Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
Gilda Nomacce e Donizeti Mazonas no curso de Formação Livre em Roteiro

Gilda Nomacce e Donizeti Mazonas no curso de Formação Livre em Roteiro

Editado em: 29/10/2014

O roteiro ganha voz e corpo no curso de Formação Livre em Roteiro.

O roteirista é quem transforma uma ideia em história. É ele que decide a hora do público se emocionar, a hora que a bomba explode ou que o casal se beija.

Muitas vezes, a ideia do roteirista não fica clara no roteiro ou não surte o efeito que imaginou. Descrever uma cena no papel, com riqueza de detalhes, é uma tarefa que exige prática e muitas vezes, inúmeras versões, ou tratamentos, como são chamadas as reescritas de um roteiro. O curso de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema – AIC, no ano de 2014, promoveu um encontro entre os futuros roteiristas alunos da AIC e atores em uma aula diferente; Gilda Nomacce e Donizeti Mazonas deram vida aos textos dos alunos.

O nosso curso é focado na escrita, mas é muito importante para quem escreve para cinema ouvir a voz de seus personagens.

A EXPERIÊNCIA PARA OS ALUNOS

A aluna Beatriz Calazans, formada também em estudos cinematográficos pela Université de Montréal, considerou a experiência bastante enriquecedora, “experimentar, vivenciar e poder refletir sobre o que você está aprendendo é a maneira mais eficaz de incorporar o aprendizado. Dar forma a sua história é muito bacana. A partir do momento que o texto ganha vida, seja na mão do diretor, seja na voz dos atores, seja no olhar do diretor de arte, ele passa a ter vida própria e não pertence mais a quem escreveu. Acho que isso deve ser encarado como ‘um grande exercício ao desapego’. O importante é garantir que a essência do roteiro esteja “impressa” na tela”.

Essa também foi a impressão do aluno Yan Della Torre, que trabalha nas duas frentes, tanto com o texto escrito quanto com o ator. Yan é aluno do curso de Formação Livre em Roteiro, preparador de atores e Arte Educador, estudou Roteiro em Londres, na London City Academy. E seu currículo ainda conta com a direção de um curta “Drácula” e um documentário “Mi Buenos Aires Querido”. Mesmo com tamanho conhecimento, Yan conta que foi surpreendente. “Foi um dos encontros mais valiosos do programa porque aproxima o mundo real do mercado. O Roteiro é uma obra viva, que passa por uma equipe gigantesca durante o processo de um filme. Os atores dão sua visão de mundo sobre aquele universo criado por roteiristas. E cinema é equipe. Um depende do outro, um precisa do outro. Um filme é uma obra coletiva, e o cinema é uma experiência coletiva…”

VOZ AO TEXTO

A atriz Gilda Nomacce possui uma vasta filmografia e premiações, como de melhor atriz coadjuvante no 44º Festival de Brasília, além de representar o Brasil no Festival de Cannes 2012 durante a mostra “Um Certo Olhar”. Trabalhou com nomes como Regina Duarte e Bárbara Paz. Já Donizeti Mazonas é ator e bailarino com ampla experiência no teatro.

“Os alunos do Curso Livre de Formação em roteiro passam oito meses criando histórias, construindo personagens e refletindo sobre as diferentes maneiras de se estruturar um roteiro. A aula especial com os atores Gilda Nomacce e Donizeti Mazonas permitiu que eles, finalmente, ouvissem seus personagens. A dupla de atores foi extremamente generosa, dando corpo e voz às cenas previamente elaboradas pela turma. Foi uma experiência riquíssima, de troca e também de embate entre texto e realização concreta das cenas”, conta Thais.

Para Yan, ver Gilda interpretar os textos tornou-os mais real, “conheço muitos atores e atrizes, mas a Gilda Nomacce é uma das melhores atrizes desse país. Ela domina a técnica da interpretação e é versátil. Eu e meu grupo de roteiristas escrevemos sem nos atermos ao tempo cênico, o tempo do ator, da respiração. A Gilda tornou nosso texto mais real, não decorou, e a improvisação deu o ar de realismo que queríamos enquanto contadores de histórias. Ela dominou o tempo da personagem, da cena, alcançou nuances do inconsciente da personagem, com muita maestria, em um exercício de fé cênica, mostrando que roteirista e ator devem andar de mãos dadas”.

Depois da encenação de cada diálogo, a Gilda e o Donizeti falaram da sua percepção como atores, do texto, das falas.

EVENTO SINGULAR

Percebendo o êxito da aula, já está todo mundo na expectativa e torcendo para repetir a dose na próxima edição do curso. Fiquem no aguardo!

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
  • Bolsas de Estudo
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.