Semana de Cinema e Mercado 2019

O mercado brasileiro de cinema está passando por mudanças profundas e há muito o que se discutir sobre isso. Com o tema “Mercado Audiovisual em Perspectiva”, a Academia Internacional de Cinema (AIC) recebe Sara Silveira, Carlos Eduardo Valinoti, Matheus Peçanha, Talita Arruda, André Ristum, Sylvia Palma e Thiago Dottori para ciclo de palestras e bate-papo. O evento (aberto e gratuito) será entre os dias 6 e 8 de agosto.

As palestras ocorrem nas duas unidades da escola, São Paulo e Rio de Janeiro, sempre às 19h30. Confira abaixo a agenda de cada cidade, faça sua pré-inscrição através do formulário e compareça com antecedência para garantir seu lugar. A participação é sujeita à lotação. O evento é aberto e gratuito.

 


Rio de Janeiro

 

Terça-feira, 6 de agosto de 2019 às 19h30
Carlos Eduardo Valinoti e Matheus Peçanha

 

Carlos Eduardo Valinoti: produtor formado em Cinema pela PUC-Rio e com formação executiva no Reino Unido. Com dez anos de carreira, tem experiência ema produção para TV, publicidade, documentários, curtas e longas-metragens. Passou por diversas produtoras importantes no Rio de Janeiro. Foi produtor executivo de filmes premiados como “Favela Gay” (2014), de Rodrigo Felha, e “Fala Comigo” (2017), de Felipe Sholl, ambos premiados no Festival do Rio. Foi coordenador de produção de “O Grande Circo Místico” (2018), Hors Concours do Festival de Cannes, e também produtor executivo de “Sem Seu Sangue”, de Alice Furtado, Quinzena dos Realizadores (2019). Seus últimos trabalhos são “Los Abismos”, da diretora premiada argentina Agustina San Martín e a série “Gilda”, de Gustavo Pizzi, ambos em pós-produção.

Matheus Peçanha: produtor audiovisual graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, com passagem pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Trabalhou como coordenador de projetos na Bananeira Filmes, tendo participado da equipe de projetos como “Mate-me Por Favor” (2015), “O Filme da Minha Vida” (2017) e “Zama” (2017). Em 2014, fundou a produtora audiovisual Estúdio Giz, onde produziu o longa “Sem Seu Sangue” (2019, Quinzena dos Realizadores – Cannes). Na Estúdio Giz, atua na parte de Planejamento e Produção.

 

Quarta-feira, 7 de agosto de 2019 às 19h30
Sylvia Palma

Sylvia Palma: roteirista na área de TV, cinema e outras mídias, jornalista e diretora de documentários. Trabalhou nas principais emissoras do país. Mestre em Teledramaturgia/UERJ. Especialização em roteiros de séries, teledramaturgia e documentários. Foi roteirista dos documentários: “Angel Vianna”, “Top Model”, “Caminho das Pedras”; das séries: “A Lei e o Crime”, “A Dona da Banca”, “Pigmaleão do Brejo”, entre outras. É vice-presidente da ABRA, Associação dos Roteiristas. Secretária Geral da GEDAR – Gestão de Direitos Autorais dos Autores Roteiristas. Parecerista do Minc/ Filma Brasil/ FAC e Netlab. Coordenadora de Conteúdo do CANAL FUTURA/ Fundação Roberto Marinho.

 

Quinta-feira, 8 de agosto de 2019 às 19h30
Talita Arruda

Talita Arruda: atua nas áreas de curadoria, distribuição, programação e exibição de filmes nacionais há dez anos. Trabalhou na aquisição de conteúdos nacionais na agregadora Synapse Brasil, coordenou o Porta Curtas e esteve à frente do “A Vida é Curta!”, programa semanal exibido pelo Canal Curta!. Desde 2016, coordena a Sessão Vitrine Petrobras, projeto de lançamento coletivo da distribuidora Vitrine Filmes.

 

 

 

 

Para para participar, preencha o formulário:

 

 


 AIC – Academia Internacional de Cinema – Rio de Janeiro
Rua Martins Ferreira, 77, Botafogo
Tel. 21 3958-8775


São Paulo

 

Terça-feira, 6 de agosto de 2019 às 19h30
Bruno Beauchamps

Bruno Beauchamps: produtor, sócio da Pagu Pictures, distribuidora de filmes. Foi fundador e CEO do primeiro site de crossfunding do Brasil, o Sibite, que levantou 2 mil projetos de vários setores.

A primeira vez que pisou num set de cinema tinha apenas 11 anos, acompanhado de seu pai, Marc, presidente da distribuidora Lumiére Latin America. Aos quinze anos foi estagiário no filme Madame Satã, de Karin Ainüz, onde passou pelos departamentos de arte, som, câmera, direção e distribuição.

Foi assistente de direção nos longas “Casseta e Planeta, o Roubo da Taça” e “Lula, o filho do Brasil”.  Produziu oito curta metragens, quatro videoclipes e dois documentários.

 

 

 

Quarta-feira, 7 de agosto de 2019 às 19h30
Thiago Dottori

  

Thiago Dottori: roteirista de cinema e TV. Escreveu episódios das séries “Antônia” (TV Globo), “Destino: São Paulo” (HBO), “Desencontros” (Sony) e “Entre o Céu e a Terra” (TV Brasil). É um dos criadores de “Pedro e Bianca” (TV Cultura), vencedora do Emmy Kids Awards e do Prix-Jeneusse como melhor série Infantojuvenil. Escreveu com Contardo Calligaris todos os episódios das quatro temporadas de “Psi” (HBO), indicada ao Emmy International Awards nas categorias Melhor Série Dramática, Melhor Ator e Melhor Atriz. Atualmente, escreve para a TV Globo, onde é coautor das séries “Segredos de Justiça” e “Pais de Primeira”. No cinema é roteirista de “Vips”, “Trago Comigo”, “La Vingança”. É o roteirista de “Laços”, primeiro live-action da Turma da Mônica.

Thiago foi presidente da AC (Autores de Cinema), e um dos articuladores da união da AC com a AR, que resultou na ABRA, da qual foi vice-presidente e atualmente faz parte do conselho. É também um dos fundadores e atual vice-presidente da GEDAR, entidade focada no reconhecimento e cobrança dos Direitos Autorais dos autores-roteiristas.

 

Quinta-feira, 8 de agosto de 2019 às 19h30
Sara Silveira

É uma das mais importantes produtoras de filmes no país. Em 91 fundou a Dezenove Som e Imagens, junto ao cineasta Carlos Reichenbach.

Produziu importantes e premiadas obras do cinema nacional: “Alma Corsária” (1993), “Bicho de Sete Cabeças” (2000), “Durval Discos” (2003), “Cinema Aspirinas e Urubus” (2005).

Entre seus mais recentes filmes produzidos estão: “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra,  “Vazante”, de Daniela Thomas, “Pela Janela”, de Caroline Leone, “Mãe só há uma”, de Anna Muylaert, “Os Amigos”, de Lina Chamie, “Avanti Popolo”, “O que se move”, “Trabalhar Cansa”, entre outros.

Teve participação como jurada da seleção Carte Blanche do 67º Festival de Locarno, como presidente do júri da sessão Horizontes Latinos da 62ª edição do Festival de San Sebastian e fez parte da comissão de jurados da Convocatória do Premio Nacional de Largometrajes, da Cinemateca Distrital – Gerencia de Artes Audiovisuales del Programa Distrital de Estímulos de Bogotá em 2018.

Para se inscrever, preencha o formulário:


AIC – Academia Internacional de Cinema – São Paulo
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília
Tel. 11 3660-7883


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos