluno da AIC.
2012
PRIMEIRA SEMANA DE CINEMA E MERCADO
A AIC realiza sua primeira Semana de Cinema e Mercado, uma série de palestras dedicadas ao business do cinema: produção, distribuição, festivais e tecnologia. A edição conta com palestras de Mini Kerti, André Sturm, Lucio Kodato, Daniela Pfeiffer e Laura Fazolli. A Semana de Orientação traz diretores do Cone Sul: o chileno Sebastián Silva, o argentino Gustavo Taretto e o uruguaio Michael Wahrmann, ao lado dos atores brasileiros José Wilker e Leonardo Medeiros. Entre os sucessos de alunos, “Inspiração”, curta-metragem produzido pela Locomotiva Filmes, produtora criada por ex-alunos da AIC, vence o Make it Short, concurso lançado pelo ator Antonio Banderas no México. “Irene”, curta de graduação de alunos da AIC, ganha mais de 10 prêmios nacionais e internacionais, incluindo Melhor Filme no Barcelona G&L Film Festival e Melhor Diretor Estreante no Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos. Os acontecimentos do ano passam a ser registrados numa retrospectiva.
2013
CRIAÇÃO DE CURSOS ANUAIS
A AIC expande seus cursos de formação profissional com duração de um ano, inaugurando o curso Formação Livre em Roteiro e Formação Livre em Direção de Arte. A Semana de Orientação traz a diretora argentina Lucía Puenzo, o pesquisador e consultor argentino Roque González, e os brasileiros Thaís Fujinaga e Fernando Severo. A Semana de Cinema e Mercado conta com a presença de Fábio Seixas, Francisco César Filho, Silvia Cruz e João Worcman, falando de captação, distribuição, TV e novas mídias. Filmes de alunos seguem circulando em festivais nacionais e internacionais, e conquistando prêmios importantes, como o prêmio de melhor ficção para “Antes de Palavras” no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Por “Arthur e o Infinito”, exibido em mais de 27 cidades pelo país, a diretora – aluna da AIC – recebe a Medalha de Mérito Autista, concedida pela Fundação Mundo Azul.
2014
10 ANOS DE AIC
Uma década de história! A esta altura a AIC já produziu com seus alunos mais de 2000 curtas-metragens, muitos dos quais seguiram para festivais nacionais e internacionais e ajudaram a dar o pontapé inicial na carreira dos que por aqui passaram – e que hoje ocupam em grandes números posições no mercado audiovisual. A Semana de Orientação recebe os cineastas Mariana Rondón (Venezuela), Pablo Giorgelli (Argentina) e Jordana Berg (Brasil) para uma série de conversas sobre cinema latino-americano, enquanto a Semana de Cinema e Mercado traz Débora Ivanov, Paulo Bocatto, Fernanda Carvalho e Renato Nery, discutindo temas como legislação, distribuição e cinema de animação. Entre os muitos bons filmes, o curta documental “Kite Fight”, dirigido e co-produzido por um ex-aluno da AIC estréia nas páginas do The New York Times. Confira a retrospectiva.
2015
AIC INAUGURA UNIDADE NO RIO DE JANEIRO
A AIC inaugura sua unidade do Rio de Janeiro, num casarão histórico em Botafogo restaurado para abrigar a escola. A Semana de Orientação realiza-se no Rio e em São Paulo, com a diretora de arte alemã Brigitte Broch, a atriz argentina Inês Efron, a diretora Lucia Murat, o crítico André Miranda e a criadora de animação Rosana Urbes. Na Semana de Cinema Mercado, Renata Almeida, Marco Aurélio Marcondes, Rodrigo Maia, Zico Góes (SP)-Carla Domingues (RJ) abordam temas como festivais, distribuição, crowdfunding e mercado de TV. O fotógrafo Lula Carvalho também conversa com alunos sobre seu trabalho em Hollywood. A AIC São Paulo é convidada por Giorgio Armani e pela televisão italiana RAI para a segunda edição do projeto Films of City Frames, ao lado de outras três escolas internacionais (de Turim, Sidney e Seul) – o aluno vencedor de cada escola teve seu roteiro produzido e levou pessoalmente seu filme ao BFI London Film Festival, numa exibição apresentada por Helen Mirren. Confira a Retrospetiva.
2016
DEBATES SOBRE CINEMA EM DOSE DUPLA NO RIO E EM SP
A Semana de Orientação traz os diretores Fernando Coimbra, Gabriel Mascaro, Evaldo Mocarzel (SP), Anita Rocha da Silveira, José Henrique Fonceca e o roteirista George Moura (RJ). A AIC-RJ inaugura o curso de Roteiro de Humor, com aula aberta via Facebook Live com os roteiristas do Casseta e Planeta (Helio de La Peña) e do Zorra (Gabriela Amaral, Haroldo Mourão e Ricardo Sarkis Alves). Lauro Escorel vem ao curso de Direção de Fotografia (SP). O produtor Rodrigo Teixeira conversa com alunos nas duas unidades – acompanhado no Rio pelo roteirista e produtor americano James Schamus. A Semana de Cinema e Mercado recebe o produtor Fabiano Gullane, o crítico Rubens Ewald Filho e os profissionais da Cinecolor Ariel Henrique e Samanta do Amaral. O animador brasileiro de Tim Burton, Matias Liebrecht, dá um workshop (SP e RJ). Maria Bopp, ex-aluna do curso de Interpretação para Cinema protagoniza a série Bruna Surfistinha. São muitos e muitos os festivais com presença de alunos da AIC. Confira a Retrospectiva.
2017
NOVO CURSO TÉCNICO EM ATUAÇÃO
A Semana de Orientação traz Marina Person, Beto Brant, Marçal Aquino, José Luiz Villamarim, Emília da Silveira e Wagner Moura. O diretor escocês Kevin Macdonald ministra aula aberta e gratuita e em junho a Semana de Cinema e Mercado traz Laís Bodanzky, Caio Gullane, Ilda Santiago, Fellipe Barbosa e Clara Linhart, além de um Painel de Mulheres cineastas discutindo a presença feminina no Cinema Brasileiro. A parceria entre AIC e a Escola de Artes da Universidade de Columbia traz para o Brasil o ex-diretor de programação da Film Society do Lincoln Center e do Festival de Cinema de Nova York, Richard Peña. “City of The Sun”, editado pelo ex-aluno Ramiro Suárez é selecionado para o 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim e a ex-aluna Jéssica Queiroz recebe dois prêmios no Festival de Brasília com “Peripatético”. Acontece o primeiro workshop “Como Ser um Youtuber” em parceira com o canal Pipocando e alguns novos cursos são lançados como o Formação livre em edição, Técnico em Atuação para Cinema e TV e o Curso de Roteiro Online, que inaugura a nossa Escola de Cinema Online.
2018
EXPANSÃO DA AIC ONLINE
A escola fecha o ano com nove cursos online - com aulas em vídeo ao vivo e gravadas - e outros tantos no forno para lançamento em 2019. Na Semana de Orientação, direção, séries de TV, atuação e mulheres no cinema são discutidos num programa que inclui Tata Amaral e Vanessa Pietro (SP) e Mini Kerti, Isadora Ferrite e Pedro Freire (RJ), e Daniel Rezende nas duas unidades. Com o tema “TV e Canais On Demand: criação e produção de séries e filmes”, a Semana de Cinema e Mercado traz em São Paulo: Carolina Alckmin e Erez Milgrom (O2), Tiago Mello e Eduardo Piagge (Netflix) e Krishna Mahon (Imprensa Mahon); no Rio: Sergio Goldenberg (Globo), Breno Silveira (Conspiração) e João Daniel Tikhomiroff (Mixer). Em parceria com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro – APAN em São Paulo e o Educafro no Rio de Janeiro, lança uma convocatória para selecionar alunas negras para o Curso Livre de Formação em Roteiro da escola, além de apoiar o Instituto Criar e a Associação Vida.Com. Cria-se também um elo entre os alunos dos cursos técnicos de direção e de atuação, que passam a trabalhar juntos em laboratórios dedicados à prática de exercícios de cena. A esta altura, a AIC já produziu com seus alunos, mais de 2900 filmes.
2019
NOVA LOGOMARCA
Ano de parcerias com grandes festivais e instituições. A AIC esteve presente no Rio2C, maior evento de audiovisual da América Latina e na Mostra de Cinema de Tiradentes, entre tantos outros festivais. Redesenhou sua logo e identidade visual, atualizando e modernizando a marca. A nova linguagem levou em consideração a necessidade de nos expressarmos melhor digitalmente, tornando nosso conteúdo disponível para ser consumido em novas mídias e, por conseguinte, por mais pessoas. Foi o que aconteceu quando decidimos repaginar também o nosso canal no YouTube. Lá, passamos a postar vídeos que aproximam os espectadores do universo do cinema, assim como da rotina de estudos e práticas da AIC. Estabelecemos o objetivo de detalhar melhor os cursos que oferecemos, além de disponibilizar conteúdo crítico sobre cinema.
2020
SÉRIE ENCONTROS E PROJETO CINEMA 360
Em meio a pandemia do novo coronavírus e tantas perdas para a humanidade, a Academia Internacional de Cinema, assim como tantas outras escolas, precisaram se readaptar e buscar novas formas de ensinar e assim ampliou o catálogo de CURSOS ONLINE. Em março eram 8 cursos. Em dezembro 45. Também teve a Série Encontros, que trouxe workshops com grandes realizadores, entre eles Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Lucrecia Martel e Marco Dutra. O projeto Cinema 360, ou AIC Online – Formação Audiovisual para todo o Brasil foi lançado e mais de 360 bolsas distribuídas em 7 cursos online, para residentes de 24 estados Brasileiros, mais Distrito Federal.
2021
- O filme “Cantareira”, realizado por alunos da AIC, é premiado na última edição de Cannes e também vence o grande prêmio da Competição Nacional do Festival Curta Cinema 2021.
- Finalizamos a última etapa do programa CINEMA 360, que ao longo de 360 dias distribuiu 360 bolsas de estudo integrais. Confira aqui o vídeo com depoimentos de alunos que participaram do projeto, mostrando um pouquinho desse processo.
- Outro projeto importante, em parceria com a Millerbaum produtora de conteúdo audiovisual, foi o Formação Serrana, oferecendo 70 bolsas de estudo integrais para cursos online da AIC.
2022
- Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor criativo em 2022, a AIC, com a dedicação das professoras, professores, alunas, alunos e equipe, realizou vários eventos presenciais e online. E, depois de dois anos, o Filmworks Film Festival voltou com força total para comemorar os 18 anos da escola.
- Entre os destaques dos alunos O curta Rabiola, dirigido e produzido pelo ex-aluno Thiago Briglia, eleito o Melhor Filme pelo público do Festival Olhar do Norte. O curta também foi premiado como Melhor Roteiro e Melhor Atuação. O ex-aluno do curco Técnico em Atuação, Guilherme Dourado estreia em Irmandade, da Netflix. A 10ª edição da Mostra Tiradentes – SP exibiu o curta A Morte de Lázaro, do diretor Bertô, ex-aluno da AIC.
- O filme “Cantareira”, do ex-aluno Rodrigo Ribeyro, premiado na última edição de Cannes, ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival Goiânia Mostra Curtas, que conta com o apoio da AIC. O curta também ganhou o Prêmio Canal Brasil. No ano passado, o filme foi premiado no Festival Curta Cinema.
- Entre as parcerias a (AIC) renovou a parceria com o Instituto Criar, que acontece desde 2012, disponibilizando oito bolsas integrais para jovens talentos.
- A segunda edição do Viana CineFest contou com o apoio da escola. O evento aconteceu na vila-sede do município de Luanda, em Angola, em julho.
- Em outubro, a AIC participou da Feira das Ideias, no Museu da Imagem e do Som, que é parceiro da escola. Além de exibição de filmes realizados pelos alunos da AIC, e uma mostra em homenagem ao cineasta Sergio Peo, foram organizados debates com os professores Camila Cattai, Diogo Noventa, Vanessa Prieto, Antonio Vanfill, Dicezar Leandro, Eduardo Chatagnier e João Campos.
Equipe AIC
STEVEN RICHTER
Presidente
Julio Wainer
Conselheiro
Adriano Diniz
Diretor administrativo e financeiro
Flávia Rocha
Diretora de comunicação
DIREÇÃO PEDAGÓGICA | Mônica B. Felix
ACADÊMICO | Vanessa Prieto | Teresinha Cipolotti | Giuliano Gerbasi
COORDENADORA CURSOS ONLINE E PROJETOS | Gisele Costa
SECRETARIA ESCOLAR | Daniela Nestal
FINANCEIRO | Douglas Teodoro | Graciele Veronesi | Fabrício Lacerda
ADMINISTRATIVO | Douglas Teodoro
COMUNICAÇÃO | Mônica Wojciechowski | Caroline Cherrulli
ATENDIMENTO | Arthur Nascimento | Fábio Correia | Márcia Papoti | Ronélia Damasceno
AICINEMATIC | Michelle Coelho
EQUIPAMENTOS | Almir Junior | Danilo Rodrigo
EDIÇÃO | André Rocha | Mariana Franca
Representantes do audiovisual debatem coproduções internacionais
Representantes do audiovisual debatem coproduções internacionais Leia mais »
Filme do Professor da AIC estreia nacionalmente no Festival do Rio
Filme do Professor da AIC estreia nacionalmente no Festival do Rio Leia mais »