O que envolve o trabalho em produção executiva no audiovisual?

O cargo de produção executiva, no cinema, costuma ser confundido com outras funções. Por exemplo, há quem não saiba fazer a diferenciação entre produtor e produtor executivo. Embora levem nomes parecidos, essas duas funções não são nada semelhantes.

O produtor executivo é o “mão na massa”, a pessoa que sabe quanto um filme tem de recursos, tudo que é necessário realizar (do ponto de vista logístico, administrativo e estratégico) e como unir as duas coisas visando ao resultado imaginado pelo diretor.

Veja, abaixo, quem é o produtor executivo, como ele atua e saiba um pouco sobre os cursos de formação para trabalhar nessa área. Além disso, fique por dentro, também, de como funciona o curso de produtor executivo aqui na AIC! Acompanhe.

Quem é e para que serve o produtor executivo?

A melhor forma de compreender a função desse profissional é evitando as confusões que a palavra “produtor” pode suscitar no meio do audiovisual. Há dois profissionais cujas funções têm nome parecido, mas que, na prática, são muito diferentes: o produtor (ou produtora, no caso de empresas) e o produtor executivo.

Quando falamos sobre o produtor ou produtora de um filme, estamos nos referindo a alguém que investiu recursos na obra, esperando um retorno financeiro maior que o investido. Ele pode ser uma pessoa física (Quentin Tarantino, além de diretor, é também produtor de Hollywood, por exemplo) ou uma empresa.

Os produtores costumam deter os direitos de exibição e distribuição dos filmes, e são a maior autoridade nas decisões que cercam a obra, deliberando diretamente com o diretor e, em boa parte dos casos, acima dele.

Já o produtor executivo, como explicamos na introdução deste artigo, é o gestor do projeto de realização de um filme. Ele deve lidar com cálculos de orçamento, planilhas, apresentar comprovantes, criar cronogramas e prestar justificativas às Leis de Fomento, quando o filme for realizado por meio de orçamento público.

Qual é a sua importância?

Na maior parte das vezes, é também o produtor executivo quem deve elaborar o projeto do filme. Nesse caso, ele recebe o roteiro da mesma forma como acontece com o diretor. Enquanto aquele profissional tem as ideias a respeito das filmagens, ele as transmite ao produtor executivo, de modo a ouvir sua opinião sobre os aspectos práticos.

Então, o produtor avalia questões não artísticas e bem objetivas, sem as quais é impossível realizar um filme: localidades para filmar, objetos cênicos, quantidade de pessoas envolvidas, materiais (como câmeras, drones, maquiagem, figurinos e acessórios).

Como você deve ter percebido, o produtor executivo é crucial. Sem ele, não há boa ideia que se transforme em filme, e nem diretor ou ator que faça valer a sua genialidade. Em muitos casos, inclusive, a tarefa desse profissional é ingrata: frear expectativas e dizer aos envolvidos que determinadas ideias não condizem com a realidade do projeto.

Em outras, ele usa a criatividade para ir além do que é pedido. Muitas boas ideias que você vê em filmes foram fruto da adaptação e criatividade de um produtor executivo, para lidar com a falta de orçamento.

Como é a formação desse profissional?

São três as principais funções de um produtor executivo. Assim, quase todo tipo de formação disponível para quem quer seguir essa carreira está também dividida, de forma direta ou indireta, em três tópicos. Veja.

Captação de recursos

O primeiro passo para qualquer filme é uma ideia na cabeça de um produtor (não o executivo), diretor ou roteirista. Essa ideia, então, precisa ser colocada à prova, e, para que isso aconteça, ela é transformada em um projeto.

Como é o produtor executivo que cria esse projeto, a formação desse profissional começa por aí: conhecer editais de captação de recursos, organizar em planilhas todas as etapas necessárias para a realização de um filme, entrar em contato com os profissionais e fazer orçamentos dos seus trabalhos.

Depois de tudo isso, ele já sabe quanto efetivamente custará aquela ideia na cabeça do diretor, produtor ou roteirista. A partir desse valor, pode-se seguir adiante ou cortar custos.

Organização de cronograma e execução

Uma vez que o projeto tenha sido apresentado e aprovado, ele deve ser desdobrado em uma sequência lógica de atividades que custe o mínimo possível e preveja erros e segundas opções. A rigor, esse cronograma já estava no projeto apresentado, mas ele muda tanto depois disso que é melhor que seja abordado na etapa de execução.

Nesse momento, o produtor executivo lida com imprevistos e orienta todos os envolvidos sobre como proceder, aonde se dirigir, em qual horário e o que levar. Dito assim, parece trabalho demais, mas vale lembrar que o produtor executivo tem assistentes e que, em boa parte dos casos, ele apenas orienta o trabalho de todos e centraliza as decisões.

Prestação de contas

A última etapa de um projeto, depois de realizadas as filmagens e lançado o filme, é a prestação de contas. Isso acontece porque deve haver lisura na forma como os valores investidos (sejam eles públicos ou privados) foram aplicados.

Então, o produtor executivo, junto da sua equipe, organiza uma planilha com o detalhamento das atividades, dos gastos e pormenores sobre o que mudou, como e por quê.

Como é o curso de produção executiva da AIC?

Na Academia Internacional de Cinema (AIC), oferecemos um curso voltado à formação do produtor executivo de audiovisual. Para formar profissionais preparados para o mercado de cinema, acreditamos na nossa infraestrutura moderna e nos recursos tecnológicos oferecidos.

Nosso corpo docente é composto por profissionais que estão inseridos há muitos anos na cadeia produtiva de cinema, e isso faz toda diferença não apenas na formação, mas também na transmissão de experiência.

Nossa metodologia engloba teorias e estudos sobre editais, direito e mercado do audiovisual, além de tarefas administrativas das mais diversas. Também oferecemos aulas de desenvolvimento de projeto, direito administrativo, estruturação, comercialização e posicionamento de produtos, além de História do Cinema.

Se quiser se matricular ou compreender melhor nossos cursos, entre em contato com a gente. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre essa profissão tão importante que é a da produtora ou produtor executivo!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos

[mautic type="form" id="4"]