Filme de professor da AIC selecionado para o Olhar de Cinema 2024
O cinema feito na AIC segue cruzando fronteiras — literalmente. O filme Ontem Lembrei de Minha Mãe, dirigido e roteirizado pelo professor Leandro Afonso, foi selecionado para a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos eventos mais importantes do audiovisual independente no Brasil.
Ambientado na região da tríplice fronteira, o filme mergulha nas memórias de um homem que perde a terra e, décadas depois, revisita sua própria infância como um gesto de resistência e destruição de si.
O trabalho de Leandro se soma à seleção criteriosa do festival, que neste ano acontece entre os dias 11 e 19 de junho, reunindo longas e curtas-metragens de diversos países, exibidos em espaços icônicos de Curitiba, como a Ópera de Arame, Cine Passeio e Cinemark Mueller. A edição traz as tradicionais mostras competitivas — Internacional e Brasileira — além de Novos Olhares, Exibições Especiais e Clássicos, somando mais de mil filmes exibidos desde sua criação em 2012.
Além de cineasta, Leandro Afonso tem uma carreira acadêmica robusta. É mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, foi professor substituto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e integra há anos o corpo docente da Academia Internacional de Cinema (AIC), onde ministra o Curso de Direção Cinematográfica Online.
A seleção de Ontem Lembrei de Minha Mãe não é apenas um reconhecimento do trabalho de Leandro, mas também um reflexo da potência dos profissionais que formam a AIC — uma escola onde se aprende cinema fazendo cinema.
*Crédito Imagem: frame do filme.