Academia Internacional de Cinema (AIC)

14ª Mostra Ecofalante exibe o melhor do cinema socioambiental com destaque para filmes de alunas da AIC

Festival internacional traz 125 filmes de 33 países e duas exibições especiais no estúdio da AIC 

A 14ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante evento da América do Sul voltado ao cinema socioambiental, acontece entre os dias 29 de maio e 11 de junho de 2025, com entrada gratuita. Ao todo, serão 125 filmes de 33 países, exibidos em uma programação que inclui debates, encontros com realizadores e sessões especiais. 

A representatividade feminina marca presença forte nesta edição: 62,4% dos filmes foram dirigidos por mulheres. 

Filmes de alunas da AIC se destacam na programação 

Dois filmes realizados por alunas da Academia Internacional de Cinema (AIC) integram a seleção oficial da Mostra: 

Minha Câmera é Minha Flecha, dirigido por Natália Tupi, aluna do curso Filmworks, participa do programa Sessões Especiais Nacionais. O documentário acompanha a trajetória de Richard Wera Mirim, jovem comunicador do povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, na zona urbana de São Paulo. A obra mostra como o audiovisual se torna uma poderosa ferramenta de luta e resistência para os povos originários, transformando a câmera em uma “flecha” simbólica. 

Na Ponta do Laço, curta de Carolina Huertas, ex-aluna do curso de Roteiro, integra o Concurso Curta Ecofalante. O filme narra a história de Lora, uma jovem bailarina negra, que revisita sua identidade através da relação com a avó Dora. Uma obra sensível sobre ancestralidade, racismo e autoafirmação através da arte. 

Sessões especiais na AIC 

A AIC também será um dos pontos de exibição da Mostra, com duas sessões especiais seguidas de debate com os diretores, no estúdio da escola: 

O documentário retrata a resistência da comunidade do Bixiga diante das ameaças ao seu patrimônio histórico e cultural. Com a descoberta de vestígios do primeiro quilombo urbano do estado durante as obras do metrô, moradores e aliados lutam contra o apagamento de sua memória afrodescendente.

O filme Animal acompanha a jornada de dois jovens ativistas, Bella e Vipulan, que, diante das ameaças da crise climática e da sexta extinção em massa, buscam compreender a conexão entre humanidade e natureza. 

Panorama internacional e homenagens 

A Mostra abre com o documentário inédito “O Efeito Casa Branca”, dirigido por Bonni Cohen, Jon Shenk e o brasileiro Pedro Kos, sobre os bastidores da política climática nos EUA. 

Entre os destaques internacionais estão produções premiadas como: 

A Mostra também celebra os 80 anos do cineasta Hermano Penna, com sessões especiais de “Sargento Getúlio” e outros clássicos. 

Debates e programas temáticos 

A programação está organizada em seis eixos temáticos: Ativismo, Contaminação, Economia & Clima, Migração, Povos & Lugares e Povos Originários. Os filmes são seguidos de debates com especialistas, em um verdadeiro mergulho nas questões urgentes do nosso tempo. 

Mais destaques da programação 

Serviço 

14ª Mostra Ecofalante de Cinema
De 29 de maio a 11 de junho de 2025
Entrada gratuita
Mais informações: www.ecofalante.org.br 

* Crédito Foto Destaque: filme Animal do Diretor Cyril Dion | CAPA Studio_Bright Bright Bright_UGC Images_Orange Studio

Sair da versão mobile