Virtual Production – Módulo 1 – Online
Explore o universo da produção virtual e a gravação de efeitos visuais em estúdio em tempo real
A Produção Virtual é uma tecnologia que vem transformando o mercado audiovisual, publicitário e de games. Cenários ultrarrealistas gerados por computador são projetados em painéis LED de alta resolução no estúdio de gravação, permitindo que os efeitos visuais sejam produzidos diante da câmera em tempo real no set de filmagem.
O curso é oferecido pela AIC em parceria inovadora com empresas líderes do setor: a Cena Virtual, estúdio dedicado à criação, produção e consultoria em Realidades Extendidas (XR), Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), e a 555 Studios, parceira da O2 Filmes, e a primeira empresa 100% especializada em Produção Virtual no Brasil, que conta em sua carteira de clientes com marcas como Netflix, Multishow, Floresta, Claro, Seara Gourmet, Mercado Livre, Oi, entre outras.
O programa do curso se divide em 2 módulos num modelo híbrido, com aulas na plataforma EAD da AIC e aulas práticas presenciais na sede do 555 Studios, em São Paulo.
- Os módulos são independentes e vendidos separadamente.
Módulo 1 – Iniciante
21 horas: 15 aulas online de 1h cada + 5 horas presenciais no estúdio
Neste módulo inicial, o aluno adquire uma visão geral de todas as etapas de trabalho de uma produção virtual com câmera tracking e aprende a lidar com cada técnico responsável pelo processo de criação e produção de conteúdo em tempo real (equipes multidisciplinares).
Aprende também a modelar e exportar corretamente assets em 3D para Unreal Engine 5, desde objetos, móveis e cenários completos, pensados a partir de um olhar arquitetônico, finalizando a cena na Unreal plataforma de renderização em tempo real para desenvolvimento de jogos, na qual texturas, iluminação e efeitos serão aplicados.
E a utilizar o software de composição Aximmetry para compor a imagem da câmera real com o cenário virtual, e assim garantir um cenário virtual rodando corretamente sem erros ou bugs.
Projeto Prático:
Um destaque deste módulo é a oportunidade de desenvolver em grupos um projeto funcional (cenário 3D, programação, animações) no Aximmetry, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso em um estúdio de produção virtual em chroma key com câmera tracking e gravando uma cena no 555 estúdio, em São Paulo.
OBS: A AIC recomenda NÃO comprar passagem e hospedagem antes da confirmação das datas pela coordenação, que ocorrerá após o início do curso.
Endereço das Aulas Presenciais: 555 Studios: Estrada da Aldeia, 338 – Granja Viana, Cotia, SP.
Início do curso:
- O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
- O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha.
OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã.
Informações da turma:
- Carga horária de 21 horas, distribuídas em 9 semanas. A partir de 07/05
- 16 aulas online de 1h cada, com aulas 2 vezes por semana (terças e quintas, às 20h – horário de Brasília)
- + 5 horas presenciais no estúdio (nos dias 15/06 e 22/06, a confirmar, dependendo da disponibilidade por conta de compromissos comerciais).
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Use o cupom pix5 e obtenha 5% de desconto à vista no Pix!
INVESTIMENTO:
Em até 6x de R$ 665,00
- O que é Produção Virtual. Um pouco de História
- Para que serve a produção virtual
- No que se diferencia uma produção virtual de uma produção convencional, benefícios e equipamentos utilizados na produção virtual (hardware e software).
- Instalação
- Interface gráfica
- Modelagem por box, modificadores e edição.
- Importação, mapeamento e ajustes de malha.
- Exportação de assets para fbx e bake de texturas
- Verificando a exportação na Unreal
- Instalação e configuração
- Marketplace e Launcher
- Plugins
- Versões adaptadas da Unreal Engine (Reality, Aximmetry, Pixotope)
- Interface de usuário e ferramentas
- Organização do projeto e pastas
- Importação de assets
- Migração pela Engine ou browser
- Github - Trabalhando em equipes
- Criando Materiais básicos
- Master e Instâncias
- Material Collection
- Básico de Iluminação estático e moveable
- Tipos de luzes
- Câmeras, Rail e Sequence
- Lumen
- Space reflection
- Partículas
- Blueprint. Básico de programação visual Parte 1
- Variáveis, vetores, array etc
- Básico de programação visual Parte 2
- Trabalhando com chamadas de blueprints e levels de uma cena
- Estadísticas
Postprocess como configurar corretamente para não destruir um cenário virtual diante das câmeras. - Verificação de texturas e ajustando dimensões
- Verificando o peso da cena pelo modo de visualização e otimização
- Limpeza do projeto pelo Reference viewer
- Cook para Aximmetry
- Visita ao estúdio de produção virtual para conhecer o workflow de trabalho antes do dia da gravação dentro do estúdio.
- Tracking Stype
- Disguise
- Painel de LED
- Instalação dos softwares/composição, Unreal, calibragem de lente
- Aximmetry importação
- Atualização do projeto com a Unreal Aximmetry
- Live com Unreal aberta
- Nodes
- Sinal HDMI, SDI, NDI
- Tracking Vive mars
- Configuração básica de como funciona um sistema de tracking na prática e como implica na performance da cena final.
- Sem Genlock não temos tracking.
- Chroma Key
- Cuidado com as cores
- Câmeras virtuais
- Comparativo do Aximmetry com outras soluções como Pixotope, Stypeland e Disguise.
- Finalizando o trabalho dos grupos - revisão e ajustes nos cenários antes da gravação.
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