AIC na Mostra Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro, chega a sua 23a edição! Serão nove dias de programação gratuita, com exibição de 113 filmes (31 longas, 1 média e 81 curtas-metragens), divididos em 53 sessões de cinema. E mais uma vez os filmes dos alunos e professores da Academia Internacional de Cinema foram selecionados para a Mostra, que acontece de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.

“Sábado não é dia de ir embora”, de Luísa Giesteira, ex-aluna do curso Filmworks, foi selecionado para a Mostra Formação e vai ser exibido no dia 29 de janeiro, às 17h30, no Cine Teatro SESI.  O curta, que ganhou o prêmio de melhor roteiro e melhor direção no Filmworks Film Festival de 2019 e recebeu Menção Honrosa pelo Júri Oficial do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, narra a história de Rita, uma estudante pernambucana de Artes Visuais. Impactada pela greve de 2017 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rita se divide entre despedidas dos laços que criou no Rio e a fixação de resgatar seu último trabalho artístico-acadêmico, que está trancado em uma sala da universidade desde o início da paralisação.

Evelyn Santos, aluna do Filmworks São Paulo, foi a responsável pelo som direto do curta “Perifericu”, selecionado para a Mostra Foco, e vai ser exibido no dia 29/01, às 22h30, no Cine-tenda.  O filme conta a história de duas mulheres que cresceram na periferia de São Paulo no meio de canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue.

“Pão e Gente”, segundo longa do professor Renan Rovida, vai ser exibido na Mostra Aurora, no dia 30/01, às 20h, no Cine-Tenda. O filme é sobre despossuídos num ensaio pelo pão de cada dia.

O filme “Ensaio sobre o Fracasso”, de Cristiano Burlan, ex-aluno da AIC, será exibido na Sessão Debate, no dia 31/01, às 15h. O longa é sobre um projecionista de um cinema pornô no centro de São Paulo que realiza, em Super8, o seu primeiro filme, um ensaio sobre o fracasso de uma vida inteira. As cenas dos filmes que assistiu se cruzam com as novas imagens que capta; ficção e realidade se fundem tecendo uma ponte entre o passado e o presente.

Além da exibição de filmes, a Mostra vai promover 10 oficinas audiovisuais, entre elas “Cinematografia, a fotografia em movimento”, que vai ser ministrada pelo coordenador e professor de fotografia da AIC Cleumo Segond, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro.

 


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas