Masterclass com Richard Peña sobre o centenário da cineasta Maya Deren

A parceria entre a Academia Internacional de Cinema (AIC), a Escola de Artes da Universidade de Columbia e o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro traz para Brasil o ex-diretor de programação da Film Society do Lincoln Center e do Festival de Cinema de Nova York, Richard Peña, para a aula aberta e gratuita: Inventado o Cinema Independente – uma celebração de Maya Deren. O evento acontece dia 28/08 em São Paulo e dia 30/08 no Rio de Janeiro.

A parceria inédita entre AIC e Columbia inaugura uma série de possíveis palestras e eventos futuros.

Richard Peña
“Maya Deren é a ‘avó’ do cinema independente americano e do cinema da vanguarda”, diz o professor Richard Peña, que ministrará aula aberta e gratuita na AIC. Crédito foto: Ulysse del Drago

Inscrições encerradas.

Professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia em Nova York desde 1989, Peña é fluente em português e apaixonado pelo Brasil. Trabalhou como Diretor de Programação da Film Society do Lincoln Center e como Diretor do Festival de Cinema de Nova York de 1988 a 2012. Na Film Society, ele organizou retrospectivas de grandes diretores como Michelangelo Antonioni, Sacha Guitry, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Gabriel Figueroa, Ritwik Ghatak, Kira Muratova, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura e Amitabh Bachchan.

Inventando o cinema independente: uma celebração de Maya Deren (1917-1961)

Em tempos de discussões férteis sobre a participação feminina no cinema e após o painel “Mulheres no Cinema” realizado na última semana na AIC, a palestra de Peña celebra o centenário da diretora Maya Deren e seu cinema independente que até hoje influencia cineastas.

“Maya Deren é a ‘avó’ do cinema independente americano e do cinema da vanguarda. Seu filme, MESHES OF THE AFTERNOON, é reconhecido como a primeira verdadeira obra da vanguarda no cinema americano. Além de cineasta, Deren era poeta, dançarina e militante política. Na masterclass farei uma introdução a toda atividade dela e mostrarei três de seus filmes”, conta Peña.

Instigantes, enigmáticos e provocativos, os curtas de Maya Deren estão entre os tesouros do cinema americano. Atraída pela política radical da era da Depressão, Deren atuou como militante até se dedicar à poesia, à dança e depois à fotografia, tornando-se parte da cena artística boêmia de Nova York.

A palestra explorará a vida e as conquistas de Maya Deren, selecionando e analisando três de seus filmes Meshes of the Afternoon, At Land, A Study of Choreography for the Camera, contextualizando sua arte e seu trabalho no cenário da América do Pós-Guerra.

SERVIÇO 
Masterclass com Richard Peña na AICSP

28/08 (segunda-feira) às 19h30
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Higienópolis – Tel.: (11) 3660-7883
Capacidade do local: 120 pessoas (evento sujeito à lotação do espaço – chegue cedo para garantir seu lugar) 

Masterclass com Richard Peña na AICRJ

30/08 (quarta-feira), às 19h30
R. Martins Ferreira, 77, Botafogo – Tel.: (21) 2537-8183
Capacidade do local: 90 pessoas (evento sujeito à lotação do espaço – chegue cedo para garantir seu lugar)

logos palestra richard pena