“Antes do Fim”, com Helena Ignez e Jean-Claude Bernardet, estreia nos cinemas

Em que momento a vida deixa de ser um direito e passa a ser um dever? Essa é uma das questões abordadas em “Antes do Fim”, último longa-metragem do diretor e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) Cristiano Burlan, que estreia nos cinemas no próximo dia 15 de fevereiro.

A coprodução entre Bela Filmes e canal Brasil, protagonizado por Helena Ignez e Jean-Claude Bernardet, trata com leveza de questões existenciais relacionadas ao corpo e à velhice, encarando o suicídio como um ato de resistência. O filme retrata a vida do casal de idosos que na ficção leva o mesmo nome dos atores. Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente. Ele convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, sabe que viverá bem inclusive se precisar viver só, mas o ajuda em suas intenções.

A proposta de Burlan era questionar o lugar do idoso na sociedade. Para o diretor, mais importante do que a oportunidade de trabalhar com duas figuras extraordinárias do cinema brasileiro foi explorar o encontro de dois corpos em uma fase na qual muitas pessoas simplesmente abandonam a vontade de viver. “O filme não é sobre a morte, mas sobre a vida. Fala sobre a relação que se descobre entre esse casal de artistas, antes do fim. Viver não pode ser um dever, mas um direito, um desejo”, conta.

Não é a primeira vez que o diretor trabalha com Jean-Claude Bernardet. Já Helena Ignez, ícone do Cinema Marginal, é a primeira vez. Porém, da parceria Burlan-Ignez, se estende para novas produções, a atriz participa do longa-metragem “O Projecionista”, que está em fase de finalização. “É sempre um desafio trabalhar com Helena e Jean-Claude, eles são intensos, rebeldes e embarcam comigo nesse abismo que é produzir filmes nas circunstâncias em que faço”, diz.

O filme passou pelo último Festival de Brasília, ganhou prêmios de melhor filme e direção no Festival de Aruanda e recentemente esteve na Mostra de Tiradentes. Gravado em 2016, o longa conta também com a participação dos ex-alunos Renato Maia (montagem), Lucas Negrão (finalização de imagem), Helder Martins (fotografia), Emily Hozokawa (assistente de direção), Amanda Bortolo (produção de set) e dos professores Ana Carolina Marinho e Henrique Zanoni no elenco.

*Fotos: Marina de Almeida Prado

Trailer “Antes do Fim” from Bela Filmes on Vimeo.