Direção Cinematográfica – Online
Domine as ferramentas básicas para pensar a direção de uma cena ou de um filme.
Com aulas semanais ao vivo pela internet, o Curso de Direção Online da Academia Internacional de Cinema (AIC) traz as ferramentas básicas de direção cinematográfica para que o aluno aprenda a dirigir projetos a partir da linguagem cinematográfica clássica.
Através de análises e da feitura de exercícios práticos, você desenvolve e apreende a gramática do cinema clássico. O aluno que estiver em fase de produção de seu curta-metragem, terá ainda a oportunidade de ser assessorado por um profissional de cinema.
O aluno aprende as diferenças entre tipos de direção, trabalho de câmera, diferentes estilos e planos, trabalho de direção com os atores, além de aprender a planejar o seu trabalho desde o início do projeto audiovisual até a pós-produção.
A dinâmica do curso passa por exercícios práticos e analises de cenas. Em oito semanas o aluno participa de oito aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois. Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo exercícios práticos com feedback do professor.
Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar seis horas semanalmente sendo 1 para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
• Definição da gramática visual clássica e suas implicações • Estudo dos estilos fundamentais dos planos • Estudo do desenho dramatúrgico da cena • A decupagem através da análise de do roteiro
• Dramatúrgica para a abordagem de direção • Técnica de decupagem: entendendo a quantidade de set ups • A decupagem na planta baixa
• Decupagem X Cobertura: a diferença entre câmera expositiva e câmera narrativa • Uso narrativo dos elementos de som • O desenho da experiência narrativa e estudo de exemplos bem sucedidos da combinação dos elementos audiovisuais
• Câmera subjetiva X Câmera Objetiva • A câmera expressionista de Scorsese X a câmera objetiva de Pialat • O trabalho de câmera na comédia
• O "não corte" e sua função narrativa • Análise técnica dos planos longos em diferentes gêneros • A técnica para a movimentação dos atores em cena
• Introdução às técnicas de direção de ator: os verbos de ação • O "beat" através da câmera X o "beat" através do ator • Análise técnica de cenas: de Elia Kazan a Ramin Bahrani
• Análise técnica de linguagens não clássicas • Elementos da direção não tradicional incorporados na direção clássica. Dicas finais e práticas para o curta
• A colaboração entre diretor e montador: análise de exemplos clássicos bem-sucedidos
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.