Como se tornar um editor de vídeo profissional no Brasil?

Com a internet, as produções audiovisuais se transformaram em uma poderosa ferramenta de marketing. Nesse sentido, algumas funções, como editor de vídeo profissional, passaram a ter seu mercado de atuação ampliado e uma crescente oferta de trabalho.

Depois da fase dos vídeos caseiros na internet, hoje as marcas sabem que, para cumprir seu papel, o audiovisual precisa ter qualidade. Só assim ele conseguirá atrair o público, promovendo a retenção desejada. O mesmo vale para áreas mais tradicionais, como a TV, o cinema ou a publicidade.

Sendo assim, o editor de vídeo profissional é uma peça fundamental nesse cenário, pois é ele quem dá o acabamento final ao produto. Quer saber mais sobre essa função? Então, siga a leitura do post e descubra como você pode se tornar um editor de vídeo também!

O que faz um editor de vídeo profissional?

O trabalho do editor de vídeo é, basicamente, cortar, selecionar e montar cenas de forma coerente. Porém, isso não é tão fácil quanto parece. A edição exige um olhar apurado do storytelling, isto é, o editor precisa decidir como aquela história vai ser narrada a partir das cenas que tem.

Além disso, esse profissional deve conhecer diferentes ferramentas de edição de vídeo e estar atento aos recursos que pode utilizar em produções audiovisuais promocionais, jornalísticas, artísticas ou publicitárias.

Esses recursos vão desde o uso de cores à inclusão de efeitos, tudo com o objetivo de garantir a qualidade visual do material trabalhado. Isso porque os consumidores hoje estão muito exigentes. Na internet, um bom conteúdo sem o acabamento necessário acaba não surtindo o efeito desejado. Dessa forma, o trabalho do editor de vídeo pode determinar o sucesso ou o fracasso do produto.

Um profissional qualificado nessa área pode atuar em diversas frentes. Confira.

Redes de televisão

Sem dúvida, um dos nichos mais visados, já que um canal de TV demanda edição em telejornais, novelas, programas de auditório etc.

Marketing digital

Esse segmento vem se destacando. O profissional que atua nessa área edita vídeos principalmente para sites e redes sociais, com o objetivo de que esse material gere o impacto que um texto escrito não consegue gerar.

Filmes e documentários

Filmes e documentários compõem uma área tradicional para o editor de vídeos. Nesse caso, o profissional trabalha em produções maiores e com uma equipe bem completa. O montador ou editor cinematográfico dá sentido narrativo às imagens captadas, garantindo a correta visão do projeto.

Canais do Youtube

Uma grande tendência de mercado, os canais do YouTube têm conquistado diversos públicos. Isso fez com que a qualidade dos vídeos ficasse cada vez melhor. Sendo assim, hoje os youtubers contam com editores de vídeo para garantir que suas produções sejam mais profissionais.

Produtoras de vídeo

O editor que trabalha em uma produtora pode atuar na execução de vinhetas, de filmes publicitários, de programas de TV etc. Há ainda aqueles profissionais que se dedicam exclusivamente à confecção de efeitos e acabamentos diversos, alguns, inclusive, como freelancer.

Como se preparar para ser editor de vídeo profissional?

A qualificação é fundamental nessa área. O mercado busca pessoas que sejam capacitadas nos principais softwares de edição e que, ao mesmo tempo, tenham um conhecimento mais amplo sobre o audiovisual. Só assim o profissional conseguirá entender o roteiro ou o trabalho dos câmeras, seguindo corretamente o fluxo da produção.

Como você pôde notar, o editor de vídeo profissional faz muito mais do que cortes nas imagens. Ele consegue imprimir ritmo à produção, garantindo linearidade às sequências a partir de uma narrativa estruturada. Por isso, para entrar nesse mercado que só cresce, é fundamental que você se qualifique e vá além da habilidade com um software.

Ficou interessado? Nossos cursos privilegiam o pensamento crítico para que, assim, sejam aplicadas as diferentes linguagens de montagem. Entre em contato conosco!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas