Salário – afinal, quanto ganha um diretor de cinema?

O diretor é o fio condutor de uma narrativa gravada. É na cabeça dele que a história do filme – ou de qualquer outro produto audiovisual, de fato, se constrói. Como o maestro de uma orquestra, ele conduz os outros profissionais a executarem sua visão do filme. Difícil quantificar valores para um trabalho tão técnico e criativo. Afinal, quanto vale o trabalho desse profissional?

Falar de salário é uma coisa complicada. A maioria dos profissionais da área afirma que é muito difícil estipular uma média de salário para a carreira de diretor. A tabela do Sindcine estipula que o piso salarial para diretores em longa, média ou curta-metragem seja de 3 770 reais por semana, porém esse valor pode chegar a até 7 mil reais por semana, dependendo do tamanho da produção e do tipo de filme. Em publicidade, um diretor pode ganhar até 10% do orçamento total do filme, o que torna essa possibilidade bastante atrativa para quem quer ingressar no mercado.

Guia - Responsabilidades do Diretor de Fotografia

Faça o donwload do Guia de Responsabilidades do Diretor de Fotografia

Em se tratando de projetos mais autorais, de diretores iniciantes, com equipe enxuta, pode acontecer de o diretor abrir mão de seu cachê para investir esses recursos em outros aspectos da produção do filme ou quem sabe até pagando um profissional, de outra área, que ele ache essencial para o sucesso do projeto. Nesses casos, é comum também que o diretor seja produtor do filme e tenha participação nos resultados como bilheteria ou prêmios em festivais. Se o filme for bem-sucedido comercialmente, o diretor pode acabar investindo esses lucros em seus futuros trabalhos.

Existem os projetos autorais, mas também as grandes produções, sejam brasileiras ou hollywoodianas.  Embora a assessoria de imprensa da Rede Globo não revele os valores dos salários de seus profissionais, a mídia especulativa diz que que um diretor de novela pode ganhar até 300 mil reais por mês. Já nos Estados Unidos, a pesquisa “What Hollywood Earns”, feita em 2017, revela a média salarial de diversas profissões da indústria do cinema e da televisão. Por lá os salários de diretores variam de 500 mil a 3 milhões de dólares por projeto. Em geral, seja aqui ou lá fora, em um pequeno ou grande projeto, o cachê do diretor é um dos mais altos do filme.

Embora seja uma profissão instável, que não pode ser muito pensada em termos burocráticos, o reconhecimento no caso de um bom trabalho é sempre muito maior do que para os demais profissionais, em especial os das áreas técnicas. Além disso, a formação em direção cinematográfica abre portas para diversas outras possibilidades. A televisão (principalmente seriados) pode ser uma excelente opção para os diretores iniciantes, não apenas pela estabilidade financeira, mas por utilizar uma linguagem que tem dialogado muito com a estética do cinema.

Para saber mais sobre a carreira de um diretor cinematográfico, clique aqui.

*Foto Yuri Pinheiro

Para receber matérias como esta, cadastre-se em nossa newsletter:


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos