Direção Cinematográfica – Online
Domine as ferramentas básicas para pensar a direção de uma cena ou de um filme
Com aulas semanais ao vivo pela internet, o Curso de Direção Online da Academia Internacional de Cinema (AIC) traz as ferramentas básicas de direção cinematográfica para que você aprenda a dirigir projetos a partir da linguagem cinematográfica clássica.
Através de análises e da feitura de exercícios práticos, você desenvolve e apreende a gramática do cinema clássico. Se você estiver em fase de produção de seu curta-metragem, terá ainda a oportunidade de ser assessorado por um profissional de cinema.
Você também aprende as diferenças entre:
- tipos de direção
- trabalho de câmera
- diferentes estilos e planos
- trabalho de direção com os atores
- planejar o seu trabalho desde o início do projeto audiovisual até a pós-produção.
A dinâmica do curso passa por exercícios práticos e analises de cenas. Em oito semanas o aluno participa de oito aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois. Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo exercícios práticos com feedback do professor.
Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar seis horas semanalmente sendo 1 para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
INVESTIMENTO:
10x de R$147
• Definição da gramática visual clássica e suas implicações • Estudo dos estilos fundamentais dos planos • Estudo do desenho dramatúrgico da cena • A decupagem através da análise de do roteiro
• Dramatúrgica para a abordagem de direção • Técnica de decupagem: entendendo a quantidade de set ups • A decupagem na planta baixa
• Decupagem X Cobertura: a diferença entre câmera expositiva e câmera narrativa • Uso narrativo dos elementos de som • O desenho da experiência narrativa e estudo de exemplos bem sucedidos da combinação dos elementos audiovisuais
• Câmera subjetiva X Câmera Objetiva • A câmera expressionista de Scorsese X a câmera objetiva de Pialat • O trabalho de câmera na comédia
• O "não corte" e sua função narrativa • Análise técnica dos planos longos em diferentes gêneros • A técnica para a movimentação dos atores em cena
• Introdução às técnicas de direção de ator: os verbos de ação • O "beat" através da câmera X o "beat" através do ator • Análise técnica de cenas: de Elia Kazan a Ramin Bahrani
• Análise técnica de linguagens não clássicas • Elementos da direção não tradicional incorporados na direção clássica. Dicas finais e práticas para o curta
• A colaboração entre diretor e montador: análise de exemplos clássicos bem-sucedidos
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Roteirista e diretor com mestrado pela Columbia University, através de uma concorrida bolsa Fulbright/CAPES. Nesse período, Fabio fez intercâmbio com a escola francesa de cinema, La Femis, onde aprofundou seu estudo em dramaturgia audiovisual. Seu trabalho foi já foi exibido e premiado internacionalmente em festivais como o o Santa Barbara International Film Festival, Palm Springs ShortsFest, Newport Beach Film Festival e os prêmios Caucaus Foundation Award (em Los Angeles) e Katherina Otto-Berstein Award, em Nova Iorque. No Brasil, trabalho com séries de ficção e não-ficção, exibidas em canais como a Globo, Sony, AXN e MTV Brasil. Além da parte prática, Fabio Montanari trabalha com o ensino de cinema em nível superior. No ano de 2015 ele foi Professor Assistente na Columbia University (Nova Iorque) para alunos da graduação do curso História da Comédia Americana. Também nos Estados Unidos, foi Professor Assistente para alunos de graduação do Barnard College, disciplinas American TV Drama e Intro to Film Studies. Em seu período em Nova Iorque, Fabio também trabalhou como analista de roteiros para a produtora Big Beach Films (conhecida por filmes como Pequena Miss Sunshine) e é parte da curadoria do New York City Indie Film Festival. Atualmente, Fabio escreve o longa-metragem Turma da Mônica Jovem – O Filme, filme live-action, em produção da Bossa Novas Filmes.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.