Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), supervisor do eixo temático Design e Tecnologia pelo LINC (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e membro do Núcleo Docente Estruturante da Habilitação de Mídia Digital do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Tendo como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas, atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, e se apresenta também como ludólogo e consultor para estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas. Editor da revista internacional Acta Ludica (ISSN 2527-0257), ludólogo e game designer da Donsoft Entertainment e da Voxels VR, além de autor e palestrante em simpósios e congressos na área do entretenimento eletrônico, investiga e produz ficção científica, tendo nesse gênero literário oportunidade de ensaiar perspectivas projetivas sobre tendências para as esferas sociais, técnicas e ambientais. 

Games: Panorama dos Jogos Digitais - Online

48h | 8 encontros - Desenvolva um olhar perspectivo sobre jogos digitais, suas manifestações históricas, culturais e tecnológicas