Galeria F, filme sobre ex-preso político condenado à morte na ditadura, terá exibição na AIC, seguida de bate-papo com a diretora Emília Silveira

Emília Silveira, Galeria F
A jornalista, roteirista e documentarista Emília Silveira, que estará na AIC dia 15/02

A jornalista e documentarista Emília Silveira, que estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro no próximo dia 15, reconstrói a fuga do 1º preso político condenado à morte na ditadura em seu documentário “Galeria F”. Ao falar sobre o filme ela faz um paralelo entre o golpe militar de 1964 e o atual momento político do Brasil. “Não dá para esquecer o que aconteceu no Brasil, o que é um golpe, o que é um regime autoritário, o que é ser privado de liberdade, o que é você não estar ao lado da maioria da população. ”

Para participar, faça sua inscrição aqui.

Além do bate-papo com a diretora, o evento conta com a exibição de “Galeria F”, ainda inédito no circuito comercial. A programação faz parte da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da escola de cinema.

Galeria F

Com estreia no último É Tudo Verdade – maior festival brasileiro de documentário, “Galeria F” volta ao passado para trazer à tona o presente. O road movie narra a história de Theodomiro Romeiro dos Santos, preso político e 1º condenado à morte do Brasil, por matar um militar que tentava atingir um companheiro. Barbaramente torturado, foge da penitenciária, depois de nove anos encarcerado. O documentário refaz com Theo o caminho dessa fuga, 40 anos depois. Quem o acompanha na aventura é o filho Guga que, pela primeira vez, entra em contato com a verdadeira história do pai.

Emília Silveira

Galeria F, Theodomiro Romeiro dos Santos, Emília Silveira
40 anos depois de ser preso e torturado, Theodomiro Romeiro dos Santos, revive sua história ao lado do filho

Roteirista e documentarista é responsável pela criação e desenvolvimento de novos formatos para programas de televisão, projetos institucionais e eventos corporativos.

Sócia fundadora da produtora de audiovisual 70 Filmes, é Diretora Artística da empresa e dirigiu os longas: “Setenta”, “Galeria F” e “Silêncio no Estúdio”, além das séries para TV: “Histórias de um Tempo de Guerra”, exibida no Canal Brasil; “Tá no Quadro” e “Expedição Água”, para a TV Globo, exibidas no programa Como Será?.

Jornalista de formação, já atuou como repórter e editora-chefe em veículos como Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo, tendo inclusive conquistado um prêmio Esso de Jornalismo.

Na TV Globo, onde trabalhou por mais de 20 anos, dirigiu programas como: Criança Esperança, Show da Virada, Transmissão do Carnaval do Rio e de SP, Amigos & Amigos, além de especiais como Brasil 500 anos, entre outros. Já na GloboNews, foi diretora do programa Sarau, de onde saiu para abrir a produtora. Atualmente, está dirigindo o documentário Callado, um brasileiro em coprodução com a Globo Filmes e o Canal Brasil.

A Semana de Orientação

Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Emília Silveira, conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Wagner Moura, Marina Person, José Luiz Villamarim, Beto Brant e Marçal Aquino. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.

Para participar, faça sua inscrição aqui.

SERVIÇO:

Emília Silveira na AIC
Dia 15/02/2017
17h30: Exibição de “Galeria F” (inédito nos cinemas)
19h30: Bate-Papo com a diretora
Rua Martins Ferreira, 77. Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.