Sem Raiz, do professor Renan Rovida, tem pré-estreia mundial na Mostra Tiradentes

sem raiz
Sem Raiz, do professor Renan Rovida, com pré-estreia no dia 25/01, na Mostra Aurora, em Tiradentes.

Sexta-feira (20) começa um dos mais importantes festivais de cinema do país, a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Dentre os representantes da Academia Internacional de Cinema (AIC) está o professor Renan Rovida, que concorre com o Filme “Sem Raiz” na Mostra Aurora, dedicada cineastas que trazem frescor ao cinema nacional, apostando em linguagens ousadas e inovadoras. Este ano serão sete longas em competição, sendo três documentários e quatro obras de ficção.

O longa tem pré-estreia mundial no dia 25/01, às 19h30, no Cine-Tenda, em Tiradentes-MG.

“Sem Raiz” traz como tema as mulheres trabalhadoras, seu cotidiano e suas lutas diárias individuais e coletivas no mundo capitalista, conta Renan. “É um filme episódico, realista, dialético, que aposta no mise-en-cene elaborado e vivo e é também documental. Tem uma vista e uma escuta atentas para as contradições da vida, em especial, para as mulheres da classe-que-vive-do-trabalho”, diz.

Uma produção do coletivo Tela Suja Filmes e Desalambrar Filmes, “Sem Raiz” foi feito ao longo de três anos, de forma totalmente independente.

SEM-RAIZ_FotoDaniloDilettoso_01
“Sem Raiz” traz como tema as mulheres trabalhadoras, seu cotidiano e suas lutas diárias individuais e coletivas no mundo capitalista, conta Renan, diretor do longa que concorre na 20 Mostra de Tiradentes

“É uma alegria e uma honra estrear este nosso primeiro longa-metragem em Tiradentes, que já nos recebeu tão bem com curtas anteriores (“Entre Nós”, “Dinheiro” e “Coice no Peito”) e este ano também contará com a estreia do curta-metragem “Capital/Interior” – também uma produção do Coletivo Tela Suja Filmes, dirigido por Danilo Dilettoso e Talita Araujo. E ainda mais na Mostra Aurora, que historicamente exibiu a estreia de filmes e diretores independentes, ousados e críticos, que colaboraram com o que há de mais inventivo, arriscado e relevante que se produziu nestes últimos anos em cinema no Brasil. É uma Mostra que privilegia um cinema crítico e acima de tudo o cinema que olha para o mundo. A temática deste ano é Cinema em Reação e Cinema em Reinvenção. E nossos filmes reagem à vida deplorável que somos obrigados a viver sob o capitalismo”, conta Renan.

A Mostra

A Mostra acontece entre os dias 20 e e 28 de janeiro e este ano celebra 20 anos de existência e homenageia as atrizes Helena Ignez e Leandra Leal. Ao todo serão exibidos 108 filmes, de 11 estados brasileiros, divididos em 10 diferentes mostras.

Outros filmes e Professores

A Mostra também conta com a participação do filme “Tempos de Cão”, do ex-aluno Ronaldo Dimer e Victor Amaro e “Antes do Fim (Work In Progress) ”, do professor Cristiano Burlan.

Confira a exibição completa em http://www.mostratiradentes.com.br/

*Fotos: Alan Silveira e DaniloDilettoso

Trecho SEM RAIZ – Renan Rovida – Coletivo TELA SUJA FILMES / DESALAMBRAR FILMES from TELA SUJA FILMES on Vimeo.