Entenda mais sobre o ensino híbrido e as suas aplicações no cinema

As grandes eras da educação sempre buscaram adaptar o aprendizado às demandas da sociedade em cada período. Nos tempos em que era necessário formar mais pessoas, a educação se tornou pública, por exemplo. Contudo, já faz um tempo que o ensino tradicional enfrenta alguns desafios, como: integrar ferramentas tecnológicas à educação formal, atualizar com rapidez os programas de ensino para que reflitam a dinâmica dos ambientes de trabalho, oferecer metodologias condizentes com o atribulado estilo de vida de hoje.

Nesse cenário, o ensino híbrido ou “blended education” é a próxima evolução.

Afinal, aprender no mundo de hoje passa por compreender os aspectos digitais e utilizar a tecnologia em harmonia com os padrões tradicionais, a fim de otimizar os resultados.

No estudo de cinema não é diferente: para superar os principais desafios de cronograma de aulas e aplicação de assuntos de forma a aprimorar o seu aprendizado, é fundamental buscar estratégias modernas.

Preparamos esse artigo para que você entenda melhor como essa metodologia funciona.

Na Academia Internacional de Cinema, como acompanhamos de perto tudo que tem a ver com tecnologia e inovação no ensino (fomos pioneiros no lançamento de cursos EAD na área do audiovisual em 2017), estamos animados com as possibilidades que a modalidade de ensino híbrido oferece, e lançamos a partir dessa semana nossos primeiros cursos híbridos!

O que é ensino híbrido?

O termo “híbrido” já transmite bem a ideia de que esse modelo consiste em misturar abordagens diferentes. A definição é que o ensino híbrido é aquele que busca condensar estratégias da educação à distância com a presencial, a fim de gerar um ensino mais completo e robusto, que atenda às necessidades dos alunos.

Com isso, os professores mudam totalmente o mindset para gerar uma metodologia flexível e ágil. Existe um foco maior em educação ativa, com participação engajada dos estudantes, e uma remodelagem do papel do professor, que se torna também um mentor.

Envolve também apresentação de conteúdos em fases, com o uso de diversas técnicas de modo a otimizar esse processo.

Funcionamento

A ideia de gerar um híbrido do mundo online e offline é justamente extrair o melhor dos dois mundos. Na parte online, o objetivo é aproveitar bem a disseminação e o poder das novas tecnologias — com materiais disponíveis na internet, pesquisas e projetos envolvendo as inovações digitais, entre outras questões.

Já a parte offline busca aspectos que demandam uma experiência imersiva e prática, como trabalhos em equipe que exijam interação entre as pessoas, bem como acesso a espaço e materiais físicos e equipamentos específicos.

Nesse tipo de ensino, o aluno tem maior autonomia e participa de projetos práticos, que vão ajudar a retirar conteúdos do papel e torná-los parte de uma experiência pessoal em loco. A construção do conhecimento depende muito das ações de cada estudante e da dedicação deles em buscar aprendizado e em explorar o autodidatismo também.

Aplicações

Dentre as estratégias comuns nessa metodologia, está a sala de aula invertida. Ela consiste em trazer o aluno para a ação na produção do conhecimento, ou seja, ao invés de receber passivamente o conteúdo, ele o constrói junto com o professor.

É quando, por exemplo, o professor lança mão de um dispositivo, um exercício ou uma pergunta e o conhecimento é produzido pela ação dos alunos no seu envolvimento com este dispositivo. Portanto, trata-se de uma relação menos hierárquica em que o professor expõe menos e são os alunos orientados por ele que chegam às conclusões e ao conhecimento.

No contexto do estudo de cinema

Para o estudo de cinema a abordagem híbrida é interessante pois o aluno mantém a perspectiva da realização coletiva, se deslocando apenas quando necessário.

No caso da AIC, no ensino híbrido assim como nas outras modalidades, os cursos abrem espaço para que cada estudante forme o seu próprio estilo e desenvolva sua capacidade de se expressar artisticamente, de maneira independente. Mesmo que conte com o apoio de um mentor, ele será capaz de buscar os próprios caminhos.

Quais as vantagens?

Veremos agora algumas vantagens dessa forma de ensino na aplicação do estudo de cinema.

Ajuste do aprendizado à rotina do aluno

Boa parte dos estudantes já têm uma vida ocupada e outras obrigações, por isso, é importante que os cursos consigam oferecer opções de aulas que se encaixem em suas brechas de horários. Com a metodologia híbrida, é possível tornar o estudo mais adaptável à rotina particular de cada um, uma vez que há um trabalho complementar entre o online e o offline.

Cada aluno tem tempo e flexibilidade para estudar e lidar com a parte online quando quiser. Ao passo que os encontros presenciais são fáceis de encaixar e organizar na rotina. Desse modo, os cursos se tornam mais agradáveis e os alunos conseguem se dedicar, mesmo se preocupando com outras questões profissionais.

Assim, os estudantes que já gostam de estudar via internet e entendem bem a importância da autonomia, ficam satisfeitos. Do mesmo modo, os que não abrem mão do ensino presencial e do compartilhamento de ideias, também conseguem se adaptar ao processo.

Acesso a conteúdos em diversas mídias

Outra questão é a disponibilidade de conteúdos de qualidade — dispostos em vídeos, texto, áudios (podcasts) e imagens — para que os estudantes consigam estudar a qualquer momento, em uma hora definida ou até depois, quando for conveniente.

No caso da AIC, os encontros online acontecem ao vivo, por meio de uma ferramenta de sala virtual que é simula o que já de mais parecido com uma sala presencial. Ou seja, a sala de aula na sala da sua casa.

Essa quantidade de informação em diversos formatos é muito eficiente. Afinal, estamos falando de uma área audiovisual, que requer exemplos e conceitos explicados de uma maneira dinâmica e prática.

Crescimento na Europa e nos Estados Unidos

Essa modalidade de aprendizado está crescendo e ganhando diversos adeptos na Europa e nos Estados Unidos. Por isso, cada aluno vai ter a certeza de estar trabalhando com um método seguro e eficiente que está rendendo resultados efetivos em várias partes do mundo.

Mobilidade

Para estudar nas aulas online, que são ao vivo e transmitidas via streaming, não é necessário estar em algum lugar específico. Ou seja, as pessoas conseguem participar mesmo se estiverem fora de casa ou em qualquer outro lugar do mundo. Dessa forma, fica ainda mais fácil adaptar os estudos à rotina.

O aluno pode estar viajando, por exemplo, mas conseguirá honrar os compromissos e assistir às aulas normalmente. O único requisito é conexão à internet, o que existe em praticamente todos os lugares atualmente.

Os deslocamentos para a escola são em número reduzido e planejados com antecedência, adequando-se à agenda do aluno.

Autonomia e interatividade

Como já falamos, o ensino híbrido consegue garantir uma mistura de habilidades para os alunos também. Ao trabalhar a autonomia e a interatividade em conjunto, é possível estimular o desenvolvimento de empatia, trabalho em equipe, networking, colaboração e, ao mesmo tempo, capacidade de gerenciamento do próprio aprendizado e originalidade artística.

Tudo isso de forma flexível com o objetivo de otimizar o aprendizado e a assimilação do conhecimento, mesmo em condições adversas e inesperadas. O foco é sempre a evolução dos estudantes e a preparação deles para o mercado de trabalho.

Como já vimos, as estratégias de aprendizagem híbridas são poderosas por combinar aspectos de diferentes metodologias de ensino e proporcionar flexibilidade aos alunos. Dessa forma, é a melhor maneira de estudar e adaptar cursos a uma rotina profissional existente, para que as pessoas consigam evoluir profissionalmente enquanto lidam com as demandas atuais da vida.

É interessante notar que isso pode ser aplicado com sucesso no ensino audiovisual, de modo a criar profissionais formados e preparados para trabalhar com essa arte.

Gostou de aprender mais sobre o ensino híbrido?  Conheça aqui os cursos híbridos oferecidos pela AIC e aprenda mais sobre assunto e outros temas relacionados ao estudo de cinema nos acompanhando nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas