Edição e mixagem de som: entenda melhor as diferenças entre elas

Embora muitas pessoas pensem que estão tratando do mesmo assunto, existem grandes diferenças entre edição e mixagem de som. Se você pretende construir uma carreira em audiovisual, é imprescindível que entenda exatamente o que significa cada conceito, e como funcionam na prática.

Por isso, neste conteúdo, mostraremos quais são as diferenças entre edição e mixagem de som e por que elas são tão importantes em uma produção cinematográfica. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

O que é edição de som?

Se você gosta de acompanhar as coberturas anuais do Oscar, certamente, tem familiaridade com o termo efeitos sonoros. Pois bem, ele se refere à categoria de edição de som.

Quando uma cena de uma produção audiovisual é rodada, normalmente, a equipe de captação de som primeiro grava os diálogos encenados pelos atores. Depois disso, a música e outros ruídos complementares são inseridos na cena durante a edição.

Estes sons são importantes e contribuem para a experiência narrativa no filme. Desde a caracterização de um personagem, como de um ambiente com suas especificidades e qualidades históricas ou mesmo geográficas. Muitas vezes diretores de cinema escolhem não mostrar um elemento importante da cena e, portanto, da história. Nestes casos apenas ouvimos. Estes sons acontecem fora da moldura do quadro e provocam nossa imaginação.

O que é mixagem de som?

Após todos os sons serem inseridos nas cenas, devem passar por um processo de pós-produção, conhecido como mixagem de som. Seu principal objetivo é fundir os diálogos captados durante as gravações com os “barulhos”, de forma equilibrada e natural.

Seu objetivo é equilibrar as diversas camadas de som, como diálogos, efeitos sonoros e música entre si. Qual som fica em primeiro plano? De onde ouviremos este som surgir? Considerando que boa parte do que se produz para cinema é finalizado em 5.1 (5 canais de som) é na mixagem que se escolhe o palco sonoro de cada um dos sons presentes em uma cena.

Lembrando que também é possível combinar os níveis de áudio dos diálogos que foram gravados em ocasiões diferentes.

Quais as diferenças entre edição e mixagem de som?

Como você pôde entender até aqui, edição e mixagem de som são funções bem distintas. Enquanto a edição se refere à captação dos áudios que compõem uma obra cinematográfica ou peça publicitária, a mixagem consiste na organização desses sons na cena.

A equipe de som é responsável pela captação de diferentes áudio nos sets, tais como:

  • movimentos de objetos e personagens;
  • sons ambientes;
  • diálogos.

Já os equipamentos usados para a captura são uma grande variedade de microfones, mesas de som, inúmeros cabos, entre tantos outros dispositivos. Ainda na edição, os sons capturados devem ser escolhidos e organizados à medida que entram em consonância com a edição de imagem.

Portanto, a maior diferença entre edição e mixagem está no fato de que é na mixagem que todos os áudios são nivelados e equilibrados, a fim de construir uma identidade sonora característica para a produção.

Ou seja, se a edição compõe todos os áudios que serão ouvidos, é a mixagem que define a maneira como eles serão escutados. Além disso, efeitos como ecos, reverberação, aumento e diminuição e, até mesmo, atrasos sonoros são realizados na mixagem, seja para que provocar sensações no expectador, seja para o localizar geograficamente no ambiente em que se passa a cena.

Em um Oscar, por exemplo, quem realiza esse trabalho leva a estatueta de Mixagem de Som. Já o prêmio de Edição de Som é direcionado ao profissional ou equipe que faz as demais funções citadas.

Como você pôde conferir, edição e mixagem de som são áreas bastante distintas, embora ambas lidem com o áudio de uma obra audiovisual. Entender como funciona cada função é o primeiro passo para expandir seus horizontes nesse vasto universo.

As informações abordadas neste conteúdo foram úteis? Então, é provável que você também se interesse por nosso post sobre como trabalhar com som no cinema!

*Foto Dani Botelho


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas