Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Professores e Alunos na Mostra de Tiradentes

Professores e Alunos na Mostra de Tiradentes

Editado em: 21/01/2016

Amanhã começa um dos mais ousados festivais do país, a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até o dia 30 de janeiro a cidade mineira é palco da diversidade da produção nacional e apresenta mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais. Entre os filmes está o primeiro longa-metragem do cineasta Thiago B. Mendonça, “Jovens Infelizes”, que tem sua estreia nacional, no dia 29 de janeiro, às 20h. O filme conta com a participação de dois professores e dois ex-alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC). André Moncaio assina a Direção de Fotografia, Renan Rovida fez a preparação de elenco e também atuou e os ex-alunos Ronaldo Dimer  e Luiz Augusto Moura fizeram assistência de câmera.

“Aborto” do ex-aluno Lincoln Péricles, também tem sua estreia na mostra, no dia 28/01, às 22h, no Cine Tenda. O filme fala sobre como um casal de proletários refletem sobre seus trabalhos e lidam com uma impossível gravidez.

Jovens Infelizes

Produzido de forma independente dentro de uma perspectiva em que o documental invade a narrativa, o filme desconstrói a trajetória artística e política de um grupo de jovens, que intensificam até o limite as relações entre arte e vida.

O professor Renan Rovida fala que o filme é sobretudo sobre nosso tempo. “Um filme que reflete sobre o papel do ‘artista’ na nossa sociedade e na raiz do que é ser artista hoje: nada menos do que não aceitar o mundo organizado pelo capitalismo. No filme, um grupo de jovens, vê cada vez mais o horizonte se fechar à possibilidade de qualquer transformação e, juntos, decidem realizar um último ato estético e político”, conta.

Rodado durante a Copa do Mundo de 2014, o longa acompanha de forma orgânica os protestos e a violenta repressão da polícia. “Este é um filme espelho sobre minha geração e suas lutas. Sobre a forma como nos apropriamos da nossa cidade, das suas ruas e espaços. Como sentimos, amamos e lutamos num mundo de horizontes rebaixados”, afirma o diretor Thiago B. Mendonça.

“Jovens Infelizes” integra a Mostra Aurora, que neste ano traz sete títulos inéditos e valoriza o cinema contemporâneo de invenção e experimentação.

Direção de Fotografia

André Moncaio conta que o filme tem uma textura granulada e “suja” como forma de representar a falta de caminhos e de esperança dos jovens. “A linguagem de câmera veio muito clara na proposta do diretor e entramos imediatamente de acordo. O filme foi feito praticamente todo com câmera na mão em plano-sequência, permitindo que a ação se desenvolvesse com liberdade diante da câmera, em um misto de cena preparada (mise en scène pré-definida) e interpretação/movimentação livre dos atores. Já o conceito de iluminação buscou transformar em imagem o conflito principal, através de um desenho de luz contrastado que privilegiasse o espaço cênico e no qual os atores pudessem circular entre a luz e a penumbra”.

Moncaio diz que as principais referências para todo o trabalho foram os filmes “Manhattan” do Woody Allen, “Estranhos no paraíso” do Jim Jarmush e “Lola” do Fassbinder. “Cada um deles foi importante para um aspecto. ‘Manhattan’ foi referência para o uso de fontes de luz em quadro e para a atmosfera ‘elegante’ da luz, com muitas áreas escuras. ‘Estranhos no Paraíso’ me trouxe uma referência de luz naturalista, na qual se tem a sensação de que a luz vem apenas de fontes cotidianas como janelas, lâmpadas etc. As cenas de cabaré do ‘Lola’ foram referência para a cena inicial do filme. A forma como as cores ‘tingem’ a pele e os cabelos dos atores nestas cenas foi uma inspiração fundamental para a atmosfera que eu precisava. A ideia foi provocar desconforto, iluminando os atores com cores de luz ‘anti-naturais’ para a pele, como o Ciano, o Magenta, o Amarelo e o Verde”.

Preparação de Elenco

Renan Rovida, que faz o papel de um ex-padre desiludido com a igreja, também preparou o elenco. Toda a atuação teve como pressuposto o naturalismo. “Trabalhamos muito para que todos entendessem a linguagem que estava sendo construída no filme e dentro dela pudessem estar livres para criar. Uma linguagem que em muitas situações era documental e em outras, altamente estilizada. A preparação se concentrou na ilimitada capacidade imaginativa de cada ator e atriz e no diferencial que um ator que está imbuído disto pode acrescentar a uma interpretação para cinema. Com muito trabalho de todos, os personagens foram ganhando vida e o Thiago Mendonça ia, acertadamente, mexendo no roteiro, dependendo do que observava. Como eu era preparador e ator, e o Thiago esteve presente em toda a preparação, nós tínhamos um combinado que em determinado momento o preparador sumiria, para que eu pudesse trabalhar só como ator junto aos outros”.

Sobre seu personagem, Rovida conta que foi inspirado em um padre que andava junto com os surrealistas e que mesmo excomungado continuava andando de batina. “Assim, o personagem é quase uma alegoria. Um ser estranho ao grupo retratado e ao mesmo tempo, familiar. Li muito a bíblia, poesias e textos de padres e ex-padres como Dom Pedro Casaldáglia, Frei Betto e Leonardo Boff. Além de andar pelos lugares onde o personagem andaria, como a região da Cracolândia no centro de São Paulo. Trabalhei muito para que quem assista veja o personagem e não a atuação, ainda que sempre seja eu ali, mas para que a cena seja reconhecível como vida, mesmo em situações limite. Creio que com isso o cinema se torna mais vivo porque parte da realidade para retornar a ela, na perspectiva de transformá-la”.

Trailer Jovens Infelizes

TRAILER Jovens infelizes ou Um Homem que Grita Não é Um Urso que Dança from Memória Viva on Vimeo.

 

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.