Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

O Curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks é um curso prático que disponibiliza os meios necessários para que o aluno desenvolva seu potencial criativo e suas habilidades técnicas como Diretor.

As aulas articulam teoria em função de diferentes desafios práticos, conectando os alunos com questões fundamentais da cinematografia atual.

Todo semestre, os alunos produzem um projeto audiovisual, bem como exercícios de escrita de roteiro, filmagem e pós-produção, passando por todas as etapas da realização.

O curso é dividido em 4 módulos. Os módulos 3 e 4 são dedicados à realização de um projeto final, em que cada aluno tem a oportunidade de dirigir o seu próprio filme.

O aluno é estimulado a se expressar artisticamente, vivenciando todas as etapas da produção de filmes: roteiro, produção, direção, fotografia, arte (cenografia, maquiagem, figurino), som, pós-produção (edição, mixagem, tratamento de som e de cor, efeitos especiais etc).

Além das disciplinas tradicionais, são desenvolvidas atividades e eventos que estimulam a construção do conhecimento em rede, fortalecendo o debate e aumentando assim o repertório do aluno e sua cultura cinematográfica.

O Filmworks é o único Curso Técnico em Direção Cinematográfica do país, autorizado pela Secretaria de Educação do Estado. O curso atrai alunos graduados egressos de faculdades de cinema, comunicação e artes, entre outras áreas, bem como alunos que saem do colégio direto para seu primeiro curso de formação profissional, todos em busca do aprendizado cinematográfico prático.

GRADE CURRICULAR

Além de aprender sobre os fundamentos e a linguagem cinematográfica, os alunos são estimulados a refletir sobre a história que irão contar, transformando suas reflexões em personagens, ações, imagens e sons.

A partir de temas propostos em aula, participam de atividades técnicas e artísticas que resultam em múltiplas narrativas audiovisuais. Os filmes são produzidos em equipes pequenas, em que cada aluno assume uma função diferente no set.

Reúne um aprimoramento dos conhecimentos da linguagem, e o aluno é desafiado a considerar com mais precisão o trabalho com o ator, com a fotografia, com o som, bem como a organização da pré-produção, do set de filmagem e da pós-produção.

Em relação ao primeiro projeto, este incorpora algumas exigências mais sofisticadas, desafiando o aluno a colocar em prática os conhecimentos artísticos e técnicos adquiridos no semestre.

Tendo consolidado os fundamentos da linguagem audiovisual e da organização da produção de um filme, o aluno passa a se dedicar à realização do roteiro e do plano de produção de um projeto final.

Neste módulo o aluno tem a oportunidade de realizar uma pesquisa temática e técnica, com o objetivo de encontrar o conteúdo para seu roteiro, além de soluções práticas e artísticas que contribuam para um projeto coerente e perfeitamente realizável. A lógica do módulo é baseada nos editais do Programa de apoio ao desenvolvimento do audiovisual Brasileiro da Ancine e no sistema de desenvolvimento de roteiros e projetos acolhido pelas maiores produtoras do país.

Com um projeto pronto para ser rodado, todos os componentes são mobilizados para auxiliá-lo no seu aprimoramento, incluindo um laboratório de desenvolvimento.

A fotografia, o som, a produção, a edição, o trabalho com o ator, a arte e a direção são estudadas e experimentadas, com o objetivo de investigar os melhores caminhos técnicos e artísticos para sua realização.

Essa fase de laboratório compõe cerca de 2/3 do semestre, quando então os filmes são rodados. Todas as aulas seguintes são dedicadas à pós-produção: edição, edição de som, foley, edição de diálogos, mixagem, correção de cor e também distribuição.

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



MUITO MAIS QUE UM CURSO

Na AIC você tem acesso a uma série de eventos e ações que foram desenvolvidas especialmente para colocá-lo em contato com o mercado e proporcionar uma experiência real em cinema.

Por que Fazer?

• É um dos melhores cursos de formação em cinema do Brasil, com sólida reputação no mercado
• Faça diversos filmes ao longo do curso
• Grave em sets reais e produza seus filmes e de seus colegas de turma
• Aprenda na prática os fundamentos da narrativa cinematográfica
• Produza com tecnologia digital
• Crie em diversos gêneros de ficção, e também em outras linguagens, como documentário
• Aprenda com alguns dos melhores profissionais de cinema do país
• Tenha aulas especiais com premiados cineastas nacionais e internacionais
• Desenvolva sua própria linguagem e visão como cineasta
• Apresente seus filmes em mostras e festivais
• Faça parte da comunidade de profissionais de cinema

Como é o mercado?

Para se tornar um Diretor Cinematográfico, além do estudo, é necessário desenvolver experiência profissional na área, assumindo funções e projetos gradativamente maiores e mais complexos ao longo da carreira.

O mercado audiovisual brasileiro está cada vez mais exigente e busca por profissionais que conheçam a fundo as diversas funções e processos cinematográficos. Pessoas comunicativas, com ampla bagagem cultural, que têm em mente que a colocação profissional é consequência de muito estudo e aplicação. Na AIC você tem oportunidade de construir um portfólio, explorar linguagens artísticas, apurar as qualificações técnicas e acessar as diversas possibilidades de inserção no mercado.

VEJA A OPINIÃO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento