Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: entenda mais sobre!

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um evento anual, um dos mais importantes para os cineastas e apreciadores da Sétima Arte no Brasil. Sua programação promove produções do cinema brasileiro e internacional.

Atualmente, está na sua 43ª edição, e muitas atrações já foram confirmadas. Como de costume, a Mostra antecipa alguns títulos que provavelmente serão sucesso em 2019 e 2020, além de exibir e comentar o que de melhor foi produzido no ano.

Quer saber um pouco mais sobre esse importante episódio anual do Cinema no Brasil? Leia este artigo até o fim e entenda o que é a Mostra Internacional, como foi criada, quais são as atrações deste ano.

O que é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo?

Um dos mais importantes festivais cinematográficos do país, a Mostra Internacional de São Paulo acontece anualmente na maior cidade brasileira. Como outros eventos de mesmo porte, reúne artistas do mundo todo, assim como suas produções.

Em sua programação encontramos palestras, master classes, mesas de debate sobre cinema, além da exibição de filmes (alguns ainda inéditos). O resultado dessa mescla é a interação artística anual de centenas de profissionais da cadeia produtiva do Cinema.

Para artistas desse segmento, entender o modo de fazer cinematográfico de outras cidades, estados e países é uma enorme fonte de estímulo e inspiração, além de uma oportunidade de fazer networking.

As entidades responsáveis pela organização da mostra são a Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC) e a Federação Internacional da Associação dos Produtores de Filmes (FIAPF). Elas realizam o evento anualmente sem fins lucrativos.

Como essa mostra foi criada?

O responsável pelo que viria a ser a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é o crítico Leon Cakoff. O profissional é de origem armênia, e chegou ao Brasil em 1957, aos 9 anos.

Cakoff já havia trabalhado escrevendo críticas, sinopses e resenhas para diversos jornais quando começou a se dedicar a uma nova função no MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Lá, depois de algum tempo, passou a organizar encontros e exibições de filmes estrangeiros.

Essa iniciativa começou nos anos 70 e obteve retorno imediato, recebendo cada vez mais títulos, convidados e público em geral. Em 1977, ano em que o MASP completou 3 décadas de existência, Cakoff aproveitou para batizar seu festival com o nome que leva até hoje.

Ao longo dos seus 43 anos, a mostra já recebeu nomes internacionais de peso, como os diretores Quentin Tarantino, Wim Wenders, Pedro Almodóvar, Alan Parker, o ator americano Dennis Hopper e a atriz italiana Claudia Cardinale, além estrelas do cinema nacional.

Quais são as atrações da edição de 2019?

A edição de 2019 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de número 43, acontece entre os dias 17 e 30 de outubro. As atrações deste ano demoraram mais que o normal para serem confirmadas, mas foram surgindo aos poucos na página do evento no Facebook:

  • o filme Dois Papas, do diretor Fernando Meirelles fará o fechamento da mostra, e tem nomes como Anthony Hopkins entre os papeis principais;
  • A Vida Invisível, de Karim Aïnouz (vencedor do prêmio “Um Certo Olhar”, em Cannes) vai ser exibido entre as sessões especiais;
  • haverá também a exibição do longa Wasp Network, dirigido por Olivier Assayas e cujo elenco conta com Gael Garcia Bernal e Wagner Moura.

Você pode acompanhar as atrações enquanto vão sendo confirmadas na página do evento no Facebook ou no site da Mostra.

Se você é estudante de cinema ou tem interesse pela área, mas ainda não está certo de se é a profissão certa, recomendamos vivamente que compareça ao evento. O nível das discussões e a proximidade dos encontros com os profissionais vão ser muito interessantes para a sua formação ou decisão sobre o caminho profissional.

Como é a participação da AIC no evento?

Há vários anos a Academia Internacional de Cinema se destaca na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2018, por exemplo, 2 professores e uma ex-aluna dos nossos cursos marcaram presença no evento.

Um ano antes, a professora Clara Linhart também se fez presente com o longa Gabriel e a Montanha. Na 39ª edição, nossos professores Dicezar Leandro e Mônica Palazzo exibiram na Mostra o filme Oração do Amor Selvagem, do qual participaram fazendo a Direção de Arte.

Nesse mesmo ano, o premiado Birds of Neptune, de Steven Richter, diretor fundador da Academia, competiu na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

E esses são apenas alguns exemplos de produções de profissionais que já estiveram na AIC, lecionando ou aprendendo.

Para você, aprendiz de cinema ou estudante das artes visuais, comparecer à Mostra tem muito a acrescentar. Lá, você vai entrar em contato com diferentes artistas muito experientes, e compreender como são diversos os métodos criativos e de produção de cada um deles.

Vai, ainda, fazer networking com centenas de pessoas como você, conhecer profissionais que podem ser seus futuros colegas de projetos cinematográficos e muito mais. Sem contar, claro, que vai entrar em contato com as obras que refletem o que há de melhor na produção cinematográfica atual no Brasil e no mundo.

Não deixe de comparecer. A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é, com certeza, um capítulo importante que deve ser escrito no roteiro da sua carreira no Cinema!

Gostou do conteúdo? Quer informar outros amigos com o mesmo interesse sobre a Mostra? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

*Ilustração, cartaz da 43 edição do festival, assinada pela artista brasileira Nina Pandolfo.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos