Wagner Moura, na AICRJ, no próximo dia 16

Wagner Moura dispensa apresentações. Que tal conversar de pertinho com o eterno Capitão Nascimento? Além do célebre personagem, Wagner Moura viveu recentemente Pablo Escobar na série Narcos, do Netflix, e já esteve na pele de tantos outros personagens marcantes. Como esquecer Naldinho de “Cidade Baixa” ou Boca de “Ó Paí, Ó”? No próximo dia 16 (quinta-feira), Wagner Moura estará na AIC do Rio de Janeiro para conversar com fãs e convidados, contar curiosidades de sua carreira e responder a perguntas do público. O bate-papo acontece após a exibição do filme “Cidade Baixa” (Dir. Sergio Machado).

narcos, wagner moura, netflix
Em Narcos, 20 quilos mais gordo para interpretar Pablo Escobar. Foto: Divulgação

A programação faz parte da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da escola de cinema.

Para participar do evento inscreva-se aqui

Pablo Escobar e Narcos

Alvo de críticas por sua interpretação em Narcos, Wagner Moura não se abala. Em matéria do Estadão diz: “Estou muito orgulhoso da série. Fiz o que pude para retratar o personagem da melhor maneira possível”. Prova de que as críticas são infundadas é o faturamento da Netflix que assegura que a série impulsionou a receita. A empresa de streaming registrou um lucro líquido de 51 milhões de dólares só no terceiro trimestre de 2016.

Exibição de Cidade Baixa

cidade baixa, wagner moura
Cartaz de Cidade Baixa, exibido dia 16/2 no estúdio da AIC.

Sem os holofotes milionários do Netflix, mas premiado em Cannes em 2005, “Cidade Baixa” rendeu excelentes críticas quando foi lançado. Wagner Moura contracena com Alice Braga e Lázaro Ramos. A história é sobre dois rapazes que dividem um barco de carga a vapor em Salvador e dão carona a uma sensual prostituta, com quem ambos se relacionam. A atração física se transforma em violenta paixão, o que abala os alicerces da amizade.

O filme será exibido no estúdio da AIC, às 17h30. O bate-papo com o ator começa às 19h30, depois da exibição.

Mais sobre Wagner Moura

Nascido no sertão da Bahia, Wagner Moura mudou-se para Salvador ainda pequeno e começou a fazer teatro na escola. Jornalista de formação sua primeira aparição no cinema foi no longa “Sabor da Paixão”, com Murilo Benício e Penélope Cruz. Logo depois trabalhou em “Abril Despedaçado”, de Walter Salles.

Em 2003, estourou no filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues, ao lado de Antonio Fagundes, e em seguida atuou em “Carandiru”, de Hector Babenco.

Depois de uma passagem pelas novelas da Rede Globo, voltou para o Cinema em 2007, com a comédia “Ó Pai, Ó”, de Monique Gardemberg, e “Tropa de Elite”, vencedor do Urso de Ouro como Melhor Filme no Festival de Berlim. Em 2010 vive novamente o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite 2” e em 2012 atua em “Vips”  (Toniko Melo). Nesse semestre irá rodas o seu primeiro longa como diretor, em um filme sobre Marighella.

A Semana de Orientação

Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Wagner Moura, conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Marina Person, José Luiz Villamarim, Beto Brant, Marçal Aquino e Emilia Silveira. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.

Para participar, faça sua inscrição aqui.

SERVIÇO:

Wagner Moura na AICRJ
Dia 16/02
17h30: Exibição de “Cidade Baixa” (Dir. Sergio Machado)
19h30: Bate-Papo com o ator
Rua Martins Ferreira, 77. Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.