O fim de uma era? Cineclube AIC analisa E o Vento Levou na próxima quinta-feira

O cineclube da Academia Internacional de Cinema (AIC) chega a mais uma edição! E à luz do falecimento da atriz Olivia de Havilland, a última representante da Era de Ouro de Hollywood, voltamos o nosso olhar para o clássico que representa este período: “…E o Vento Levou”.

Mostrando que clássicos são eternos e sempre podem gerar novos debates, o filme já vinha envolto em polêmicas recentes dentro do que se convencionou chamar “cultura de cancelamento”. Afinal, este ano de pandemia mundial e importantes movimentos sociais, como o #blacklivesmatter, anda ajudando a mudar muitos paradigmas. Devido ao risco da contaminação com grandes aglomerações, por exemplo, até o Réveillon e o Carnaval foram cancelados. Porém, para tentar entender melhor os méritos do debate, várias questões podem ser levantadas: os clássicos do cinema seriam intocáveis? Como eles se atualizam perante a evolução das questões sociais? Um clássico pode ficar datado? E, por estas e outras, assistí-lo ou deixar de assistí-lo seriam as únicas opções para debater essas questões?

O professor Filippo Pitanga afirma: “há muito que o filme representa do fim de uma Era de certas formas de produzir e início de outras Eras com novos olhares sobre o cinema”.

Venham debater com a gente, nesta quinta-feira, dia 30 de julho, às 18h30, em nosso canal do Youtube.

Martin Eikmeier e Filippo Pitanga receberão como convidados especiais para discutir o filme: a produtora Érica de Freitas, da Encantamento Filmes (produtora de filmes recentes da cineasta Beatriz Seigner que estará na AIC ministrando workshop no próximo dia 03/08)  e o crítico Rickk Barbosa do CineTop e do podcast do Cinema em Série.

Sobre o filme:  

O drama se passa nos anos entre 1861 e 1865 e possui como pano de fundo a Guerra de Secessão americana. O filme conta a história da jovem Scarlett O’ Hara (Vivien Leigh), uma jovem rica que tem quase tudo, exceto o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a guerra começa e Scarlett precisa lutar para manter a fazenda da família.

Participe.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos