O que faz um diretor de arte?

direção de arte
Cenário sendo construído no estúdio da AIC – aulas de direção de arte e cenografia. Foto: Ale Haro

Você sabe exatamente o que um diretor de arte faz? Diretor de Arte é o responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos etc.

Nas grandes produções um diretor de arte não caminha sozinho, ele geralmente tem uma equipe. Na hierarquia do “desenho de produção”, em filmes de longa-metragem, as funções mais comuns são: coordenador de arte (uma espécie de produtor executivo da arte, que lida mais com a parte financeira e de execução), production designer (que é o diretor de arte propriamente dito, aquele que cria o conceito visual), cenógrafo (que desenvolve o trabalho criativo no desenvolvimento dos cenários), produtor de arte (que também tem uma função mais executiva, trazendo soluções para o conceito planejado), produtor de objetos (um profissional extremamente importante, responsável por todos os objetos que estarão visíveis na cena) e assistente de arte (cujas tarefas e responsabilidades variam, de acordo com o tamanho e as necessidades de cada produção). Ainda na equipe de arte tem o figurinista (responsável pelas roupas e caracterização dos personagens) e o maquiador. Em projetos menores, o acúmulo de funções é comum.

Deixe o seu e-mail e receba...

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos nos cursos da AIC

O trabalho prático de um production designer, especificamente, é criar o projeto completo de direção de arte, que envolve pesquisas e definições sobre clima/atmosfera, defesa conceitual, escolha de paleta de cores, além de acompanhar a construção do cenário, produção de objetos, figurino e maquiagem, estando presente na filmagem e, finalmente, na “desprodução” do set (que é a parte chata, de arrumar toda a bagunça e deixar as locações como estavam ates). A direção de arte abrange toda a parte estética do filme, desenvolvendo uma unidade visual para a narrativa e atuando em estreita parceria com a equipe de direção de fotografia. Afinal, tudo o que está no enquadramento é arte.

Vale lembrar que o profissional está envolvido nos mais variados processos, desde levantar uma cidade fictícia até se preocupar com o detalhe de um cinzeiro que será importante em determinada cena.

Essa atmosfera visual é determinante nesse processo, porque as produções cinematográficas estão sujeitas a um orçamento. Faz parte das atividades do profissional criar estratégias para realizar o máximo possível dentro dos recursos disponíveis.

Em uma obra audiovisual, existe um “tripé”, que envolve o diretor, o fotógrafo e o diretor de arte. Esses profissionais precisam desenvolver uma relação muito próxima para “contar a mesma história”, transformando o texto em imagens. Enquanto o diretor de arte constrói isso concretamente, por meio da cenografia, figurinos e objetos, o fotógrafo é responsável por captar e o diretor por comandar, explicando como quer que aquilo seja captado. A sintonia entre esses três departamentos é fundamental.

Deixe o seu e-mail e receba...

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos nos cursos da AIC

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo “Quero Ser um Diretor de Arte

Conheça os Cursos de Direção de Arte da Academia Internacional de Cinema (AIC).