Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Mário Jannini Diretor Técnico da ARRI Brasil na AIC

Mário Jannini Diretor Técnico da ARRI Brasil na AIC

Publicado em: 12/07/2016

O mês de junho foi de grande agitação na Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo. Os alunos do Curso de Direção de Fotografia Semestral puderam conhecer e manusear equipamentos de ponta, que são utilizados na indústria cinematográfica do mundo todo. E o responsável por proporcionar essa experiência é o Engenheiro Eletrônico e hoje Diretor Técnico da primeira filial da ARRI na América Latina, Mário Jannini, durante sua palestra para a turma.

O ENCONTRO

“A ideia era colocar os alunos em contato com uma tecnologia utilizada nos principais filmes hollywoodianos ou na maioria dos filmes feitos pelo mundo, incluindo o Brasil”, comenta Jannini.

Mário Jannini, Diretor Técnico da ARRI do Brasil, apresentando os equipamentos para a turma do Curso de Direção de Fotografia Semestral da AIC
O FOTÓGRAFO

No workshop que ministrou aos alunos, Mário Jannini enfatizou ainda que os “Ks” não ditam a regra do que é melhor ou pior, é preciso levar em consideração outras variáveis, como por exemplo, o HDR (High Dynamic Range, ou pode-se dizer: latitude ou alto alcance dinâmico) é muito mais importante do que somente a resolução em si. Ele cita o filme “O Regresso”, no qual muitas das cenas utilizam além da ALEXA 65 de 6K, câmeras ALEXA XT, que capturam em 2.8K e o resultado é impressionante. “Sobre o LED é a mesma coisa, não podemos somente achar que pelo simples fato de ter um refletor LED no set, você está bem… a ARRI utiliza LEDs calibrados por computador de primeira linha, na configuração RGBW (vermelho, verde, azul e branco), com isso se obtém uma luz de excelente qualidade e porque não falar uma sombra de excelente qualidade”.

Mário sabe que o fotógrafo é mais importante que a câmera utilizada, “mas se ele tiver o dom e o conhecimento sobre o equipamento, as imagens ficarão de tirar o fôlego”. Como último e mais importante recado, Jannini aconselha a todos os futuros diretores de fotografia que continuem estudando e se aprimorando para se tornarem grandes profissionais, pois sua contribuição será estar ao lado deles nessa ascensão, ajudando-os e incentivando-os a serem sempre melhores.

A ARRI

Considerada a maior fabricante de equipamento cinematográfico do mundo, está presente no cinema há 99 anos, fazendo câmeras

AMIRA – Uma das câmeras da empresa ARRI, apresentadas à turma

digitais, equipamento de iluminação, lentes, acessórios de câmera, e mais recentemente sistemas de estabilização de imagem. Com um mercado cinematográfico em expansão, o Brasil não poderia ficar de fora, a ARRI abriu sua primeira filial por aqui em 2016, oferecendo suporte técnico de pré e pós-venda, manutenção das câmeras (ALEXA, ALEXA Mini e AMIRA) e dos equipamentos de iluminação (linha LED, HMI e os fresneis de tungstênio) e futuramente, pretende dar treinamentos. Para os alunos, Mário apresentou a. AMIRA e o SkyPanel S60-C.

Vale mencionar que os últimos cinco filmes que conquistaram o OSCAR de melhor fotografia foram feitos com câmeras ARRI. No Festival de Cannes, quase 75% dos filmes da competição foram filmados com a ALEXA, “uma câmera de cinema digital, onde o principal diferencial é a textura de imagem, a reprodução de tom de pele, a latitude da câmera, ou seja, a capacidade de capturar todos os aspectos da imagem seja em cor ou em diferentes níveis de luz”, afirma Mário.

*Fotos: Beatriz Takata

 

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)

A Escola

  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • FAQ

Cursos

  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online

Cursos

  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria

Blog

  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade

Contato

  • atendimentosp@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

© 2022 Academia Internacional de Cinema - CNPJ 06.100.509/0001-92

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.