Professores e ex-aluna na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

abertura mostra sp
Auditório Ibirapuera – abertura da 42ª Mostra Internacional de Cinema/São Paulo. Foto: Natali Hernandes

Começou ontem a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontecerá até o dia 31 de outubro.  Ao longo de duas semanas serão exibidos 336 filmes em diversos endereços da capital paulista, entre cinemas, espaços culturais e museus, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre. Dentre os títulos selecionados estão Los Silencios, de Beatriz Seigner, ex-aluna da Academia Internacional de Cinema, Domingo, de Felipe Barbosa e Clara Linhart, professora do curso de Assistência de Direção da AIC-RJ, Mormaço, de Marina Meliande, professora do Filmworks da AIC-RJ e Uma Vida em Segredo, que conta com a montagem da professora Verónica Sáenz e a professora Sabrina Greve no elenco.

A 42ª Mostra é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.

Los Silencios, que está na Mostra Brasil, narra a história de Amparo (Marleyda Soto), que tem que lidar com o desaparecimento do marido (Enrique Diaz), enquanto espera seus documentos para passar pela fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, fugindo dos conflitos armados na região.

O filme será exibido no dia 26/10, às 19h30 na Reserva Cultural, sala 1; no dia 27/10, às 22h10, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3 e; dia 29/10, às 15h45, no Cinearte Petrobrás 1.

O filme Mormaço, que também está na Mostra Brasil, é sobre uma jovem advogada carioca, Ana (Marina Provenzzano), que trabalha para proteger uma comunidade ameaçada pela construção do Parque Olímpico. Mas, coisas estranhas passam a acontecer na cidade, que enfrenta o verão mais quente da história, e também no corpo de Ana, que é invadido por manchas misteriosas.

As exibições serão nos dias 26/10, às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1; 27/10, às 14h00, no Cinearte Pretrobrás 1 e; 29/10, às 15h10, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3.

Domingo, que será exibido na Perspectiva Internacional, acompanha as reações de uma família burguesa do interior gaúcho no dia 1º de janeiro de 2003, quando o Brasil vivia a histórica posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante esse encontro familiar, muitas verdades ficam prestes a vir à tona e o mal-estar entre os presentes fica evidente.

O filme será exibido no dia 29/10, às 21h20, no Cine Caixa Belas Artes – sala 1; dia 30/10, às 16h40, no Instituto Moreira Salles; dia 31/10, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema, Sala1 – Augusta.

Uma Vida em Silencio, está na mostra Apresentação Especial e conta a história de Biela, uma jovem que mora em uma fazenda. Quando seu pai morre, a garota fica sozinha e passa a morar com os primos na cidade que, embora seja pequena e interiorana, é uma realidade muito diversa da que Biela conhece. Seus tios fazem de tudo para integrar a sobrinha à família e à sociedade, mas ela não consegue.

Dirigido por Suzana Amaral, o filme será exibido no dia 25/10 no vão livre do Masp.

II Fórum Mostra Internacional

Além de exibições de filmes, estão programados uma série de debates no II Fórum Mostra Internacional sobre as lógicas mercadológica e artística do cinema, de 24 a 26 de outubro, no Espaço Itaú Cultural.  Dentre alguns convidados para as mesas de debate estão Dráuzio Varella, homenageado com o Prêmio Humanidade nesta 42ª Mostra, o diretor Nicolas Champeaux (de O Estado Contra Mandela e os Outros), o produtor Rodrigo Teixeira (da RT Features) e os diretores e roteiristas Jorge Furtado (de Rasga Coração) e Roberto Gervitz (de Feliz Ano Velho). A entrada para os debates é gratuita, e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos