Animação: Storyboard – Online
Mostre as suas ideias por meio de uma narrativa visual
Muito mais que um rascunho, o storyboard é uma das ferramentas mais importante e úteis de qualquer processo fílmico. Usado desde o início do processo, o desenho quadro a quadro de um projeto auxilia principalmente na construção de narrativas eficientes.
Ao longo de 16 encontros você irá aprender a trabalhar com roteiros e pensar o cinema através do storyboard, além de preparar e apresentar seu storyboard como uma ferramenta de concepção do audiovisual.
Durante o curso você realiza diversos exercícios que demandam solução de problemas narrativos/cinematográficos através de decupagem.
O que você irá aprender:
O que é um Storyboard
Desenho – a ferramenta
Enquadramentos e motivações
Eixo de câmera
Pontos de vista dos personagens
Diálogos
Movimentação em cena
Hierarquia e afetos
Estrutura narrativa
Animatic
Board Drive
Duração do curso
Com aulas semanais ao vivo pela internet, o aluno participa de 16 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo exercícios práticos com feedback do professor.
Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar seis horas semanalmente sendo 1 para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
Etapas de uma produção
Formatações e contextos de storyboards
Criação no board x roteiro (Board driven x script driven)
Short hand
Perspectiva e grids
Gestual e intenção da personagem
Expressões faciais
Linguagem cinematográfica e narrativa visual
Enquadramentos, lentes, ângulos e distâncias
Decupagem, motivação e sentimento da cena
Regra dos 180º
Deslocamento em cena
Planta baixa da cena, posicionamento da câmera e personagens
Protagonista da cena, nos olhos de quem vemos
Herança da literatura: narrador personagem, observador e onisciente
O que vemos x o que não vemos
Conversas simples e complexas
Subtexto
Progressão do diálogo
Tipos de movimentação em cena (personagem, câmera, cenário)
Movimento como ênfase dramática
Movimentos como distração dramática (exemplos ruins)
Relação de altura e poder
Relação de proximidade e empatia
Progressões em cena
Estrutura
Prazo e planejamento
Relação do roteiro, storyboard e diretor
Arcos Curva dramática Escaleta
Cena expositiva Narrativa não verbal Diferença de diálogo e conversa
Edição Ritmo, corte e transição Diálogo com o diretor
Processo criativo
Processo criativo
Eixo, direção e continuidade Composição e subtexto Ritmo, corte e montagem
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.