Escrita Criativa: A Literatura Como Estranhamento – Online
Desenvolva uma percepção diferente da linguagem e das formas literárias
Em nosso dia-a-dia, produzimos uma série de ações sem pensar muito sobre elas, como abrir uma porta, pentear os cabelos, escrever um bilhete etc. Assim como, ao pegar uma escova ou uma caneta, não pensamos muito sobre esses objetos. Acreditando que a arte é o que desautomatiza nossa percepção, a ideia desta oficina é, por meio de exercícios, experimentar a linguagem e as formas literárias buscando criar um estranhamento nesta percepção, isto é, um distanciamento entre o objeto e sua percepção corriqueira.
Ao longo dos encontros, você vai:
- Experimentar a linguagem e as formas literárias por meio de estímulos, como acontecimentos reais, memórias pessoais, intervenção em textos já existentes etc.;
- Por meio de leituras de textos exemplares e dessa experimentação com a linguagem via exercícios propostos, buscar compreender o que torna um texto literário;
- Estudar o estranhamento da realidade como um procedimento literário e, por meio dele, refletir sobre os limites da literatura.
Duração do curso
Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.
Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar 6 horas semanalmente sendo uma para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.