Agenda – PRÓXIMOS CURSOS

Primeiro semestre quase acabando. Está na hora de se programar para a segunda metade do ano. Já viu nossa agenda de cursos semestrais e de férias?

 

AGENDA DE CURSOS SEMESTRAIS

 

Um programa intenso e abrangente em que o aluno aprende e faz cinema – em sala de aula e no set –, através da realização de um curta-metragem. Do roteiro a edição, o aluno experimenta cada passo do processo de produção cinematográfico. O Curso de Cinema foi feito para quem adora cinema e quer colocar a mão na massa.

Dar vida ao roteiro de um filme. Essa é uma das missões do Diretor de Fotografia. Interpretar as palavras e transformá-las em imagens, somando a sua sensibilidade e o seu olhar à técnica e à estética.

Escrever e estruturar histórias exige técnica e criatividade. O Curso de Roteiro leva o aluno além dos manuais de formatação, buscando unir os elementos fundamentais da arte e da técnica da escrita de roteiro. A prática é priorizada, por meio de exercícios individuais de escrita e ao final do curso, o aluno desenvolve um roteiro (ou argumento) de um curta-metragem.

O produtor é o profissional que faz o filme descrito no roteiro sair do papel e se tornar realidade dentro da verba prevista. O Curso de Produção prepara o aluno para atuar como produtor, com uma visão técnica, administrativa e criativa. Os encontros semanais resultam na preparação de um Projeto de Produção ao final do curso, a partir de roteiros cedidos pela AIC.

O curso proporciona uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário.

Gerencie e lidere projetos para cinema e TV, para que seus produtos audiovisuais tenham saída comercial com distribuidores. O curso de Produção Executiva para Cinema e TV habilita profissionais para desenvolverem projetos audiovisuais do ponto de vista da captação de recursos, das leis de incentivo e dos editais, além da parte administrativa – preparar cronogramas, orçamento global e distribuir as verbas entre pré-produção, produção, pós-produção, distribuição e comunicação.

O curso propõe uma imersão no processo que começa com uma ideia, passa pela construção de roteiro, planejamento, gravação, edição e chega nas estratégias de divulgação de um canal no Youtube.

O programa abre a discussão sobre métodos, linhas estéticas, necessidades técnicas, relação entre arte e roteiro/direção/fotografia/produção, formação de equipe, estrutura de projetos cenográficos, pesquisa de materiais e estruturação de uma planilha de orçamento, além de um apanhado conceitual e reflexivo sobre a criação do figurino e sobre a concepção da maquiagem dentro do projeto total da Direção de Arte para um filme.

Uma das etapas mais importantes no processo de produção cinematográfica é a edição, pois é neste momento que se constrói a narrativa do filme e a história toma forma. A proposta do Curso de Edição é oferecer recursos que permitam ao aluno desenvolver as primeiras habilidade em edição audiovisual, introduzindo técnicas para operar um dos principais softwares de edição, o première, além de estimular a capacidade de refletir e aplicar as diferentes linguagens de montagem.

O objetivo do curso de Atuação para Cinema e TV é oferecer ao aluno a experiência prática do ofício do ator para câmera, ao mesmo tempo que, investiga princípios teóricos e amplia o repertório de imagem e senso crítico do aluno. O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator em sets de filmagem de televisão, cinema e publicidade. Faz uma análise introdutória de diferentes linhas de interpretação a partir de diretores fundamentais da história do cinema.

Mais do que o braço direito do diretor, o assistente de direção é o profissional que organiza, planifica e coordena qualquer obra audiovisual. Ele assegura que o plano de filmagem seja cumprido, propõe soluções a impasses de ordem técnica e artística e media o relacionamento entre as equipes. É um dos cargos mais importantes na estrutura de uma equipe. Profissional de confiança e detentor de grande responsabilidade.

Escrever ficção para TV é um ofício que exige conhecimento e técnica do roteirista. O Curso de Roteiro para TV pretende capacitar o aluno a escrever roteiros para televisão. Para isso, o método combina aulas expositivas com criação coletiva. Por meio da compreensão da narrativa audiovisual e do aumento da capacidade analítica o aluno obtém repertório para desenvolver seus próprios projetos.

Uma verdadeira experiência de imersão no áudio profissional. Em cada aula, uma diferente faceta da criação sonora para cinema, como desenho de som, som direto, dramaturgia sonora, edição de som, ambientes, efeitos, foley e mixagem. O curso prepara o aluno para os diferentes aspectos do mercado, com fundamentação teórica sólida aliada às atividades práticas.

“Detetives do Prédio Azul”, “Carrossel”, “Tudo por um pop star”, “Meus quinze anos”, “Cinderela Pop”, “Irmão do Jorel”, “Peixonauta”, “Poliana”… No cinema ou na televisão, a temática infantojuvenil é o segmento de mercado audiovisual que mais privilegia e fatura com o conteúdo nacional. E com a recorrente demanda por esse tipo de produto, o mercado está sempre em busca de profissionais especializados.

O objetivo do curso de Interpretação para Cinema é analisar e refletir sobre os aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O ator é peça central na narrativa cinematográfica: os elementos estéticos e estilísticos dialogam com ele, criando nuances, pontuando e intensificando sua performance dentro de todo o contexto narrativo.

 

 


Se você tem dúvida qual curso escolher, conheça nosso guia de carreira.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos