Semana de Orientação 2018

A Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) chega (com muito orgulho!) a sua 13ª edição. O evento mais aguardado da escola acontece na semana do dia 19 de fevereiro e traz para o debate grandes nomes do cinema nacional.

Que tal ouvir sobre uma das produções nacionais mais bem recebidas pela crítica no ano passado? “Bingo, o Rei das Manhãs” será exibido no estúdio da AIC e o diretor Daniel Rezende responde às perguntas dos convidados.

As cineastas Tata Amaral e Mini Kerti representam o audiovisual feito pelas mulheres e trazem episódios das suas séries “Causando na Rua” e “Sob Pressão” e discutem sobre o formato que mais cresce no país.

O diretor Pedro Freire, famoso por suas incursões no cinema e na TV Globo e a atriz Isadora Ferrite, que atualmente está na novela “Deus Salve o Rei”, trazem o universo do teatro, cinema e TV e falam sobre direção de atores e atuação.

A atriz, escritora, produtora e roteirista Vanessa Prieto, que atuou em “Falsa Loura” de Carlos Reichenbach e na série “Zé do Caixão”, contracenando com Matheus Nachtergaele, fala sobre direção de atores, atuação e elementos da construção da cena.

Vale lembrar que o evento, aberto ao púbico e gratuito, abre o ano letivo da escola e acontece nas duas unidades: São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça os convidados já confirmados e faça hoje mesmo a sua pré-inscrição.

 

Agenda São Paulo  |  Agenda Rio de Janeiro  | Conheça os Palestrantes

 


Agenda de São Paulo

Bingo – O Rei das Manhãs – Direção: Daniel Rezende

Terça, 20/02 – Tata Amaral

17h30 exibição de episódios da série “Causando na Rua”
19h30 bate-papo com a diretora

ESGOTADO – Quarta, 21/02 – Daniel Rezende

17h30 exibição de “Bingo – O Rei das Manhãs”
19h30 bate-papo com o diretor

Quinta, 22/02 – Vanessa Prieto

19h30 bate-papo sobre Atuação e Elementos de Cena

 

Pré-inscrição: Semana de Orientação 2018 - São Paulo

Faça a sua pré-inscrição e chegue com antecedência para garantir seu lugar. *A pré-inscrição não garante a participação. Os pré-inscritos recebem senha especial e acessam a sala prioritariamente, em caso de lotação máxima, a prioridade é dos pré-inscritos que chegaram antecipadamente. Após o início é liberada a entrada de interessados que não se inscreveram no evento. Pré-inscritos que chegarem após o início do evento perdem a prioridade no acesso.

 

Agenda Rio de Janeiro

Série “Sob Pressão” – Codireção de Mini Kerti e Andrucha Waddignton

Segunda, 19/02 – Mini Kerti

17h30 exibição de episódios da série “Sob Pressão”
19h30 – Bate-papo com a diretora

Terça, 20/02 – Isadora Ferrite e Pedro Freire

19h30 – Bate-papo sobre direção de atores e atuação

ESGOTADO – Quinta, 22/02 – Daniel Rezende

17h30 exibição de “Bingo – O Rei das Manhãs”
19h30 bate-papo com o diretor

 

Pré-inscrição: Semana de Orientação 2018 - Rio de Janeiro

Faça a sua pré-inscrição e chegue com antecedência para garantir seu lugar. *A pré-inscrição não garante a participação. Os pré-inscritos recebem senha especial e acessam a sala prioritariamente, em caso de lotação máxima, a prioridade é dos pré-inscritos que chegaram antecipadamente. Após o início é liberada a entrada de interessados que não se inscreveram no evento. Pré-inscritos que chegarem após o início do evento perdem a prioridade no acesso.

 

Conheça os Palestrantes

Daniel Rezende

bio_daniel rezendeUm dos montadores mais reconhecidos do cinema brasileiro, com mais de 15 filmes no currículo. Indicado ao Oscar de Melhor Montagem por seu trabalho em “Cidade de Deus” e responsável pela edição de grandes títulos como: “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Tropa de Elite” (1 e 2). Estreou sua carreira como diretor ano passado com o longa “Bingo – O Rei das Manhãs”, filme aclamado pela crítica: “o filme mais excitante, exuberante, atrevido e original feito por um cineasta brasileiro desde que Cidade de Deus foi lançado, quinze anos atrás”, diz a jornalista Isabela Boscov da Revista Veja. Ele também compõe a equipe da nova série do Netflix – “O Mecanismo”, que estreia em março, sobre a operação Lava Jato.

Tata Amaral

Umas das diretoras mais importantes e premiadas da atualidade. Em 1997 estreou com o longa “Um Céu de Estrelas”, um dos três filmes nacionais mais importantes da década passada. Seu terceiro longa, “Antônia”, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo, com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao International Emmy Awards. Em 2013, lançou o longa “Hoje”, eleito Melhor Filme pelo júri e pela crítica no 44º Festival de Brasília, além de prêmio de Melhor Roteiro, Atriz, Fotografia e Direção de Arte.

 

 

Mini Kerti

Mini KertiSócia da Conspiração Filmes, a diretora esteve à frente de dezenas de comerciais de grandes marcas e já fez videoclips de artistas como Daniela Mercury e MV Bill. Seu primeiro longa, “Muitos Homens num Só”, protagonizado por Alice Braga e Vladmir Brichta – ganhou dez prêmios no Cine PE, incluindo o de melhor direção. Atualmente codirige, ao lado de Andrucha Waddignton, a série “Sob Pressão”, sucesso de crítica e audiência da Rede Globo, prepara uma série documental para HBO sobre o músico Jorge Mautner (“Kaos em Ação”) e ainda o documentário “Refavela”, que acompanha a turnê de mesmo nome do cantor Gilberto Gil. Também dirige o programa “Superbonita”, da GNT, desde 2015.

 

Vanessa Prieto

Vanessa PrietoIndicada ao prêmio Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa-metragem “Falsa Loura” (2007), de Carlos Reichenbach, a atriz, produtora, roteirista e escritora também foi finalista ao prêmio Jabuti pelo livro infantil “O Silêncio em Apuros” (2016).  Também fez a série “Zé do Caixão” no canal Space, contracenando com Matheus Nachtergaele como Sarita Del Ciel e está na série “O homem da sua vida” no canal HBO, contracenando com Augusto Madeira, sob direção de Daniel Rezende e Fernando Coimbra. Na Rede Globo, fez o seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em 2007 como a noiva caipira de Eri Johnson e participou da novela “Pé na Jaca”.

 

Pedro Freire

Pedro FreireDiretor e roteirista de cinema, teatro e televisão. Foi roteirista e preparador de elenco do longa “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld, que ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio de 2015. Fez também a preparação de elenco para Marcelo Gomes, Eduardo Valente e Bernard Attal. Trabalhou como Assistente de Direção para Karim Aïnouz em “O Céu de Suely”, “Maré” de Lúcia Murat e como diretor de casting para Sérgio Machado e Jonathan Nossiter. Graduou-se em Direção Cinematográfica na Escola de Cinema de San Antonio de los Baños, em Cuba e estudou direção de atores, teatro e roteiro em Madrid. Escreveu e dirigiu 7 curtas-metragens que competiram em festivais internacionais, entre eles “O Teu Sorriso”, com Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha. Em TV, dirigiu as novelas “Meu Pedacinho de Chão”, sob a direção geral de Luiz Fernando Carvalho, e “Sete Vidas”, direção geral de Jayme Monjardim, entre vários outros programas.

Isadora Ferrite

Isadora FerriteA atriz e diretora, que atualmente está na novela “Deus Salve o Rei”, tem 22 anos de carreira e já fez cerca de 30 peças e algumas participações em cinema e televisão. Trabalhou com diretores como José Celso Martinez Corrêa, Roberto Lage, Elias Andreatto, Vladimir Capella, Marcio Vianna, entre outros. Acaba de voltar para o Rio de Janeiro depois de 3 anos em Madri e 15 em São Paulo. Seu último trabalho em teatro foi no espetáculo “Elza e Fred”, direção Elias Andreatto e suas últimas participações na televisão foram na novela “A Regra do Jogo” e na série da FOX “Nem Vem Que Não Tem”.

 

*Fotos Yuri Pinheiro, Alessandra Haro, Cadu Silva