Teoria, Escrita e Processos Criativos para Roteiristas – Online
“Você só precisa continuar trabalhando para fazer com que a ideia se pareça com o que parece ser” (David Lynch).
O curso “Teoria, escrita e processo criativo para roteiristas” apresenta uma dinâmica-dialógica onde teoria e prática caminham juntas a fim de expandir a formação e de ampliar os recursos criativos do roteirista. O debate proposto tem como base diferentes teorias narrativas, reflexões de realizadores (roteiristas e diretores) e obras audiovisuais (cinema, TV, streaming) compondo assim um ambiente potente e diverso para os alunos.
Este curso é indicado para todos que se interessam ou já se dedicam à escrita audiovisual. Para alunos iniciantes, o curso traz uma formação expandida, entrelaçando teoria e prática. Para alunos com formação anterior, é uma oportunidade de atualização do repertório, de troca criativa entre seus pares e de aprofundamento de projetos audiovisuais.
Ao longo de 15 semanas, você vai ter a oportunidade de refletir e desenvolver sua escrita em diferentes etapas do processo criativo audiovisual, com o acompanhamento de roteiristas profissionais.
Com aulas online AO VIVO, você aprende as principais técnicas e ferramentas para escrever o seu roteiro, do começo ao fim.
O que você vai ver no curso:
- Conceitos fundamentais de dramaturgia
- Principais elementos da Narrativa audiovisual
- Diferentes técnicas para o processo criativo
- Teorias do Roteiro
- Ferramentas textuais
- Estrutura fílmica: longa-metragem
- Estruturas de tv/streaming: série e minissérie
- Construção de personagem
- Cena e diálogos
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.
Você vai ter material para se dedicar pelo menos 9 horas por semana, sendo 4 horas para as aulas ao vivo (2 aulas de 2 horas cada), 2 horas para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Informações da turma:
- Feriado: 30/05
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Use o cupom pix5 e obtenha 5% de desconto à vista no Pix!
INVESTIMENTO:
Em até 6x de R$ 665,00
- O que é drama;
- Fábula x trama;
- As três unidades (ação, espaço, tempo);
- Conteúdo;
- Texto e subtexto;
- Conflitos e obstáculos;
- O épico, o lírico e o dramático
- Narrativa audiovisual: o enredo e a história; o espaço fílmico; o tempo fílmico; o som e a narração; a mise-en-scène; a montagem.
- Design da estória
- Jornada do herói
- Roteiro como partitura
- Promessa da virgem
- Como nasce uma ideia;
- Por que estamos contando essa estória?
- Estabelecer as premissas do filme;
- Individual e trabalho coletivo;
- Expor toda ideia, considerar toda a dúvida, ouvir toda a crítica;
- Processos de criação;
- Paradigma Hitchcock
- O roteiro e suas especificidades: o longa-metragem (narrativa clássica e narrativa moderna/contemporânea);
- A série (o tema, o universo, a relação entre os personagens, arco de temporada, arco dos personagens);
- Os tipos de série (antologias, procedurais, serializada);
- A minissérie
- As ferramentas textuais intermediárias: Logline; Sinopse; Argumento, Escaleta, Roteiro e seus tratamentos
- Estabelecimento das bases gerais do roteiro.
- Os conflitos; tempo e espaço da história;
- O “batizado” e o desenvolvimento dramático dos personagens;
- A estrutura da história e sua transformação em escaleta
- Salas de Roteiristas.
- Apresentação do personagem e seu contexto
- As Motivações da Personagem
- O rico descompasso entre o dito e o não dito
- A cena como uma história em miniatura.
- Os objetivos da cena
- O que é dito e feito, não é o que é pensado e sentido
- Inspiração e transpiração.
- Caos e ordem (sistematização).
- Memória e informação.
- A bagagem dos instintos e a bagagem do conhecimento acumulado.
- Referência e plágio.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Roteirista, diretor e editor-geral de inúmeras produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, tais como: TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Discovery Kids, Animal Planet, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV e outros. Como diretor fez o premiado documentário “Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto”, “Histórias de um Brasil Alfabetizado”, documentário finalista do Japan Prize 2007, “TV – Quem Faz, Quem Vê”, filmensobre a história da televisão brasileira, "Até Quando?" e “As Batidas do Samba”. Roteirizou as Séries “7 X Bossa Nova”, medalha de prata no New York Film Festival 2006; “Eco-Aventura: Amazônia” série de 5 episódios produzida para o Discovery Kids, finalista do Emmy Awards 2000 e “Danças Brasileiras”, série de 13 episódios com o dançarino e músico Antônio Nóbrega, semi-finalista International Emmy Awards 2005. É criador e roteirista do projeto “3 Antonios & 1 Jobim”, que reuniu em ontológico encontro, o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antonio Callado, Antonio Houaiss e o crítico paulista Antonio Cândido.
*Professor do FILMWORKS - RJ
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.