Entenda como funcionam as aulas práticas da AIC e sua importância

As aulas da AIC são modeladas para responder às necessidades práticas de criação e produção cinematográfica. Sabemos que isso envolve habilidades muito diversas, além de um time grande de profissionais.

Mesmo produções mais modestas, independentes e de baixo orçamento são frutos de projetos organizados e do trabalho dedicado de um time. Logo, nada mais coerente que organizar esse conhecimento e colocá-lo à prova por meio de disciplinas que misturam teoria e prática.

Abaixo, você confere como funcionam as aulas da Academia Internacional de Cinema. Se tem planos de estudar com a gente, saberá de antemão um pouco da nossa metodologia. Confira!

Por que aulas práticas?

O processo do fazer artístico pode sim ser encurtado por dicas e estudos teóricos. No entanto, ele é sobretudo uma capacidade prática e que, como tal, pode e deve ser aperfeiçoado a cada novo trabalho.

Além disso, em arte, os modelos teóricos são constantemente questionados e transformados. O que era uma diretriz sólida para a produção cinematográfica em uma década pode soar datada ou ultrapassada nos dez anos seguintes.

Então, o melhor é conhecer correntes teóricas e o porquê de sua aplicação, mas ter sempre esses conteúdos medidos e examinados à luz da prática e dos problemas que surgem quando se decide fazer Cinema.

Como funcionam os cursos da AIC?

Ao elaborar nosso projeto pedagógico e ementas dos cursos, tomamos o cuidado de atender a três pilares: adotar o modelo de projetos, contratar professores que atuam na área e relacionar a escola ao mercado de diferentes maneiras.

Veja, abaixo, como cada um desses pressupostos é importante para transformar nossas aulas em verdadeiras oficinas de Cinema, que preparam os alunos para o mercado do audiovisual.

Aulas baseadas em projetos

A multidisciplinaridade faz parte do Cinema. Então, é impossível pensar em campos diversos, como atuação, direção, escrita, roteiro, maquiagem e fotografia, sem que eles estejam organicamente entrelaçados.

É comum que turmas diferentes se juntem para cumprir projetos na AIC, e o resultado de processos colaborativos como esses quase sempre é uma obra coesa e coerente. Não à toa, tantos alunos da instituição participam de mostras e competições, alguns recebendo prêmios importantes.

Cursos ministrados por quem está no mercado

Nossos professores são, antes de tudo, nomes experientes. Ao selecionar um novo docente, consideramos a relação que ele tem com o mercado do audiovisual. Assim, sabemos como o professor pode encurtar os caminhos para nossos alunos.

Escola como um polo de produção

É comum a Academia receber o contato de diretores ou assistentes de produção em busca de novos nomes para seus trabalhos. Nesses momentos, não hesitamos em indicar nossos melhores alunos.

Ou seja, estudando com a gente, você vai ter chances de participar de projetos importantes e de criar um portfólio antes mesmo de se formar. Aulas práticas e chances de atuar no mercado são leis por aqui!

Ter a prática sem a teoria pode ser um pouco complicado. Mas teoria sem prática, com certeza, é uma experiência muito frustrante. Por isso, as aulas da AIC são pensadas para juntar essas duas realidades. O resultado disso são cineastas talentosos, críticos e prontos para o trabalho!

Ficou interessado? Entre em contato com a Academia para saber quais são nossos cursos e como se matricular!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos