Documentário Latino-Americano – Online
Uma imersão no documentário latino-americano e criação de um curta documental para enriquecer seu portfólio.
O curso de Documentário Latino- Americano apresenta e reflete sobre a história, a identidade, as possibilidades estéticas e as motivações sociais e históricas do documentário Latino-Americano, desde o final dos anos 50 aos dias atuais.
Ao longo de 8 aulas, os estudantes adquirem uma compreensão abrangente do desenvolvimento do Cinema Documental na América Latina, explorando suas principais referências, escolas e manifestos em diversos países, como Argentina, Chile, Brasil, Bolívia, Colômbia, Cuba e México. A proposta inclui uma análise profunda da conexão entre a estética das obras e seus contextos históricos, bem como as motivações sócio-políticas que moldaram essas produções cinematográficas.
Os alunos são desafiados a desenvolver uma visão crítica de interpretação que estabeleça a pertinência entre a forma e o conteúdo dos filmes, promovendo uma apreciação mais reflexiva e informada do cinema documental na região.
Integrando teoria à prática, o curso oferece uma abordagem dinâmica que combina 4 exercícios práticos de filmagem e edição e uma mentoria para o projeto final, visando aprimorar a expressão artística e criativa de cada aluno. Ao final, os estudantes compreendem sobre o cinema de não-ficção e adquirem experiência na prática de realização audiovisual. O resultado é a criação de um mini curta documental pronto para ser somado ao portfólio. Para comentários sobre a produção, a banca final terá um convidado da área.
O que você vai aprender:
- Origens do documentário latino-americano
- Manifestos do novo cinema latino-americano
- Novas propostas de linguagem e uma visão ampla do gênero documental nos anos 70
- Aproximação entre documentário e ficção
- Avanços tecnológicos que geram novas formas de produção nos anos 80, levando o documentário para as ruas, filmando a periferia e trabalhando “junto” às demandas sociais.
- Utilização do documentário como ferramenta para reconstruir o sentido e a memória de processos históricos na região
- E muito mais!
Para quem é o curso:
- Estudantes de Cinema e Comunicação: Para aprimorar conhecimentos no cinema documental latino-americano, proporcionando insights regionais e práticas de filmagem e edição.
- Profissionais de Audiovisual: Buscando ampliar a compreensão do cinema documental latino-americano, com foco regional, e aprimorar habilidades técnicas na prática audiovisual.
- Estudiosos de História e Cultura Latino-Americana: Voltado para acadêmicos interessados em explorar a história e cultura latino-americanas através do cinema, proporcionando análises aprofundadas sobre estética, contexto histórico e motivações sociopolíticas.
- Artistas e Criativos: Indicado para artistas que desejam expressar suas ideias por meio do cinema, oferecendo uma fusão de teoria e exercícios práticos para desenvolver a expressão artística, culminando em um mini curta documental.
- Entusiastas de Documentários Latino-Americanos: Para amantes de documentários que buscam uma apreciação mais reflexiva e informada do gênero na região.
Início do curso:
- O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
- O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha. Não esqueça de verificar sua caixa de spam.
OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã.
Informações da turma:
- A banca será realizada 2 semanas após a última aula.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Use o cupom pix5 e obtenha 5% de desconto à vista no Pix!
INVESTIMENTO:
Em até 6x de R$ 231,67
OBJETIVO – Apresentar as origens do documentário latino-americano, suas primeiras escolas e os diferentes manifestos que surgiram na região ao longo dos anos 60.
- As raízes de uma identidade própria com Fernando Birri e o “Laboratório Ambulante de Poética Cinematográfica” na Escola de Santa Fé (ARG).
- A sincronicidade estética entre as realizações da escola de Santa Fé e documentários do cinema novo no Brasil. As influências do neorrealismo italiano.
- Os Manifestos do Novo Cinema Latino-americano: A Dialética do Espectador de Tomás Gutierrez Alea e o Cine Urgente de Santiago Alvarez em Cuba, o Tercer Cine de Fernando Solanas na Argentina, o Cine Junto al Pueblo, de Jorge Sanjinés na Bolivia.
OBJETIVO – concluir, debater e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo teórico apresentado na aula anterior. Apresentar e conversar em grupo sobre características, particularidades e detalhes observados nos filmes indicados na aula teórica.
- Exercício Prático de Criação
OBJETIVO - Apresentar as propostas teóricas que renomados cineastas propuseram para criar novas formas de linguagem no gênero documental. A crítica ao pensamento eurocêntrico na América Latina durante os anos 70.
Subtemas:
- Novas propostas de linguagem e um olhar mais amplo sobre o gênero documental nos anos 70.
- O conceito de “Inconsciente Fotográfico” de Raul Ruiz (chileno exilado na Europa) e a “Nação Clandestina”, do boliviano Jorge Sanjinés.
- O Grupo de Cali, com Luis Ospina na Colômbia, e a leitura crítica aos “Vampiros da Miséria”
- Aproximações entre os gêneros documentário e ficção. A inventividade em “Iracema, - Uma Transa-Amazônica”.
OBJETIVO – concluir, debater e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo teórico apresentado na aula anterior. Apresentar e conversar em grupo sobre características, particularidades e detalhes observados nos filmes indicados na aula teórica.
- Prática de Criação
OBJETIVO - Observar como os avanços tecnológicos ajudaram a criar novas formas de produção nos anos 80, o documentário ganha as ruas, filma a periferia e trabalha “junto” às demandas sociais.
Subtemas:
- Novas ferramentas e novas formas, “Vídeos Periféricos”, “Vídeo Popular”, experiências de educação cidadã não-formal, numa perspectiva “freireana” de desenvolvimento comunitário.
- O usa da metalinguagem, como proposta narrativa e também como forma de aproximar-se ao “ator social” - observadas em filmes de Eduardo Coutinho (“Cabra Marcado para Morrer, 1984”) e em “100 Niños Esperando Un Tren” de Ignacio Agüero, que registra um curso de cinema para crianças no subúrbio de Santiago de Chile
- Mulheres Protagonistas: “Yo, tú, Ismaelina”, realização do Grupo Feminista Miércoles na Venezuela e a importância “imagética” das Madres de Praça de Maio na Argentina.
- A montagem Nuclear proposta por Glauber Rocha.
- O conceito de “Imagem-Síntese”
OBJETIVO – concluir, debater e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo teórico apresentado na aula anterior. Apresentar e conversar em grupo sobre características, particularidades e detalhes observados nos filmes indicados na aula teórica.
- Prática de Criação
Objetivo:
- O estudante conhecerá as principais realizações do processo conhecido como “Cartografiando el Pasado”. No qual o documentário trabalha como ferramenta para reconstruir o sentido e a memória de processos históricos na região, de forma a criar uma leitura alternativa à História Oficial, colonizadora, nacionalista e militarista na região. Conhecerá também realizações do chamado \"Filme Livre\" que surge no século XXI junto às tecnologias digitais.
- Refletir junto aos estudantes sobre como é a atuação documental contemporânea?
Subtemas:
- “Cartografiando el Pasado”, o documentário trabalha como ferramenta para reconstruir o sentido e a memória de processos históricos; Memoria Obstinada de Patrício Guzmán e Rocha Que Voa, de Érick Rocha, são algumas realizações que se destacaram
- O conceito de “Roteiro Imaginário” de Patrício Guzmán.
- A virada do século marca também o vertiginoso crescimento do Cinema Independente graças ao barateamento dos modos de produção e o surgimento do chamado “home made”, ou “Filmes Livres”. O fato possibilitou filmes produzidos por novos autores como tribos indígenas, movimentos sociais e oficinas periféricas.
- O Cinema Digital e os chamados “Filmes Livres” fecundaram também uma enormidade de curtas inventivos, criativos, nos quais a experimentação de linguagem se juntou a denúncias sociais. Os festivais de cinema que proliferaram também graças aos avanços digitais se tornaram a principal via de expressão destes curtas.
- Debater sobre o importância das imagens do “real’, num época na qual alguns estudiosos falam de “Pós-Verdade”, onde a proliferação de nichos de informação em redes sociais e as “fake News” permitem que “cada qual tenha a sua verdade”. ”. Por outro lado, o impacto de imagens “indiscutíveis” se “viraliza” com potencia imparável, como é o caso de George Floyd nos Estados Unidos.
- Prática de Criação
OBJETIVO – concluir, debater e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo teórico apresentado na aula anterior. Apresentar e conversar em grupo sobre características, particularidades e detalhes observados nos filmes indicados na aula teórica. Refletir de forma macro sobre o conteúdo do curso e a conexão entre o processo histórico e as realizações contemporâneas.
- Prática de Criação
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Pedro Dantas (São Paulo-SP, 1975) é um reconhecido documentarista no circuito de cinema independente. Seu trabalho se destaca pela originalidade de sua linguagem narrativa junto a uma abordagem eficaz sobre episódios históricos da América Latina.
Sua mais recente realização no Brasil, o média-metragem Griot (2020), participou em mais de 40 festivais internacionais de cinema, sendo premiado em países como Espanha, Índia, USA, Colômbia, Argentina e Bolívia.
Seus documentários anteriores; Kinopoéticas InArmónicas (2016), Katari Kamina (2011), Lamento Paulista (2008), KollaSuyo – A Guerra do Gás (2007), ¿Onde Está América Latina? (2005) e Argentina Acorralada (2002), haviam se destacado no circuito nacional, com prêmios em festivais como FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), Gramado Cine Vídeo, Festival de Cinema de Curitiba, Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Mostra do Filme Livre-RJ, entre outros.
Atualmente leciona no Mestrado em “Cine Documental de la Universidad de Chile” e trabalha na finalização de seu curta-metragem AZ, realizado através de prêmio do FONDART, Fondo de las Culturas y las Artes de Chile.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.