Como ser um diretor de fotografia de sucesso? Saiba o que é necessário!

Se você chegou até este conteúdo procurando saber como ser diretor de fotografia, primeiramente, deve entender que a direção de fotografia não se resume a uma única função no que diz respeito ao desenvolvimento de um filme.

O objetivo é tirar as definições de um roteiro do papel e transformá-las em algo cinematográfico, com elementos visuais que deem vida aos aspectos abordados na narrativa e, é claro, conduzam o espectador por uma experiência inesquecível.

Para tanto, esse profissional assume uma série de responsabilidades pertinentes à execução de uma obra audiovisual, e é exatamente isso que será explicado neste artigo. Continue a leitura para saber o que faz um diretor de fotografia, quais as suas principais características e como entrar nessa área!

O que faz um diretor de fotografia?

De forma simplificada, o diretor de fotografia é quem se responsabiliza por supervisionar toda a equipe envolvida em uma obra audiovisual, isto é, cada profissional que faz a iluminação, as filmagens, entre outras questões técnicas. Entre eles, operadores e assistentes de câmera, foquistas e até mesmo eletricistas.

É claro que, na maioria das vezes, principalmente em produções de baixo orçamento, o diretor de fotografia também precisa se envolver no trabalho e atuar como câmera.

Entre as diversas funções de um diretor de fotografia, é possível citar:

  • cuidar da iluminação, das sombras e das cores de um cenário;
  • determinar quais os melhores equipamentos a serem usados para que a sua visão e o que está no roteiro seja projetado nas telas — isso inclui escolher lentes, filtros e até mesmo verificar se a câmera precisa ser fixa ou na mão;
  • definir quais ângulos, planos e enquadramentos são mais adequados para transmitir a visão do personagem em cena e captar uma sensação específica nas filmagens — decisão tomada com o diretor de produção;
  • trabalhar com o diretor de arte para projetar a sensação de um determinado local no mundo ou período específico de tempo da maneira mais realista possível.

Quais são as características mais marcantes de um diretor de fotografia?

Para saber se você tem personalidade para se tornar um diretor de fotografia, veja algumas das características mais marcantes que esse profissional precisa ter ou desenvolver:

  • mente aberta;
  • proatividade;
  • visão ampla;
  • organização;
  • facilidade para lidar com o público;
  • boa comunicação;
  • visão estética apurada;
  • conhecimento técnico aprofundado sobre equipamentos e tecnologias.

O que é preciso fazer para ter sucesso na área?

Agora que você já entende o que faz esse profissional, confira algumas das principais habilidades e conhecimentos que o diretor de fotografia precisa desenvolver para obter sucesso no setor.

Aprenda sobre os movimentos de câmera

Cada filme, peça publicitária ou conteúdo audiovisual que você consome, seja na televisão ou na internet, é fundamentado em movimentos de câmera que têm nomes específicos. Como diretor de fotografia, é crucial entender sobre velocidade, inclinação, ângulo e outras questões pertinentes.

Conheça os tamanhos dos planos e posicionamentos

Como grande parte do trabalho do diretor de fotografia é focada em transmitir a visão do personagem ou sentimentos específicos ao espectador, conhecer os tamanhos dos planos e posicionamentos é indispensável para quem pretende ser um profissional de destaque.

É preciso ter “felling” e dominar as técnicas de enquadramento para alcançar os objetivos de cada cena do projeto. Nomes como plongéé e contra-plongéé são familiares para você? Pois bem, há muitos mais termos que o diretor de fotografia precisa conhecer como a palma de sua mão.

Faça um bom networking

Como em qualquer área de atuação do mercado, o diretor de fotografia precisa fazer contatos. Afinal, o networking é fundamental para qualquer profissão. À medida que esse profissional conhece mais pessoas, suas possibilidades se expandem.

Assim, o diretor de fotografia precisa ter uma vasta base de contatos com os mais diversos perfis, pois cada projeto pode exigir habilidades e técnicas diferentes.

Defina seu estilo

É claro que as pessoas são inspiradas por artistas específicos e usam suas técnicas como referência, mas um bom diretor de fotografia precisa definir seu próprio estilo e transmiti-lo através das câmeras.

Adquira bons equipamentos

É fundamental que o diretor de fotografia tenha um alto nível de intimidade com as câmeras, equipamentos e novas tecnologias de audiovisual. Esse profissional precisa ter um senso estético e artístico aguçado, mas conhecimento técnico é indispensável em um mundo moderno e em um mercado competitivo, como o atual.

Faça cursos específicos

Essa é a dica mais importante de todas, pois, com os cursos certos, o profissional poderá desenvolver suas habilidades e se tornar um diretor de fotografia bastante versátil e multitarefas.

Como os cursos certos podem ajudar?

Como ser diretor de fotografia sem aprender sobre conceitos de direção, técnicas de enquadramento, posicionamento de câmera e novas tecnologias? É exatamente nesse ponto que bons cursos podem fazer toda a diferença em sua carreira.

Por mais que você possa se considerar autodidata, ao fazer um curso de direção de fotografia de uma instituição com credibilidade e anos de experiência no setor, você terá contato com profissionais renomados, que podem contribuir para a construção de sua carreira de forma significativa.

Além disso, durante a execução do curso, você terá a experiência prática de como é atuar na direção de fotografia de projetos audiovisuais, enquanto recebe orientações de professores que dominam as técnicas de direção.

Quais os diferenciais dos cursos oferecidos pela Academia Internacional de Cinema?

A Academia Internacional de Cinema (AIC) é integrada por um corpo docente composto por cineastas, professores e profissionais reconhecidos no mercado internacional e nacional. Anualmente, a AIC realiza uma enorme variedade de palestras e eventos abertos ao público, justamente para propagar cultura e despertar o interesse das pessoas pelo vasto universo do audiovisual.

Com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, a AIC é a primeira escola de cinema do Brasil. Ela demonstra seu reconhecimento em seus mais de 3200 filmes produzidos por alunos e ex-alunos em seus 15 anos de existência.

Os cursos de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema foram criados com o objetivo de desenvolver as habilidades e os conhecimentos técnicos de quem deseja trabalhar na área, atuando como cinegrafista, diretor de fotografia e operador de câmera.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como ser diretor de fotografia, essa profissão envolve uma série de responsabilidades cruciais para o desenvolvimento de um filme, peça publicitária ou qualquer que seja o material audiovisual. Sua perspectiva ampla e conhecimentos técnicos aprofundados sobre enquadramento e interpretação estética devem ser capazes de transmitir, nas telas, a intenção do roteiro.

As informações deste artigo foram úteis para você? Quer entender com mais detalhes como a AIC pode ajudar a construir sua carreira na área de comunicação? Então, entre em contato para saber mais!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas