14ª Mostra Ecofalante exibe o melhor do cinema socioambiental com destaque para filmes de alunas da AIC
Festival internacional traz 125 filmes de 33 países e duas exibições especiais no estúdio da AIC
A 14ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante evento da América do Sul voltado ao cinema socioambiental, acontece entre os dias 29 de maio e 11 de junho de 2025, com entrada gratuita. Ao todo, serão 125 filmes de 33 países, exibidos em uma programação que inclui debates, encontros com realizadores e sessões especiais.
A representatividade feminina marca presença forte nesta edição: 62,4% dos filmes foram dirigidos por mulheres.
Filmes de alunas da AIC se destacam na programação
Dois filmes realizados por alunas da Academia Internacional de Cinema (AIC) integram a seleção oficial da Mostra:
Minha Câmera é Minha Flecha, dirigido por Natália Tupi, aluna do curso Filmworks, participa do programa Sessões Especiais Nacionais. O documentário acompanha a trajetória de Richard Wera Mirim, jovem comunicador do povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, na zona urbana de São Paulo. A obra mostra como o audiovisual se torna uma poderosa ferramenta de luta e resistência para os povos originários, transformando a câmera em uma “flecha” simbólica.
Na Ponta do Laço, curta de Carolina Huertas, ex-aluna do curso de Roteiro, integra o Concurso Curta Ecofalante. O filme narra a história de Lora, uma jovem bailarina negra, que revisita sua identidade através da relação com a avó Dora. Uma obra sensível sobre ancestralidade, racismo e autoafirmação através da arte.
Sessões especiais na AIC
A AIC também será um dos pontos de exibição da Mostra, com duas sessões especiais seguidas de debate com os diretores, no estúdio da escola:
- O Bixiga é Nosso! – 29 de maio às 14h30 – seguido de bate-papo com o diretor Rubens Crispim Jr.
O documentário retrata a resistência da comunidade do Bixiga diante das ameaças ao seu patrimônio histórico e cultural. Com a descoberta de vestígios do primeiro quilombo urbano do estado durante as obras do metrô, moradores e aliados lutam contra o apagamento de sua memória afrodescendente.
- Animal – 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) às 14h30 – com a presença do diretor francês Cyril Dion, um dos principais nomes do cinema ambiental contemporâneo (foto destaque).
O filme Animal acompanha a jornada de dois jovens ativistas, Bella e Vipulan, que, diante das ameaças da crise climática e da sexta extinção em massa, buscam compreender a conexão entre humanidade e natureza.
Panorama internacional e homenagens
A Mostra abre com o documentário inédito “O Efeito Casa Branca”, dirigido por Bonni Cohen, Jon Shenk e o brasileiro Pedro Kos, sobre os bastidores da política climática nos EUA.
Entre os destaques internacionais estão produções premiadas como:
- Favoriten (Ruth Beckermann, Áustria)
- Yintah (Jennifer Wickham, Brenda Michell, Michael Toledano, Canadá)
- Neve Negra (Alina Simone, EUA/Dinamarca)
- Democracia Noir (Connie Field, Hungria)
- Made in Ethiopia (Xinyan Yu e Max Duncan, Festival de Tribeca)
A Mostra também celebra os 80 anos do cineasta Hermano Penna, com sessões especiais de “Sargento Getúlio” e outros clássicos.
Debates e programas temáticos
A programação está organizada em seis eixos temáticos: Ativismo, Contaminação, Economia & Clima, Migração, Povos & Lugares e Povos Originários. Os filmes são seguidos de debates com especialistas, em um verdadeiro mergulho nas questões urgentes do nosso tempo.
Mais destaques da programação
- “Feitos de Plástico”: sobre microplásticos no corpo humano
- “Nossa Terra, Nossa Liberdade”: resistência africana ao colonialismo
- “Memória Implacável” e “Desterrar”: violações contra povos originários
- “Slumlord Millionaire”: gentrificação em Nova York
- “O Jogo da Mente”: IA e o futuro da humanidade
Serviço
14ª Mostra Ecofalante de Cinema
De 29 de maio a 11 de junho de 2025
Entrada gratuita
Mais informações: www.ecofalante.org.br
* Crédito Foto Destaque: filme Animal do Diretor Cyril Dion | CAPA Studio_Bright Bright Bright_UGC Images_Orange Studio