O som do samba: professor da AIC assina trilha e desenho sonoro de filme selecionado em Cannes
A batida do Carnaval carioca ganhou novos contornos em Samba Infinito, curta-metragem selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2025. Mas por trás da folia, há um universo sonoro cuidadosamente construído — e é aí que entra o trabalho do professor da AIC Fabio Carneiro, responsável pela trilha sonora original e pelo desenho de som do filme.
Reconhecido por transformar o som em personagem narrativo, Fabio contou para a AIC sobre os bastidores de sua criação:
“No processo de desenho de som e composição da trilha sonora do Samba, eu tentei ao máximo explorar as sonoridades urbanas do samba, as texturas carnavalescas e as memórias afetivas de uma cidade em frenesi. Foi uma honra, além de compor a trilha original, trabalhar na produção musical de uma versão diegética de uma música do Gil. Para esse processo, levei 14 musicistas para o estúdio, onde pudemos potencializar ao máximo a própria música do filme.”
Essa busca por uma sonoridade viva, pulsante e ao mesmo tempo íntima é marca registrada do artista. Com mais de duas décadas de experiência no audiovisual, Fabio acumula mais de 100 longas e 200 curtas no currículo, além de 11 prêmios nacionais e internacionais, como dois Kikitos no Festival de Gramado — incluindo o mais recente, em 2024, por melhor trilha sonora com Ponto e Vírgula.
Entre seus trabalhos mais emblemáticos estão Democracia em Vertigem (indicado ao Oscar 2020) e colaborações com gigantes como Netflix, HBO, Disney Channel, Globoplay, além de diretores como Petra Costa, Domingos de Oliveira e Sandra Kogut.
Sua filosofia de criação parte da escuta profunda: “Cada filme tem sua própria respiração, um ritmo íntimo, quase secreto, que precisa ser descoberto e traduzido em texturas, silêncios e atmosferas.”
Além da docência, Fabio é cofundador do estúdio Vortex, com o produtor musical Zeo Guinle, no Rio de Janeiro — um complexo sonoro com mixagem Dolby Atmos voltado para produção de áudio para cinema, TV e streaming.
O filme também conta com o professor Renan Brandão como produtor e diretor assistente. Leia a matéria completa aqui.