Zeca Ferreira

Formado em história pela Unicamp, com mestrado em cinema pela USP, trabalhou nas áreas de direção e produção de cinema e televisão pelos últimos 15 anos. Foi assistente de importantes realizadores brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos (Raízes do Brasil I e II, Brasília 18% e Português, a língua do Brasil), Hugo Carvana (Casa da Mãe Joana) e Miguel Faria ("Chico, artista brasileiro"). Como diretor, lançou em 2009 o documentário de média- metragem "Terreiro Grande", exibido em festivais em países como Chile, Cuba, além do Brasil. No final do mesmo ano lançou o curta-metragem "Áurea", exibido em mais de 60 festivais em países como: Canadá, Portugal, Inglaterra, Espanha, Chile, além do Brasil. Com esse filme conquistou 25 prêmios em festivais como: Cine PE (melhor curta digital, melhor edição, prêmio da crítica e prêmio especial do júri), Vitória Cine e Vídeo (melhor curta-metragem digital), entre outros. Em 2012, lançou seu segundo curta- metragem, já exibido em ceca de 10 festivais, como o ZINEBI (Bilbao - Espanha), Festival de Cinema Digital de Jericoacoara(CE), CineOP (MG), CineBH, Curta Cinema (RJ), entre outros. Em 2013 lança o documentário “Ensaio sobre o silêncio”, uma coprodução da Afinal Filmes, Cafu Filmes e Canal Brasil. Em 2016 lança os curta-metragens “Entre o traço e a luz” (doc) e “A ilha é das crianças!” (ficção, vencedor do prêmio Curta Rio, prêmio de melhor curta-metragem infanto-juvenil no Festival de Triunfo), além de dirigir o show/documentário "Choro Carioca - música do Brasil".

Em 2017, prepara, pela Afinal Filmes, a série de ficção “O maestro”, premiado em edital de desenvolvimento do FSA/ANCINE, e escreve o roteiro do seu primeiro longa-metragem, "Noites de Alface", baseado no romance de Vanessa Barbara.

Notícias relacionadas

“Sinfonia de um Homem Só” na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

“Sinfonia de um Homem Só” na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O longa-metragem “Sinfonia de um Homem Só”, dirigido por Cristiano Burlan, professor e ex-aluno do curso Filmworks, Técnico em Direção Cinematográfica, na Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Inspirado na obra prima da música concreta “Sinfonia para um homem só” do compositor Pierre Henry […]