Pedro Freire e Isadora Ferrite falam sobre direção de atores e atuação

pedro freire e isadora ferriteO segundo dia de palestras da 13ª edição da Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro contou com a participação do diretor e roteirista Pedro Freire e a atriz e diretora Isadora Ferrite. Direção de Atores e atuação foram os temas centrais da conversa.

Isadora, que atualmente está na novela “Deus Salve o Rei”, ressaltou a importância de o ator valorizar a história como um todo e não pensar apenas no personagem. “A partir do entendimento da história que o ator deve começar a criar o personagem que melhor conta aquela história”.

Pedro completou dizendo que quem pretendem trabalhar com cinema, seja em frente ou por trás das câmeras, precisa primeiro se tornar um cinéfilo. Para os atores de plantão a dica foi sobre a necessidade de entender um pouco sobre o que o restante da equipe faz. “Entender sobre planos e lentes é muito importante para o ator de cinema. Quando o ator, antes de entrar em cena, me pergunta que plano irei fazer ou que lente estou usando, me deixa muito empolgado, pois sei que estou trabalhando com um ator que entende de cinema, de atuação de cinema, que é muito específica”.

Deixe seu e-mail e Receba…

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos nos cursos da AIC





As diferenças sobre a atuação de teatro, TV e cinema também foram um tópico bem debatido. “Existe uma enorme diferença entre a linguagem cinematográfica, a televisiva e a teatral. Isso interfere diretamente na maneira como ator realiza seu trabalho. No teatro, você comunica tudo o tempo inteiro. Na televisão e no cinema, há uma série de outros fatores que comunicam. Somente quando você entende as sutilezas de cada veículo é possível dosar sua interpretação”, defenderam.

Além da palestra de Pedro e Isadora no Rio de Janeiro, a atriz, produtora e roteirista Vanessa Prieto abordará o tema atuação em sua palestra amanhã (22) em São Paulo. Hoje (21) acontece a palestra de Daniel Rezende em São Paulo. Confira a programação completa aqui.

Vale lembrar que o evento é aberto ao púbico e gratuito e abre o ano letivo da escola.

*Fotos Ivanildo Carmo


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos