Ex-aluno da AIC, Gustavo Fontanele Dourado, tem curta de animação selecionado para a 29ª Mostra Tiradentes
A Academia Internacional de Cinema (AIC) celebra mais uma conquista de seus ex-alunos: o curta-metragem de animação Hacker Leonilia, escrito e dirigido por Gustavo Fontanele Dourado, foi selecionado para a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos eventos mais importantes e influentes do cinema brasileiro contemporâneo.
O filme integrou a Mostra Praça Curtas, com exibição realizada em 26 de janeiro, às 21h, na já tradicional Cine Petrobrás na Praça, espaço ao ar livre que reúne público diverso para prestigiar produções nacionais.
Ambientado em um futuro distópico, o curta apresenta uma protagonista incomum: uma hacker idosa e bordadeira, que precisa enfrentar seus próprios conflitos e usar suas habilidades tecnológicas e artesanais para escapar de uma realidade virtual opressora.
A história tem um componente profundamente pessoal. Gustavo revela que o filme é inspirado na vida de sua avó, Leonilia Ferreira, trazendo para o universo da ficção elementos afetivos e memórias familiares que se misturam à crítica social e às possibilidades narrativas da animação.
O curta-metragem conta com direção e roteiro de Gustavo Fontanele Dourado, que também assina a produção ao lado de Lucy Landwehr e Rafael Moura. A direção de animação fica por conta de Antonia Muniz.
O projeto também foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024 reconhecido por fomentar iniciativas artísticas inovadoras e de relevância cultural.