O que é audiovisual?

O que é audiovisual?

Editado em: 02/06/2021

Parece uma pergunta simples. Mas você sabe tudo o que envolve esse tipo de linguagem? O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet. Mas para que a mensagem, som e imagem encontrem a perfeita harmonia, há uma série de etapas que precisam ser cumpridas, como: produção; cenografia; animação; roteiro; direção de vídeo; edição; figurino; iluminação; fotografia; finalização; sonorização, entre outros.

Neste artigo você entenderá mais sobre como é trabalhar com audiovisual e sobre esse mercado que só cresce.

 

Afinal, como é trabalhar com audiovisual?

Trabalhar com audiovisual é o sonho de muita gente. A boa notícia é que o mercado continua em alta no Brasil e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Trata-se de uma carreira com inúmeras possibilidades de atuação, porém, estar preparado é fundamental para quem pretende atuar com som, imagem, roteiro ou edição, por exemplo.

 

 Como é o mercado de audiovisual no Brasil?

No final do ano passado, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou no Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA) um estudo com dados relativos ao valor arrecadado pelo Setor Audiovisual, entre 2015 e 2018. Em 2018, a rentabilidade do setor foi de R$ 26,7 bilhões. O audiovisual ocupa a quinta posição no ranking das atividades economicamente mais relevantes do país, superando as indústrias farmacêutica, têxtil e de equipamentos eletrônicos.

Apesar da pandemia, que impactou mundialmente as produções, o mercado brasileiro é bem promissor. Segundo a produtora e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC), Alessandra Haro, por termos um mercado bastante vasto, o maior da América Latina, temos uma representatividade muito importante: “Quase todos os canais fechados tem sede no Brasil. Não é à toa que também temos a Netflix e agora a Amazon Prime no país”, explicou.

O mercado audiovisual brasileiro é composto por vários subsetores: TV aberta, TV fechada; área institucional, que é uma área bastante vasta, como vídeos de treinamento, vídeos de empresas, vídeos relatórios, entre outros; a publicidade; as plataformas, como Netflix, Amazon, entre tantas outras; o cinema; além das redes sociais, como as lives, mini séries para o Instagram, vídeos para o YouTube.  São muitas opções para quem quer entrar nessa área.

 

 

Em que área é possível trabalhar com audiovisual?

As opções para quem quer trabalhar com audiovisual são muitas, como:

Roteiro

O trabalho do roteirista é criar histórias ou adaptá-las. Ele desenvolve as cenas, personagens, diálogos e todo o desenrolar da trama.

 

Direção

O diretor é o responsável pela execução da obra. É ele quem tem na cabeça a ideia do filme e trabalha para que o resultado final cumpra essa expectativa. Por isso, o diretor aprova o roteiro, acompanha o trabalho de fotografia, define elenco e figurino e supervisiona a edição.

 

Direção de arte

O diretor de arte é responsável pelo visual do filme. Ele está ao lado do diretor na escolha de cenários, figurinos e cores. E isso é de extrema importância para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e para que todos entrem no clima do filme.

 

 Direção de fotografia

A direção de fotografia é a área que controla o processo de construção e registro das imagens de um filme, levando para a tela toda a atmosfera e a linguagem imaginadas na pré-produção, por meio de ferramentas técnicas como iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramento, cor, exposição.

 

 Profissional de Som

A equipe de som é composta pelos seguintes profissionais: na filmagem, o responsável pela captação dos sons é o técnico de som direto ou diretor de som, junto com seus assistentes. Na pós-produção, temos o editor de som e seus assistentes e os profissionais responsáveis pela mixagem do som. Todos eles são subordinados ao supervisor de edição de som, que acompanha ambos os processos (edição e mixagem).

 

Montagem

O montador ou editor é o responsável pela organização das imagens filmadas e sons captados durante a gravação. É ele quem dá sentido à história proposta pelo roteirista e diretor, montando e editando todas as imagens.

 

Produção

O produtor é a pessoa que, literalmente, tira o filme do papel. Seu trabalho está ligado a questões conceituais e técnicas, lidando com recursos humanos, artísticos, materiais, financeiros e de planejamento – o que inclui, naturalmente, cronograma e orçamento. Em alguns casos, esse profissional começa a atuar já na fase de desenvolvimento ou preparação, seguindo pelas etapas de pré-produção, produção/filmagem e, dependendo do projeto, também na pós-produção.

 

Animação

A área de animação cresceu muito nos últimos anos, e vem sendo muito utilizada pelas emissoras de TV e produtoras para a internet; Agências de publicidade e propaganda; Grandes estúdios de animação; Estúdios de animação independentes. As técnicas de animação vão desde a massinha de modelar até efeitos conseguidos a partir de tecnologias de ponta, como: animação 2D, animação digital 3D, stop motion (utiliza objetos e modelos reais capturados por uma câmera), entre outras.

 

Como se preparar para trabalhar com audiovisual?

Como vimos, são muitas as áreas de atuação. Apesar disso, a concorrência é grande. Mas você não precisa desistir do seu sonho por esse motivo! O importante é se preparar para se destacar no mercado e conseguir uma boa colocação.

Sendo assim, comece investindo nos estudos. Existem diversos cursos, tanto livres quanto profissionalizantes. O ideal é escolher um dentro da área em que pretende atuar e que alie teoria e prática. Só assim você conseguirá a formação necessária.

 

Quem saber mais sobre algum curso da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp ou por E-mail.

Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais: estamos no FacebookInstagramTwitterLinkedin e YouTube!

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.