Alunos da AIC atuam em série Colônia

A realidade do tratamento de doentes mentais no Brasil sempre foi problemática, mas alguns períodos históricos não podem ser esquecidos por conta de imperdoáveis atrocidades cometidas contra os direitos humanos. Baseada em uma dolorosa história real, a série Colônia, dirigida por André Ristum,  busca justamente retratar um desses períodos, no qual milhares de pacientes foram internados à força e em alguns casos até mesmo exterminados, dentro de um dos maiores hospícios brasileiros. Os internos, muitos sem qualquer diagnóstico de doença mental, sofreram abusos, maus tratos, violência, tortura e encarceramento indevido.

De acordo com a cineasta Alessandra Tosi, professora do Curso de Atuação da AIC, que realiza a produção de elenco da série, os episódios estão sendo gravados desde o início de junho em diversas cidades do estado de São Paulo e devem ser veiculados pelo Canal Brasil, embora ainda não tenham data de estreia prevista. O diferencial desse trabalho está no fato de que alunos da AIC foram selecionados para participar da série na própria escola, em um processo que os colocou em contato com um ambiente profissional de casting.

“Ao começar essa produção, naturalmente percebi a delicadeza que esse elenco precisava na composição dos personagens”, conta Alessandra. “É uma série que se passa nos anos 1970, em Minas Gerais, e pensei imediatamente na possibilidade de estabelecer uma parceria do projeto com a escola, podendo contar com os alunos nesse elenco geral”. Segundo a professora, a composição dos personagens foi um elemento muito importante, nesse caso, porque a história se passa dentro de um hospital psiquiátrico e a interpretação não poderia ser exagerada.

Alessandra acrescenta que, para um ator em início de carreira, entrar pela primeira vez em um grande set de filmagem pode ser assustador, por isso é importante que os alunos tenham essa experiência além do ambiente escolar, aprendendo a se portarem como profissionais. “Acredito que irá acrescentar positivamente para as duas partes”, comenta a professora, responsável por propor essa parceria à coordenação do curso. A participação dos alunos foi convocada, contando com um espaço onde foram realizados os testes para seleção de todos os personagens; assim como uma sala de ensaio para os atores já selecionados, em fase de preparação.

Conforme explica Alessandra, todo o processo foi um grande exercício para os alunos. “Foi bem interessante e muito agradável. Acho que gerou um movimento de reconhecimento desse curso, que é tão importante e único. A estrutura da AIC é muito positiva, oferecendo conforto e logística. É sempre bom estar em um local que respira e pensa sobre o cinema”.

Até o momento, os alunos do Curso de Atuação para Cinema e TV selecionados para a série Colônia foram Camila Maria, Bruno Hoffmann Emiliano Favacho, Guilherme Dourado, Barbara Barroso, Silvio Junior e Mauricéia Rocha. A professora e coordenadora do curso, Vanessa Prieto, também fará parte da série. Além disso, a Relíquia Casting está chamando elenco de apoio para Colônia. O e-mail dessa seleção já foi divulgado para os alunos.

Alessandra ressalta o trabalho minucioso, delicado e emocional, realizado durante a preparação de elenco na AIC, para a construção dos personagens. “Eles sofreram internados nesse hospital e, em sua maioria, eram pessoas normais, encaminhadas para lá por diversas razões. É isso que a série discute: como nasce essa loucura em pessoas que, antes de estarem nesse local, tinham uma vida normal”, explica. “Precisávamos de um espaço que nos permitisse ter essa tranquilidade e esse cuidado com a preservação dos atores”.

Ficha técnica – Colônia

Duração: 10 episódios de 25 minutos
Gênero: Drama e Suspense
Formato: Digital 2K – Preto e Branco
Direção Geral: André Ristum
Direção Episódios: André Ristum e Marco Dutra
Produtores: André Ristum e Rodrigo Castellar
Roteiristas: André Ristum
Uma produção Sombumbo e TC Filmes

*Texto Katia Kreutz e fotos Marina de Almeida Prado


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos