Cinema Paradiso no próximo Cineclube #ficaemcasa

Esta semana o cineclube AIC #ficaemcasa analisa o filme Cinema Paradiso, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore. O filme foi escolhido em homenagem ao compositor Ennio Morricone, que faleceu  hoje, aos 91 anos.

O filme franco-italiano ganhou e foi indicado a muitos prêmios,  dentre eles o Oscar de melhor filme internacional em 1990 e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Ele fala sobre a paixão do menino Salvatore pelo cinema e sua grande amizade com o projecionista Alfredo.   

Sobre o filme

A história se passa em 1988, quando um grande cineasta chamado Salvatore Di Vita descobre que seu grande amigo de infância Alfredo faleceu. Ele então decide voltar ao povoado onde nasceu para relembrar onde começou sua paixão pelo cinema e era conhecido como Totó. Suas lembranças retornam às suas escapadas, quando ainda menino, para ir ao cinema Paradiso. Lá, Salvatore conhece Alfredo, o projecionista, e assim tornam-se amigos. Alfredo decide fazer de Salvatore seu sucessor e ensina ao menino como acontece a magia do cinema.    

O filme está disponível nas plataformas: Netflix e Amazon Prime  

O cineclube é uma atividade que a Academia Internacional de Cinema (AIC) lançou quando começou o isolamento por conta da pandemia de Covid. Funciona assim, toda segunda-feira, enquanto durar a quarentena, indicaremos um filme. Você assiste de casa, anota todas as suas perguntas e dúvidas e na quinta-feira, às 18h30, participa de uma discussão ao vivo pelo nosso canal do Youtube. 

Confira a última edição do cineclube.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos