LIVE (HOJE) com grandes realizadores #FicaEmCasa

Nas LIVES de Junho muitos convidados especiais: o professor, roteirista e diretor Fábio Montanari vai bater um papo, nos dias 10 e 17 de junho, com os cineastas Daina Giannecchini, diretora da série 3%, primeira série Original Netflix brasileira, e com Quico Meirelles, diretor geral da série Pico da Neblina, da HBO. Nesses encontros, Fábio vai discutir as técnicas e as histórias envolvidas no processo de criação dos filmes e séries nacionais.

No dia 24 de junho o professor e editor Vinicius Nascimento vai conversar com a pesquisadora e realizadora Alessandra Bergamaschi, com o cineasta e artista plástico Cao Guimarães e com o montador, diretor de cinema e professor Eduardo Escorel sobre filmes feitos da janela. É possível planejar um filme desse tipo? Mirar a câmera pela janela e simplesmente esperar alguma coisa acontecer? Ou algo tem que surgir lá fora antes de pegar a câmera?

A programação é gratuita e a transmissão será feita AO VIVO, a partir das 18h30, por meio da plataforma Collaborate.

Faça a sua inscrição clicando aqui ou na imagem abaixo:

 

Conheça os convidados:

DAINA GIANNECCHINI / 10 DE JUNHO

Daina Giannecchini é diretora formada em Audiovisual pela ECA/USP. É diretora da série “3%”, primeira série Original Netflix brasileira, tendo atuado desde o surgimento do projeto como websérie em 2009, até as quatro temporadas da série criada por Pedro Aguilera.

Antes disso, foi produtora dos curtas-metragens dirigidos por Mabel Lopes e assistente de direção de diversos curtas-metragens e séries, entre as quais “Experimentos Extraordinários” (Cartoon Network, 2014), “Hermes e Renato” (Fox, 2015), “Parque Patati Patatá” (Discovery Kids, 2015), “Gigantes do Brasil” (History Channel, 2015), “PSI” (HBO, 2012), além do longa-metragem “Obra” (dir. Gregório Graziosi).

Atualmente, finaliza a série que dirigiu “Empurrando com a barriga”, uma sitcom de 13 episódios sobre maternidade dentro do universo de stand up.

 

QUICO MEIRELLES / 17 DE JUNHO

Diretor com vasta experiência em ficção e em publicidade. Quico Meirelles foi diretor geral da série Pico da Neblina, HBO e também dirigiu a segunda temporada de Os Experientes” na Rede Globo.

Entre seus destaques na publicidade, venceu o 39º prêmio profissionais do ano em 2017 com a campanha “Pergunta Lá” para a rede de Postos Ipiranga. Ainda em 2017, recebeu no 25º Anima Mundi os prêmios de melhor curta brasileiro pelo júri popular, Prêmio BNDES e Prêmio Aquisição do Canal Brasil pela animação Sob O Véu Da Vida Oceânica. Atualmente trabalha na feitura de seu primeiro longa-metragem, Pssica, baseado na obra homônima de Edyr Augusto.

Mediador Fabio Montanari

Fabio Montanari é roteirista e diretor com mestrado pela Columbia University, através de uma concorrida bolsa Fulbright/CAPES. Nesse período, também aprofundou seu estudo de dramaturgia audiovisual com a escola francesa de cinema, La Femis.

Seu trabalho no cinema foi já foi exibido e premiado internacionalmente em festivais como o Santa Barbara International Film Festival, Palm Springs ShortsFest, Newport Beach Film Festival e os prêmios Caucaus Foundation Award (em Los Angeles) e Katherina Otto-Berstein Award, em Nova Iorque. No Brasil, trabalha com séries de ficção e não-ficção, exibidas em canais como a Globo, Sony, AXN e MTV Brasil.

Fábio também foi roteirista de séries para a Netflix e HBO.

ALESSANDRA BERGAMASCHI, CAO GUIMARÃES E EDUARDO ESCOREL / 24 DE JUNHO

Alessandra Bergamaschi

Alessandra Bergamaschi é artista visual e pesquisadora ítalobrasileira. É formada em Comunicação pela Universidade de Bolonha e Doutoranda em História da Arte na PUC-Rio, com pesquisa sobre as virtualidades introduzidas pelas mediações da imagem técnica na pintura modernista norte-americana. Seus trabalhos já foram expostos em mostras individuais no Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ), no Skanes Konstforening (Malmo, Suécia), em mostras coletivas, programas de vídeo e festivais como Doclisboa (Portugal), no Festival Internacional de Documentários É tudo verdade (RJ/SP), na Semana dos Realizadores, na Bienal d’Arts Multimédia Urbains (CICV Belfort, França), no Cine Iberê (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre). Em 2015, concebeu, junto a Vanina Saracino, a plataforma OLHO, que conta curadorias de vídeo em Palazzo Grassi (Veneza), Palais de Tokyo (Paris), Cinemateca Brasileira (SP) e Cinemateca do Mam (RJ).

Cao Guimarães

Cineasta e artista plástico, nasceu em 1965 em Belo Horizonte. Atua no cruzamento entre cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 80, o artista tem suas obras em numerosas coleções como a Tate Modern, o MoMa e o Museu Guggenheim.

Realizou vários longa-metragens entre eles “O homem das Multidões”(2013), Ex Isto (2010), Andarilho (2007) e Rua de Mão Dupla (2002).

Eduardo Escorel

Montador, diretor de cinema e professor. Coordena um curso de pós graduação na FGV. Entre os filmes que montou estão Terra em Transe (1967), Macunaíma (1969), Eles não usam Black Tie (1981), Cabra Marcado Para Morrer (1984) e Santiago (2007).

Mediador Vinicius Nascimento

Vinicius Nascimento é montador de cinema e TV. Editou os filmes Hélio Oiticica (2012), Feio, eu? (2013), Tudo vai ficar da cor que você quiser (2014), Silêncio no estúdio (2016), Callado (2017), Meu nome é Daniel (2018), Mussum – um filme do Cacildis (2018) e Tente entender o que tento dizer (2019). Atualmente está finalizando seu primeiro longa como diretor, Na Ilha, codirigido com Julia Bernstein, sobre a edição no Brasil.

 


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas