Noite de Kino, Mostra Programação em Curso e Making Of do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Já pensou realizar um curta-metragem em 48 horas? Essa é a proposta da Noite de Kino, uma gincana audiovisual realizada em parceria com escolas de cinema do estado de São Paulo, que faz parte da programação especial da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Com a orientação do diretor e roteirista Fabio Montanari, professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), um grupo de até 6 alunos realizam um filme de 3 minutos. A temática é proposta pelo próprio Festival.

A gincana começa amanhã e termina com a exibição do filme na segunda, dia 27/09, na cinemateca de São Paulo. Confira aqui o filme feito na edição passada do Festival.

A presença dos alunos da AIC já é uma tradição. Além da Noite de Kino, os alunos também participam de outras duas atividades paralelas: a Programação em Curso e a filmagem e a edição do Making Of do Festival.

Mostra de Curtas do Festival na AIC – Programação em Curso

A Programação em Curso é uma mostra paralela do Festival de Curtas de São Paulo que acontece dentro da AIC e conta com a curadoria dos alunos da escola. As exibições dos filmes selecionados acontecem no próximo dia 29 (quarta-feira), às 19h30 e são seguidas de debate com algumas das diretoras.

A sessão, intitulada de “Outras Vozes”, tem o foco voltado a assuntos relevantes e temas urgentes. As alunas responsáveis pela curadoria são: Sara Soares, Cíntia Molter, Andressa Ribeiro, Eva Moreira, Rafaela Scaff, Letícia Yabá e Érica Pierre.

“A seleção foi feita pensando no contexto social que o país atravessa, principalmente ligados a questões estruturais que ainda não receberam a devida atenção e/ou que nunca tiveram reparação. Todos os filmes são de realizadoras e trazem a mulher como protagonista de sua percepção sobre o mundo, possibilitando uma diversidade de experiências e realidades”, contam as alunas curadoras.

Juliana Salazar, coordenadora de produção da AIC, diz que a proposta é desenvolver a atividade curatorial, que consiste em escolher os filmes a partir dos curtas selecionados para a Mostra Brasil. “A ideia não é só pensar nos melhores filmes, mas como eles se articulam entre si. Ou seja, além das alunas escolherem os filmes, elas decidem a ordem que as obras serão exibidas, que pode ser a partir de um tema ou um estilo. Para isso elas assistiram a 53 curtas e escolheram seis obras”.

Ao final da sessão as diretoras Pâmela Peregrino, Dedê Maia e Nara Normande – vencedora do prêmio de Melhor Curta no Festival de Gramado, participarão de um debate com os convidados. O bate-papo será mediado pela diretora Lina Chamie. 

Os filmes selecionados em ordem de exibição são:

  • XINÃ BENA, dirigido por Dedê Maia e Sebastião Fonseca
  • GUAXUMA, dirigido por Nara Normande
  • NOME DE BATISMO – ALICE, dirigido por Tila Chitunda
  • CATADORA DE GENTE, dirigido por Mirela Kruel
  • ÒPÁRÁ DE ÒSÙN: QUANDO TUDO NASCE, dirigido por Pâmela Peregrino
  • PERIPATÉTICO, dirigido pela ex-aluna da AIC – Jessica Queiroz

Além das atividades paralelas, alunos e professores da AIC participam do Festival. Confira aqui os filmes.

SERVIÇO

Mostra de Curtas do Festival na AIC – Programação em Curso
Dia 29/08/2018 às 19h30
Na Academia Internacional de Cinema de São Paulo
Rua Gabriel dos Santos, 142, Higienópolis
Fone (11) 36607883


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos