Descubra o que faz e para que serve um continuísta!

Embora pouca gente tenha alguma ideia a respeito do que faz o continuísta, o seu trabalho exige níveis altíssimos de atenção e detalhismo. Falhas de continuidade em filmes geram efeitos cômicos não intencionais e podem “roubar a cena” de planos cinematográficos.

Além disso, as produções modernas são notadas pela sagacidade de alguns diretores, que gostam de construir histórias fragmentadas, em que passado, presente e futuro não seguem uma ordem lógica.

Em algumas produções de Quentin Tarantino, Christopher Nolan e outros cineastas, por exemplo, a continuidade não é só muito importante, ela é incrivelmente difícil também.

Continue a leitura e fique por dentro de o que faz um continuísta, como é seu trabalho e a importância dele para o cinema. Veja, também, alguns exemplos conhecidos de erros de continuidade em filmes famosos.

O que é um continuísta e o que ele faz

Se tivéssemos que enquadrar o ofício do continuísta nas diversas áreas da produção de um filme, provavelmente ele faria parte da equipe de roteiro. Afinal, sua função é assegurar que não haja lapsos temporais não intencionais nos filmes.

Explicando de uma forma mais simples, o continuísta evita os erros de continuidade. Esses erros acontecem porque, embora a história de um filme deva conter uma certa linearidade (pelo menos na maior parte das vezes), ele não é filmado linearmente.

Assim, é muito comum nos sets que uma cena comece a ser filmada em um dia e termine no outro, por exemplo, ou que seja interrompida por períodos ainda maiores. O resultado disso são pequenos erros cometidos por atores e diretores que são muito compreensíveis, já que certas sequências e planos contêm muitos detalhes.

Então, aparecem alguns “vacilos” que ficam famosos: o ator começa uma cena com uma caneta no bolso e de repente ela desaparece, ou um móvel que estava ao fundo de um diálogo simplesmente some.

A importância do continuísta para a obra cinematográfica

Não é só a mudanças desse tipo que o continuísta deve ficar atento. Ele também responde por diversos outros problemas. Por exemplo, é ele quem deve se certificar de que uma câmera não está filmando a outra, ou que o reflexo de uma delas não apareça em uma cena em que o ator se olha no espelho.

O continuísta responde indiretamente pela integração entre as partes da obra e sua coerência. Sem ele, a organização lógica das cenas poderia ficar seriamente afetada e o diretor poderia se perder nas filmagens.

Então, não é incomum que, um pouco antes de o diretor gritar “gravando”, esse profissional peça um tempo e irrompa em cena para trocar um objeto de lugar ou pedir a correção de detalhes na maquiagem de um dos atores.

Uma coisa é certa: mesmo que algumas obras de cinema contenham erros de continuidade muito famosos, nenhuma delas seria o que é sem o meticuloso e cansativo trabalho do continuísta.

Alguns erros clássicos de continuidade

Os apreciadores da Sétima Arte — e uma boa parte dos profissionais da área de cinema também — adoram encontrar problemas de continuidade nas suas obras favoritas. E pouco importa se são produções independentes modestas ou grandes fenômenos do cinema de Hollywood.

De fato, é divertido reconhecer desvios nas séries e nos filmes que amamos. Isso abole, ainda que por uns poucos segundos, o pacto ficcional estabelecido entre filme e espectadores, nos lembrando de todo o trabalho necessário para criar as obras que amamos.

Então, se você também curte apreciar esses pequenos deslizes, vai gostar de saber que separamos alguns deles abaixo. Algumas pessoas dizem que eles são “imperdoáveis”. Nós não concordamos, achamos apenas curiosos e divertidos.

Bastardos Inglórios

Em uma das obras mais recentes de Quentin Tarantino, há a cena da tortura e fuzilamento de um major alemão. Essa sequência é relativamente longa e, ao longo dela, a insígnia do major (pregada acima do seu bolso esquerdo) aparece e desaparece com frequência enquanto a ação se desenrola.

Clube de Compras Dallas

E o que dizer de uma cena em que um enorme cartaz, afixado na parede logo atrás do personagem foco, exibe uma luxuosa Lamborghini vermelha e incrível? Até aí nada demais, certo? Errado.

O filme Clube de Compras Dallas se passa no ano de 1985, e o modelo da Lamborghni foi lançado em 2011. Um erro que ocasionou um lapso temporal de quase trinta anos não é algo que se possa ignorar, concorda?

O Senhor dos Anéis

Essa trilogia, embora marcada indelevelmente nos corações de milhões de fãs pelo mundo, não é nenhum exemplo de continuidade. Segundo o site Movie Mistakes (referência na catalogação de erros em filmes famosos), o épico fantástico é um dos filmes com mais problemas que existe.

Eles vão desde a meia dos atores que aparece enquanto andam na neve até flechas que acertam o corpo de Boromir e, na cena seguinte, desaparecem misteriosamente.

No erro mais espantoso, o personagem Arwen, embora não tenha se envolvido na batalha contra os Uruk-Hai, é visto várias vezes lutando ao fundo, ao longo dela. Alterações de última hora no roteiro são, com certeza, as maiores vilãs de uma boa continuidade.

Titanic

Nesse enorme longa-metragem, há tantos erros de continuidade que o Titanic ficou famoso por isso.

Desde a pinta da personagem Rose (que muda de lado em seu rosto), passando pelo suspensório de Jack (que desaparece em determinadas cenas) e terminando com o cabelo desse personagem (que volta à forma sozinho), o Titanic está cheio de deslizes de continuidade.

Nenhum filme está livre de erros como esses. No entanto, isso não diminui o trabalho desse profissional. Em um set, todos sabem muito bem o que faz um continuísta e valorizam seu trabalho, tão pouco notado quando bem-feito.

Sem um bom continuísta, uma obra artística de fôlego pode se transformar em piada na internet. É claro que nenhum de nós quer que isso aconteça com nossos filmes favoritos, mas, ainda assim, é bem divertido encontrar pequenos erros neles.

Pela sua natureza, os documentários não costumam apresentar problemas de continuidade. No entanto, eles dependem de outros profissionais tão importantes quanto para serem bem-sucedidos. Entenda tudo sobre esse gênero no nosso artigo!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas