Eliza Capai

Eliza Capai

Diretora de documentários com temas relacionadas a gênero e sociedade, Eliza Capai estreou seu quarto longa-metragem, “Incompatível com a vida”, no Festival É Tudo Verdade (2023), onde foi premiado como Melhor Filme e pré-qualificado para o Oscar 2024. O documentário é sua obra mais íntima e reflete sobre perda gestacional, aborto e luto.

Eliza assinou a direção da primeira série brasileira true crime original Netflix, “Elize Matsunaga: Era uma vez um crime” (2020), que foi sucesso de público, pautando as redes sociais com debates sobre relacionamento tóxico e machismo institucional.

Seu terceiro longa, “Espero tua (re)volta”, estreou na Berlinale (2019), com os prêmios da Anistia Internacional e o da Paz. O documentário participou de mais de 100 festivais, e ganhou mais de 25 prêmios.

Em 2016, lançou seu segundo longa: “O jabuti e a anta” reflete sobre as gigantes hidrelétricas amazônicas através de ribeirinhos e indígenas.

Em 2014 seu curta “Severinas”, sobre a autonomia feminina no sertão, foi finalista do Prêmio Garcia Marques de Jornalismo Ibero-americano.

Seu primeiro longa, “Tão Longe é Aqui” (2013), discute a situação feminina a partir de uma viagem pela África e foi lançado com o prêmio de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio, entre outros prêmios no Brasil e no exterior.

Eliza assina a direção e roteiro de diversos curtas-metragens e séries para TV e web, incluindo “#Resistência” (2017), lançando de forma independente em mais de 80 cidades, o premiado “No devagar depressa dos tempos”, e a série “É proibido falar em Angola” realizada em parceria com a Agência Publica de Jornalismo Investigativo.

Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, Eliza completou sua formação como bolsista no OpenDocLab/MIT.
*Foto João Pina

Documentário

93h | 30 encontros - Uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário

Estreia imperdível da Imovision: Lumière! A Aventura Continua

Atenção, comunidade AIC: este mês tem presente de cinéfilo. No dia 11, chega aos cinemas Lumière! A Aventura Continua, novo trabalho de Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes e uma das figuras mais influentes da preservação e difusão da história do cinema. A Imovision traz Frémaux ao Brasil para uma série de encontros ao

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.