Marco Dutra encerra a edição paulista de Semana de Orientação

marco dutra na aicCom estúdio lotado, o Diretor, Roteirista e compositor Marco Dutra fechou a 14ª edição da Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) em São Paulo. Marco foi recebido pelo público ainda em êxtase, após a exibição de “As Boas Maneiras” (2017). O longa – que é uma parceria com a diretora Juliana Rojas, grande amiga e colega de trabalho desde a formação de ambos em Cinema pela Universidade de São Paulo – foi bem recebido em diversos festivais ao redor do mundo, colecionando prêmios, como o de melhor filme no Festival do Rio.

O Diretor passou todo o bate-papo falando sobre o filme e respondendo as dúvidas dos alunos e dos expectadores do canal da AIC no youtube. Contou com detalhes como foi que surgiu a ideia do roteiro, como as cenas do lobisomem foram gravadas, como conseguiram o fundo francês para financiar as produções, cenas deletadas e mudanças no enredo conforme a produção foi acontecendo.

“Eu tive essa ideia a partir de uma imagem que apareceu em um sonho pra mim, que eram duas mulheres não identificadas, cuidando de uma criança monstruosa, mas ao mesmo tempo meio frágil. O sonho ficou na minha cabeça, e achei que tinha algo de filme B, de fábula de horror. Conversei com a Ju e ela concordou que se a gente investisse um tempo, talvez saísse algo daí. Ficamos conversando sobre isso, e então surgiram as três personagens Clara, Ana e Joel, e a partir dessa situação começamos a expandir o que viria a ser o roteiro”.

Marco também tem no currículo o longa Trabalhar Cansa (2011), codirigido por Juliana Rojas, além de outros dois dirigidos apenas por ele: Quando era Vivo e o Silêncio do Céu; o curta-metragem O Lençol Branco (2004), selecionado para a mostra Cinéfondation do Festival de Cannes; o curta Um Ramo (2007), exibido na mostra paralela Semana da Crítica; e o prêmio de melhor trilha sonora no Paulínia Film Festival com o filme Sinfonia da Necrópole (2014). Marco também desenvolveu trabalhos como roteirista para filmes como No Meu Lugar (2009), de Eduardo Valente, e para a série de TV Alice (2009), de Karim AÏnouz e Sérgio Machado (HBO).  

Atualmente, está trabalhando na montagem de um outro filme com a Juliana e o Caetano, seus parceiros em As Boas Maneiras.

O bate-papo com Marco Dutra Trotta foi transmitido ao vivo no canal no Youtube. Assista!

*Reportagem Thaís Zago e Fotos Alê Borges.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos