Saiba como montar roteiros de curtas-metragens!

O roteiro é a estrutura de uma história audiovisual. Assim, esse documento precisa apresentar detalhes de ambos os elementos de uma história contada em vídeo: som e imagem. A cinematografia, por outro lado, costuma ficar sob responsabilidade do diretor e não do roteirista — ângulos e enquadramentos não precisam ser considerados nessa etapa, mas claro, isso não impede que o roteirista faça algumas observações deste tipo se for importante para a trama.

Roteiros de curtas-metragens costumam ser mais sucintos e objetivos, assim como a própria produção audiovisual em questão. Diferentemente de um longa-metragem, em que o tempo de tela pode facilmente passar de 2 horas, os curtas devem contar uma história (ou fragmentos dela), geralmente em até 15 minutos.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema? Então acompanhe a seguir cinco importantes etapas da criação de roteiros para curta!


Defina o tema central

Filmes de qualquer metragem contam histórias, e histórias surgem a partir de ideias. Qual a espinha dorsal do seu filme? Geralmente, para que uma produção audiovisual tenha relevância, ela precisa tocar o público de alguma forma — seja pelo exagero ou pela ridicularização de uma situação comum, seja por uma representação verossímil da realidade.

Tentar definir o filme em uma única palavra é um exercício que pode ajudar na definição do seu tema. Outra possibilidade é buscar aquilo que o diferencia de outras produções e o torna único.

Além de aprofundar o conceito da obra, esses momentos de reflexão podem ajudar a tirar sua ideia do papel. Esse também já é um bom começo para o primeiro rascunho de uma sinopse, algo muito importante para a venda e divulgação do seu filme.

Desenvolva os personagens

Antes de mais nada, os personagens do seu filme precisam ser apresentados. O quanto você quer revelar sobre eles e o quanto você quer deixar aberto à interpretação do seu público? Mais do que falar das características de cada um deles, é importante mostrá-las em tela.

Aqui, é importante definir o que vai dar início a sua trama. O que coloca a sua história em movimento e por quê? Cada personagem deve ter seu arco, ainda que o número de atores em um curta seja reduzido e que a história não se desenvolva tanto quanto em um longa.

Depois desse conflito inicial, é hora de pensar o clímax e a resolução. Qual vai ser o gancho da história? Esse é o momento de identificar um plot twist para surpreender o seu público.

Crie descrições detalhadas das cenas

O roteiro de uma produção audiovisual deve considerar aspectos de som e imagem. Portanto, é importante que além dos diálogos, o documento descreva em detalhes as cenas, os locais e, se possível, sugerir possíveis locações e as imagens de cobertura também não podem ser ignoradas.

Uma dica é usar um modelo de roteiro que respeite sempre a seguinte ordem:

  • cabeçalho de cena: introduz uma nova cena ou locação;
  • ação: descreve o que vai acontecer na cena;
  • diálogos: linhas de fala dos personagens.

Além disso, você também deve descrever as sensações dos personagens, algo muito útil ao diretor na hora de captar as cenas. Outra dica para facilitar o trabalho em equipe é apresentar as cenas na ordem em que elas aparecerão no filme (cena 1, cena 2, cena 3 etc). Isso ajuda o diretor a entender o fluxo da história em tela, ainda que a filmagem não aconteça nessa mesma ordem.

Por fim, caso o seu curta seja documental e não conte com atores, mas sim com entrevistados, o ideal é que o roteiro já tenha nome e contato das pessoas que devem ser filmadas, assim como as perguntas da entrevista.

Faça uma revisão final

Roteiros de curtas-metragens são um documento de texto. Por conta disso, é importante checar gramática, ortografia e pontuação. Elimine palavras repetidas e deixe o texto o mais objetivo possível.

Nada de ser misterioso no seu roteiro, combinado? Lembre-se que o audiovisual pressupõe um amplo trabalho em equipe e o seu material deve estar claro para diretores e editores que darão sequência ao projeto. É comum que os trabalhos sejam mais autorais nos casos em que a mesma pessoa assume tanto o roteiro como a direção de uma obra — algo mais comum no cinema europeu, por exemplo.

Agora que o roteiro está quase finalizado, esse é um bom momento para voltar à sinopse inicialmente escrita e verificar se ela continua valendo ou se breves alterações devem ser feitas — nela, ou no próprio roteiro para que ele se assemelhe mais à história que você quer contar. Não se esqueça, também, de incluir um título impactante!

Invista na profissionalização

O audiovisual é uma área competitiva e que se profissionaliza cada dia mais. Por isso, é importante considerar a realização de cursos de escrita de roteiros para curtas e longas, de forma a garantir a entrega de um trabalho de qualidade e capaz de destacá-lo no mercado.

Atualmente, diferentes instituições de ensino oferecem programas de formação nas mais diferentes etapas do audiovisual, inclusive na elaboração de roteiros. A Academia Internacional de Cinema (AIC) tem mais de 15 anos de atividade e já formou inúmeros profissionais por meio de seus cursos exclusivos e inovadores, que combinam teoria aplicada e prática intensiva.

Só na área de roteiro, a AIC oferece 8 cursos distintos. Você pode investir em uma formação completa com o Filmworks e realizar 4 filmes em 2 anos; optar por um intensivo de férias; ou, ainda, se especializar em áreas mais específicas como Roteiro para Série de TV e Roteiro Online.

Os roteiros de curtas ou longas existem para agilizar e organizar o processo de filmagem. Produtores e diretores organizam o fluxo do set e a preparação do elenco ou dos entrevistados a partir desse documento, ainda que as coisas não aconteçam na ordem apresentada nele. Trata-se de uma etapa inicial de um trabalho que só acontece em equipe. Portanto, é uma grande responsabilidade entregar um bom trabalho!

Gostou de saber mais sobre o processo de preparação de roteiros? Então siga a AIC nas redes sociais para acompanhar os próximos conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Créditos de imagem a Dani Botelho


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos

Pentagrama Consultoria e Sistemas